•  
  •  
  •  
  •  

O Facebook resolveu entrar na brincadeira dos dispositivos de videochamadas e anunciou logo dois nessa terça-feira, sendo a primeira grande atualização da sua linha de hardware, desde 2019.

Os novos dispositivos, chamados de Portal GO e o Portal Plus custam, nos EUA, US $ 199 e US $ 349, respectivamente. O Portal GO tem 10 polegadas e vem com um formato portátil totalmente novo envolto em tecido e com uma bateria autônoma, enquanto o Portal Plus apresenta um design mais elegante e tem 14 polegadas, além de ser mais caro do que aquele que foi lançado há três anos. Ambos os dispositivos já estão disponíveis para pré-encomenda nos EUA.

Além das configurações apresentadas acima, o Portal GO tem uma câmera grande angular que segue automaticamente quem está no foco, fazendo zoom e panorâmica conforme a pessoa se mova para dentro ou para fora do centro do quadro. É o primeiro dispositivo que não requer uma conexão de energia constante e o Facebook também está cobrando um preço de alto-falante Bluetooth portátil, com suporte para Spotify e Pandora. O novo Portal Plus funciona de forma semelhante ao seu antecessor, mas o Facebook se livrou da tela giratória que podia fazer um retrato no modo paisagem. Ambos os dispositivos têm um obturador físico para cobrir a câmera, como nas versões anteriores.

Ao contrário da linha Echo da Amazon e de outros dispositivos domésticos inteligentes, o Portal do Facebook é quase inteiramente voltado para videochamadas. As atualizações de software mais recentes são baseadas no Android e os dispositivos têm mais ênfase em chamadas de vídeo para trabalhos remotos. Um novo aplicativo de calendário sincroniza com o Outlook ou Google para mostrar as próximas reuniões e permitir que você salte rapidamente para as chamadas, a partir da tela inicial do Portal.

Além do Messenger e WhatsApp, ambos do Facebook, todos os dispositivos do Portal agora oferecem suporte ao Zoom, Cisco’s Webex, BlueJeans e GoToMeeting. Em dezembro, o Portal adicionará suporte para o Microsoft Teams, abrindo-o para ser utilizado por uma faixa mais ampla de empresas de médio à grande porte.

A integração com o Teams é um exemplo de como o Facebook acredita que o Portal será cada vez mais usado como um dispositivo de videoconferência independente para funcionários remotos. No próximo ano, a empresa lançará um programa para permitir que as empresas façam pedidos em massa e gerenciem Portais que podem, pela primeira vez, serem usados ​​sem a necessidade de uma conta no Facebook.

“Estamos realmente olhando para o futuro do trabalho híbrido”, disse Micah Collins, diretor de gerenciamento de produto do Facebook para o Portal, durante um briefing virtual na semana passada. Ele disse que o Portal é usado principalmente entre famílias, mas que a empresa observou um aumento notável no uso para reuniões de trabalho, desde que as paralisações pandêmicas começaram no ano passado.

O Facebook não divulgou as vendas do Portal mas, de acordo com a empresa de pesquisas IDC, foram despachados mais de 600.000 Portais no ano passado, o que representa um aumento de mais de 28% em relação à 2019. Além disso o Facebook despachou cerca de 400.000 unidades no primeiro semestre deste ano, sinalizando que as vendas crescerão ano após ano novamente. Só que esses números são baixos, se compararmos com o sucesso da linha Echo, da Amazon, embora a empresa não tenha divulgado as vendas do concorrente mais direto do Portal, o Echo Show, que é equipado com videochamada vem com a Alexa. Andam dizendo que até a Apple está trabalhando num dispositivo de videochamada dedicado.

Embora o Facebook esteja apresentando um crescimento constante com as vendas do Portal, seu “crescimento é prejudicado por percepções negativas da marca”, disse Adam Wright, analista sênior da IDC para dispositivos domésticos inteligentes. Mesmo assim, ele observou que “algum marketing agressivo durante os estágios iniciais da pandemia Covid-19” ajudou a impulsionar as vendas ao posicionar o Portal como uma boa maneira de minimizar os impactos dos bloqueios e do distanciamento social.

Os dispositivos Portal GO e Portal Plus precisam lançar novos serviços e aplicativos de streaming, melhorar a qualidade de som para tocar música, terem uma assistente inteligente e outras funcionalidades se quiserem fazer sucesso nesse mercado. O Echo Show 8 e o Echo Show 10, junto com a Alexa, estão bem à frente dos dispositivos lançados pelo Facebook e provavelmente continuarão a dominar esse mercado.

Os Novos Dispositivos Echo Estão Disponíveis no Site da Amazon.

Acesse Aqui: