|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

A Samsung anunciou que abrirá sua plataforma de TV inteligente, Tizen OS, para uso de outras Smart TVs e caixas de som inteligentes.

Tizen OS será liberado para outras Smart TVs

A Samsung anunciou uma parceria com várias empresas de eletrônicos, permitindo que elas utilizem sua plataforma de TV inteligente, o Tizen OS. Para quem não conhece, o Tizen é um sistema operacional baseado no Linux e desenvolvido pela Samsung. Esse sistema foi criado para os seus Wearables e Smart TVs inteligentes. A Samsung também utilizou o Tizen OS em alguns smartphones de baixo custo, porém agora ela só utiliza o Android. A empresa também usou o Tizen em seus modelos Galaxy Watch, pelo menos até o ano passado. No entanto, quando a linha Galaxy Watch 4 foi lançada, a Samsung passou a utilizar o Wear OS, do Google.

Apesar do Android dominar a indústria global de smartphones, o Google ainda não controla os setores de Wearables (tecnologia vestíveis) e Smart TV. Enquanto o setor de Wearables é dominado pelo watchOS da Apple e uma infinidade de plataformas menores, o setor de Smart TV inteligente é bem fragmentado. Temos a presença não apenas da Apple e do Android, mas também do Roku, Fire TV da Amazon, webOS da LG e vários outros.

Várias empresas preferem a sua própria plataforma de TV

Além disso, existem várias empresas que utilizam o Android, como a Samsung, mas preferem suas próprias plataformas, em vez do Android TV. Outros, como a Sony, usam a plataforma de Smart TV inteligente do Google. Isso possibilita que os usuários tenham acesso à dezenas de aplicativos e serviços disponíveis na Play Store.

Em um comunicado recente, a Samsung anunciou que licenciaria sua plataforma de TV, Tizen OS, para uso em Smart TVs e caixas de som inteligentes de outras empresas. Para iniciar essa abertura, a empresa fez parceria com Akai, RCA, Bauhn, Linsar, Sunny, Vispera e outras marcas vendidas na Austrália, Itália, Nova Zelândia, Espanha, Turquia e Reino Unido. De acordo com a Samsung, a nova iniciativa permitirá que essas Smart TVs também acessem os recursos do Tizen OS, como o Samsung TV Plus, Guia Universal, assistente de voz Bixby e vários outros.

Tizen OS da Samsung nas Smart TVs de terceiros

Enquanto o Samsung TV Plus é uma plataforma gratuita de streaming de TV e vídeo, que permite o acesso à centenas de canais ao vivo, entretenimento, notícias, shows e esportes, o Guia Universal permite que os usuários naveguem e descubram conteúdo em diferentes aplicativos de streaming. O Guia Universal também oferece recomendações personalizadas, que ajudam os usuários na busca de conteúdos personalizados. Por fim, temos o Bixby, que permite comandos de voz para pesquisar, assistir e executar várias outras funções.

O anúncio da Samsung ocorre bem depois que a LG anunciou planos de licenciar sua própria plataforma, a webOS, para outras Smart TVs inteligentes. Esse plano se concretizou, quando a empresa começou a lançar seu webOS Hub, uma versão atualizada do webOS, para outras marcas. O sistema já conta com mais de 200 parceiros listados, incluindo Seiki, Eko, Stream System, Konka, Aiwa e Hyundai, entre outros.

Vamos ver se o Tizen OS consegue conquistar muitas empresas que, certamente, têm várias outras opções de sistemas operacionais.

Você Encontra Smart TVs Samsung na Amazon



Publicidade
Publicidade Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade