Spider-Punk: o personagem mais anarquista da Marvel

Em 2015 a Marvel Comics deu vida a um anti-herói anárquico para criar uma versão alternativa do Homem-Aranha e acabou criando o Spider-Punk.

Spider-Punk

Spider-Punk e sua guitarra

Should I stay or should I go now? Depois do sucesso no filme Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que traz 280 versões do Amigo da Vizinhança, todo mundo quer saber qual será o futuro do Spider-Punk. O personagem Spider-Punk surgiu no evento Spider-Verse, em 2015, especificamente na HQ The Amazing Spider-Man Vol. 3 #10. Nestes anos, Dan Slott criava as histórias desse personagem, pois ele era o principal escritor da HQ do Homem-Aranha.

Dan Slot alcançou sucessos que a Marvel não registrava há anos e, por isso, é considerado o pai do Aranhaverso. Dan teve a ajuda do artista Olivier Coipel, que chegou ao visual do personagem por acaso, enquanto tentava criar uma versão britânica do Homem-Aranha, chamada Spider-UK. Por isso o artista estuda o visual do punk britânico e tenta dar essa estética ao personagem. Toda essa mistura acaba criando o visual final do personagem Spider-Punk.

Como não houve um consenso, eles até pesaram em chamar o personagem de All Punk. Porém, como o design do personagem ficou muito punk, eles resolveram criar esse Punk-Aranha. No Brasil ele é chamado de Punk-Aranha nos quadrinhos, mas eu prefiro Spider-Punk.

Um Homem-Aranha antifascista

Hobie Brown vive na Terra-138, numa América corporativa e fascista, onde a cultura jovem é obcecada por música e pela luta constante em busca da liberdade. Isso leva o personagem ao punk rock, que desbloquea sua raiva interior e o inspira a lutar contra as elites do seu mundo. Hobie Brown vive de acordo com duas regras: Sem Deuses. Sem Mestres.

Seus poderes surgem como os do Homem-Aranha, pois na adolescência ele também recebe a picada de uma aranha contaminada pelo lixo tóxico da OsCorp. Com seus novos poderes e inspiração em seu ídolo do punk rock, a falecida Gwen Stacy, ele se torna esse Homem-Aranha Anárquico. Isso o leva a liderar protestos nas ruas contra o presidente Norman Osborn e os seus Thunderbolts. Nessa batalha ele quebra a cabeça do presidente com sua guitarra, mas ele arranca a sua máscara e revela sua identidade ao mundo. Isso chama a atenção do Homem-Aranha Superior, que o recruta para o primeiro exército de variantes do Homem-Aranha, conhecidos como Guerreiros da Teia.

Spider-Punk

Spider-Punk enfrenta adversários com os seus Riffs de guitarra

Apesar de receber o nome Spider-Punk, ele gosta de ser conhecido como Homem-Aranha, em sua terra natal, por isso não gosta quando os seus colegas variantes o chamam de Spider-Punk. Apesar disso, ele abraça e aceita o nome que os outros Homens-Aranha deram.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso mostra esse personagem para quem nunca leu uma história em quadrinhos e ele faz um tremendo sucesso. Pois Spider-Punk é o personagem mais barulhento e rude do filme, além de ser dublado por Daniel Kaluuya, que traz um sotaque mais próximo do seu inglês nativo. Além disso, Spider-Punk é envolto na estética trash do punk britânico dos anos 70, por isso ele luta contra a opressão e defende a anarquia e a disrupção.

Nos quadrinhos e no filme, o Spider-Punk derrota seus inimigos com um Riff de guitarra, mas que é tocado bem alto. Ele até já encerrou sua música acertando a cabeça de Osborne com a guitarra. Embora as origens rudes de Hobie não estejam presentes no filme, seus poderes e atitude levaram o personagem para a tela grande.

Spider-Punk não quer a anarquia pela anarquia, o seu objetivo é o pensamento independente e a liberdade das amarras da conformidade. Ou seja, ele tem o perfil de personagem que a juventude precisa, pois se inspira no pop-punk e nos zines britânicos. Coincidentemente, Daniel Kaluuya foi criado em Camden Town, um dos berços da música punk. Nesse bairro inglês surgiram bandas como The Clash e Sex Pistols, que se reuniam nos estúdios e bares de Camden Town para criar e contestar. Pois esse é o verdadeiro sentido do Punk.

No Site MobDica você fica por dentro dos Quadrinhos Marvel

No site da Amazon você encontra várias HQs da Marvel.

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados