A Microsoft confirmou que está trazendo novamente o, não tão adorado, personagem Clippy para o Office. Depois de uma campanha bem-sucedida para obter curtidas no Twitter e no Instagram, o Clippy agora substituirá o emoji do clipe de papel que existe atualmente no Windows, Office, Microsoft Teams e outros produtos Microsoft 365. Essa atualização faz parte dos 1.800 emojis para o Microsoft 365, atualizados com designs 3D e a linguagem Fluent Design da empresa.

O Clippy, lógico, é a estrela do show e foi redesenhado para adicionar muito mais personalidade ao personagem. “Eu cresci usando o Clippy e parecia um pequeno Easter Egg divertido”, disse Claire Anderson, a emojiologista oficial da Microsoft, em uma entrevista recente. “Todos nós simplesmente ficamos alegres quando você coloca o Clippy em um produto da Microsoft e, de repente, você tem aquela dose de nostalgia.”. O emoji Clippy, com suas sobrancelhas estilo Groucho, agora vai substituir o clipe chato e sem graça.

A grande mudança do emoji da Microsoft para o 3D, aparecerá no Windows e em outros lugares. “Optamos por designs 3D em vez de 2D e escolhemos animar a maioria dos nossos emojis”, explica Anderson. O emoji foi redesenhado para incluir cores brilhantes e vivas, com foco na diversão para as ferramentas de trabalho. O elemento 3D realmente os destaca e eles parecem muito mais modernos do que os que estão disponíveis atualmente no Windows.

Cerca de 900 desses emojis revisados ​​também serão animados em produtos como o Microsoft Teams. “Adoramos esse legado do Skype, então queríamos trazer isso para este novo sistema e trazê-lo à vida para todos os nossos usuários”, diz Anderson.

Os emojis cada vez mais são uma parte importante da comunicação online e adicionam emoção ao que poderia ser chato. A Microsoft diz que trabalhou para repensar as expressões com esta grande atualização dos emojis, algo que é particularmente relevante durante essa pandemia que confunde os limites entre o trabalho e a vida.

“Como ser brincalhão ou altamente expressivo não é algo fácil para todos, os emoji são os ajudantes perfeitos para isso”, diz Anderson. “Longe de serem frívolos ou ornamentais, eles são extensões de nossa própria humanidade e uma importante ferramenta de comunicação.”

O foco renovado da Microsoft na diversão com os emojis está muito longe do esforço anterior da empresa para ressuscitar o Clippy. Alguns funcionários que trabalhavam no Microsoft Teams lançaram um divertido pacote de adesivos, em 2019, com Clippy GIFs animados, mas a Microsoft os removeu rapidamente após alguns dias. Uma fonte da Microsoft disse na época que a “polícia da marca” dentro da empresa não estava feliz com o Clippy no Microsoft Teams. Provavelmente alguma questão legal ou de direitos autorais por trás da decisão e, provavelmente, seja por isso que a Microsoft entrou com um pedido de marca registrada do Clippy, no mês passado.

O novo emoji da Microsoft pode ser um acréscimo menor aos serviços online da empresa, mas eles também mostram uma ambição mais ampla no design da fabricante de software. A Microsoft tem adotado uma filosofia de design aberto nos últimos anos, com uma abordagem mais coerente e humana de como projeta software e hardware em suas várias equipes. Vimos um foco maior na iconografia e um sistema de Design Fluente que abrange todos os serviços da Microsoft. O Windows 11 é o exemplo mais recente dessas mudanças de design da Microsoft.

O emoji atualizado começará a aparecer em todo o Microsoft 365 nos próximos meses. O Flipgrid terá acesso ao novo emoji já no próximo mês, com o Microsoft Teams e o Windows sendo atualizados logo depois. Yammer, Outlook e outros aplicativos do Office verão as atualizações de emoji na sequência.

No Submarino você encontra produtos da Microsoft.

Acesse Aqui: