Como o próprio Neil Gaiman já disse: “o Senhor dos Sonhos aprende que é preciso mudar ou morrer e toma sua decisão”, conheça a confusa história de Sandman.
Os vários estilos de Sandman
Neil Gaiman se inspirou nas HQs de Sandman e criou o seu próprio personagem e universo.
Afinal, esse personagem é uma confusa bola de referências, que representa sua própria criatividade.
Além disso, existe outra boa maneira de descrever Sandman: “é uma história sobre histórias e sua relação com a nossa humanidade”. Pois até William Shakespeare aparece nessa HQ complexa e essencial. Mas, se você quiser uma terceira descrição bem louca, fique com essa: “Sandman é uma história em quadrinhos de terror, que rapidamente se transforma em uma história em quadrinhos de fantasia mitológica”.
As definições do personagem
Sandman certamente tem muitas definições, mas todas são exatamente perfeitas. A HQ é um horror pulp, mitopoesia, fantasia urbana, um reboot de super-herói, um manual de estilo gótico, ou uma sucessão de personificações antropomórficas. Pois esse personagem tenta retratar uma história onde vidas queer lutam por uma mudança e também por segurança.
Capa da primeira HQ de Sandman
Com essa primeira adaptação desta obra-prima, com certeza bem difícil de ser filmada, criada pela Netflix, vou voltar no tempo para mostrar todos os ingredientes que fizeram parte desse sucesso cult, entre as HQs de super-heróis. Além disso, vou tentar responder uma pergunta que os leitores de HQs devem estar fazendo: por que este Sandman?
Sandman foi criado em 1939
A história de Sandman começa em 1939. O personagem Super-Homem tinha pouco mais de um ano e na Feira Mundial em Flushing, Queens, Nova York, foi a primeira vez que chamaram um ator para ser um Homem de Aço real. Portanto, além das pessoas poderem tocar no Super-Homem, os participantes dessa feira ganharam uma cópia gratuita da New York World’s Fair Comics e conheceram um novo combatente do crime, chamado Sandman. Acho que essa HQ pode aparecer em Superman: The Golden Age Omnibus Vol. 1
Ou seja, nessa HQ conhecemos Wesley Dodds, um rico empresário que à noite usa uma máscara de gás e perambula pelas ruas de Nova York, em busca de criminosos. Dodds interroga e anestesia os bandidos com uma pistola de gás e depois joga areia sobre os seus corpos adormecidos.
No entanto, quando a Era de Ouro dos quadrinhos chegou ao fim, na década de 1950, as histórias de Dodds se esgotaram. Porém, o mundo dos super-heróis dos quadrinhos nunca deixa uma história para trás e quase todo personagem é reiniciado, algumas décadas depois.
O personagem teve vários visuais
A próxima aparição do personagem Sandman eu cheguei a ler e foi criada pelo grande Jack Kirby. Isso mesmo, Joe Simon e Jack Kirby, os criadores do Capitão América, deram uma reviravolta e reviveram Sandman, em 1974. No entanto, dessa vez o herói usava um traje vermelho e amarelo, para viajar pelo “Dream Stream”, em busca de pesadelos. Sandman utilizava uma bolsa mágica de pó dos sonhos, para que esses pesadelos não invadissem os sonhos das crianças.
Capa da HQ The Sandman, de Jack Kirby e Joe Simon
Você encontra a HQ Sandman e Outras Histórias: Lendas do Universo DC na Amazon e pode conhecer um pouco mais sobre essa versão de Kirby e Simon.
Sandman tem várias conexões com o Universo DC
Essa fantasia sombria sempre seguiu Morpheus, um ser poderoso que controla os sonhos e pesadelos da humanidade. O Sandman da Netflix é uma série independente, mas o que os novos fãs desconhecem, é que esse personagem tem várias conexões com o Universo DC.
Quem já leu HQs da DC Comics, sabe que Hector Hall é filho do Gavião Negro e da Mulher-Gavião. Hector ficou preso no Dream Stream e assumiu os poderes de Sandman, nos quadrinhos. Além de receber esses poderes ele trouxe sua esposa, Hippolyta, que é filha da Mulher-Maravilha e Steve Trevor. Em seus sonhos, esses dois personagens, Hall e Hippolyta, tiveram um filho e também muita influência no universo de Sandman.
Jack Kirby ajudou a criar o perfil de Sandman
Já o seu o elmo preto e alongado, foi uma interpretação da máscara de gás dos anos 40. Já a possibilidade de Sandman ter esse poder real sobre os sonhos, foi uma criação de Kirby e Simon.
Finalmente chegamos na HQ Crise Nas Infinitas Terras, que foi um convite formal para os criadores de quadrinhos reinventarem e redefinirem os maiores e mais antigos personagens da DC Comics.
Nesse caldeirão borbulhante de energia criativa, a editora Karen Berger chega à DC Comics. Por isso, quando a primeira edição de Sandman foi publicada, ela já havia participado da reformulação do Homem-Coisa, de Alan Moore, além da primeira série de John Constantine, além da chegada de Grant Morrison na HQ Patrulha do Destino e Animal Man, grandes clássicos dos quadrinhos.
Foi aí que Karen Berger decidiu fazer uma proposta para o jovem Neil Gaiman. Berger perguntou se ele estaria interessado no personagem Sandman, talvez o membro mais obscuro da Sociedade da Justiça. Um personagem que nem Jack Kirby e Joe Simon conseguiram decifrar totalmente. E, com a arrogância de um jovem de 27 anos, Neil Gaiman disse sim.
Neil Gaiman tem vários livros e HQs publicados
Essa é a história de como o personagem Sandman ressurgiu, pois sua história não está completa sem esse grande escritor. Neil Gaiman é um romancista conhecido internacionalmente e seus livros foram adaptados para filmes como Coraline e Stardust. Gaiman também criou as séries Deuses Americanos: (American Gods) e Good Omens: Belas Maldições. Neil Gaiman iniciou como um jornalista promissor, depois virou escritor de quadrinhos e hoje tem vários livros publicados.
Gaiman, um leitor voraz de fantasia e devoto do horror gótico, resolve mergulhar no universo de Sandman. Porém, ele não cria uma outra história de aventura para Sandman, ele resolve escrever um conto, em seis edições, sobre uma personificação senciente da imaginação humana. Portanto, cada HQ de Sandman é uma história de terror gótica, onde seu personagem viaja pelo Universo DC, da sede da Liga da Justiça às profundezas do próprio inferno.
Antes de mergulhar na série da Netflix, mergulhe nos quadrinhos de Sandman. Você vai conhecer a fantasia sombria de Morpheus, um ser poderoso que controla os sonhos e os pesadelos da humanidade.