Luluzinha quebrou os estereótipos de gênero


Passei boa parte da minha infância lendo as revistas da Luluzinha, uma personagem que utilizava o poder coletivo das meninas do bairro.

Luluzinha Bolinha e seus amigos

Luluzinha, Bolinha e seus amigos

Na década de 70 Luluzinha e Bolinha apareciam na revista O Cruzeiro e depois cada um teve o seu título, publicado pela Editora Abril. Luluzinha é uma personagem criada, em 1935, por Marjorie Henderson Buell, uma cartunista e ilustradora que tinha o pseudônimo Marge. Marjorie criou a primeira personagem feminina que conseguiu fazer sucesso em vários países, inclusive por aqui.

Luluzinha não gostava da sua aparência e tinha medo de fantasmas, mas superava essas inseguranças com muito otimismo, por isso quase sempre vencia no final. Essa personagem de vestido vermelho e pernas finas sempre entrava em conflito com o Bolinha, que andava com um short azul, uma jaqueta preta e um chapeuzinho de marinheiro. Luluzinha e suas amigas não eram aceitas no Clube do Bolinha, que na porta tinha a frase Meninas não Entram.

Mas isso não criava um conflito muito duradouro, pois Luluzinha criava sua próprias regras e os meninos acabavam participando de suas brincadeiras. Acho que esses personagens fizeram muito sucesso na época porque eles passavam o dia na rua, ficavam sozinhos em casa e até tentavam fazer alguma coisa na cozinha, mas sempre com muita confusão. Tudo que uma criança da época gostava, brincar muito na rua com os amigos e amigas.

Marjorie Henderson Buell criadora da Luluzinha

Marjorie Henderson, criadora da personagem

Essa personagem carismática aparecia em revistas, tirinhas de jornal e até na TV, mas sempre junto com a sua turma. Luluzinha teve até uma versão adolescente, publicada no Brasil pela Ediouro. Suas histórias sempre giravam em torno da competição entre meninos e meninas, com Lulu e sua amiga Annie querendo ensinar uma lição para o Bolinha, Alvinho, Plínio e toda a turma, mas essa disputa terminava amigavelmente e com todos juntos.

Quando John Stanley passou a desenhar esta personagem, ele começou a utilizar cores brilhantes, mas manteve seu traço retrô, as roupas da década de 1940 e, lógico, o famoso penteado de Luluzinha. Aliás, é essa versão dos quadrinhos que aparece em desenhos animados e até em produtos infantis, até hoje.

Luluzinha surgiu como uma personagem feminina forte, pois Marjorie Henderson foi a primeira cartunista a fazer sucesso nessa época, quando os quadrinhos eram dominados por uma presença masculina. Por isso que essa menina inteligente e de cabelos cacheados, faz sucesso até hoje.

No Site MobDica falamos sobre quadrinhos

Na Amazon você encontra produtos da Luluzinha – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados