Os Dispositivos Echo foram reformulados pela Amazon e agora eles têm novos recursos, potência de som, design esférico e vários novos comandos para a Alexa.
Novos Dispositivos Echo
Apesar desses dispositivos da Amazon serem bem semelhantes, eles são totalmente diferentes no tamanho, preço e funcionalidade geral.
O Echo Studio continua sendo o alto-falante inteligente da Amazon com o melhor áudio e o mais recente Echo Dot é a oferta mais básica dos dispositivos com Alexa.
Neste artigo vamos comparar o Echo 4 e o Echo Dot 4 em design, recursos, qualidade de som e preço, ajudando-o a escolher o alto-falante inteligente da Amazon que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
Novo Design dos Dispositivos Echo
Em comparação com as gerações anteriores, o atual Echo e Echo Dot têm um design totalmente novo, pois o formato agora é completamente redondo e bem diferente dos modelos antigos. Ou seja, os modelos de quarta geração não parecem tão óbvios quanto os seus antecessores, além de serem bem mais elegantes.
Embora o Echo de 4ª geração seja mais redondo, ele ainda é um alto-falante inteligente com um tamanho considerável, pois mede 144 x 133 mm. Mas, a Amazon optou por manter a camada externa de tecido, no entanto decidiu remover a tampa de plástico. Portanto, agora há somente uma base semicircular na parte de trás do alto-falante.
Esse formato redondo e totalmente coberto de tecido, algo que torna os dispositivos Echo mais modernos, pois eles combinam com qualquer lugar. Além do novo design, os Dispositivos Echo estão disponíveis em duas opções de cores: Echo Branco e Echo Preto.
Modelo mais elegante
Quando você olha para a frente dos dispositivos, só enxerga a cobertura de tecido e um anel de LED que fica na parte inferior. Mas esse anel exibe as mesmas cores de antes: azul quando a Alexa está ouvindo uma pergunta ou comando; vermelho quando você silencia o alto-falante; uma luz branca que completa gradualmente o anel de LED, quando você aumente ou diminua o volume; amarela quando está configurando e muito mais.
Na parte superior do alto-falante, você verá quatro botões físicos, que servem para aumentar e diminuir o volume, botão de ação e botão sem áudio. Além disso, o cabo de alimentação também é diferente, pois vem na cor branca, enquanto o plugue é mais fino e um pouco mais longo. O Echo Dot é parecido com o seu irmão maior, só que é muito menor e mede 100 x 89 mm.
Embora o Echo Dot de 4ª geração seja tão largo quanto o modelo anterior, na verdade ele é duas vezes mais alto. Fiquei até surpreso com essa mudança, pois o Echo Dot sempre foi comercializado como um alto-falante inteligente bem pequeno.
Recursos
Presente em qualquer Dispositivo Echo, o principal recurso continua sendo a assistente de voz Alexa. No entanto, ela realmente melhorou muito nos modelos de 4ª geração, graças ao processador AZ1 Neural Edge.
Além disso, a Amazon criou um módulo de silício totalmente novo, desenvolvido para acelerar os comandos de aprendizado. O que isso significa em termos simples? Bem, a Alexa agora é muito mais inteligente e rápida.
Isso porque o novo processador permite que a Alexa execute comandos localmente e não na nuvem, oferecendo respostas mais rápidas. Se você pedir para a Alexa criar um cronômetro, atualizar a agenda, tocar música e muito mais, receberá uma resposta bem mais rápida nesses modelos.
Esse novo processador da Amazon não só torna a Alexa mais rápida, mas também oferece novos recursos, como o Natural Turn Taking, o Kids Mode, o Care Hub, o Guard Plus e muitos outros. A Alexa agora também pode entender melhor o usuário e estabelecer rotinas para aprender as tarefas mais complicadas.
Casa Inteligente
Os novos Echo também possuem vários recursos para a sua casa inteligente. Eles agora podem ser usados como uma ponte para a rede do Sidewalk, o que os torna mais rápidos. Isso também amplia a variedade de dispositivos que podem ser conectados. Ou seja, os Dispositivos Echo de 4ª Geração se conectam mais facilmente com as lâmpadas inteligentes, fechaduras inteligentes, plugues inteligentes, sensores de movimento inteligente e vários outros produtos.
Os novos Echo Dot têm um sensor de temperatura embutido, para você criar uma rotina de controle de temperatura na sua casa ou escritório. Outros recursos incluem som aprimorado e toque para adiar, uma função que vimos pela primeira vez no Echo Dot com relógio.
Claro, a 4ª geração do Echo Dot também tem a assistente de voz da Amazon: Alexa. Com ela, você poderá controlar os seus eletrodomésticos inteligentes, tocar sua música favorita, comprar coisas, configurar alarmes e lembretes, ouvir notícias, saber a previsão do tempo e muito mais, apenas falando com a Alexa.
O Alexa Guard, que ainda não está disponível no Brasil, é outro recurso útil que alerta você sobre ruídos estranhos em sua casa, enquanto você estiver fora. Esse recurso pode disparar um alarme se detectar fumaça, ou se uma janela estiver sendo quebrada. Além disso, você também pode criar um sistema de intercomunicação. Isso se você tiver vários Echo Dots e eles estiverem em diferentes cômodos da sua Casa Inteligente.
Qualidade do Som
Se você está pensando em comprar um alto-falante inteligente, provavelmente vai querer um que tenha um áudio potente. Saiba abaixo qual a qualidade do áudio do Echo e do Echo Dot.
O Echo tem um excelente som para um alto-falante abaixo de R$ 1000, graças ao seu woofer de 3″ e aos dois tweeters de 0,8. Ele fornece um som estéreo bem potente para um alto-falante independente e o processamento Dolby amplifica ainda mais o desempenho do áudio.
O Echo também pode analisar a acústica da sala em que você está e aprimorar a reprodução de áudio. Esteja você ouvindo música na sua sala de estar, cozinha ou quarto, o alto-falante deve preencher toda a sala com um som impecável.
Outro detalhe bem interessante no Echo é que seus predecessores oferecem uma conexão de áudio de 3,5 mm. Isso significa que você tem a opção de conectar o Echo a outro alto-falante para criar um sistema de som poderoso na sua casa.
Embora o Echo Dot não seja tão poderoso quanto o Echo e Echo Studio, ele certamente tem um excelente som para um dispositivo abaixo de R$ 500. Isso graças ao seu alto-falante frontal, que no Echo Dot de 4ª geração é muito melhor e preenche uma sala inteira, algo que os modelos mais antigos não faziam.
Compatível com Amazon Music e Apple Music
O Echo Dot também é muito melhor no gerenciamento de sons altos, do que os modelos anteriores. Como qualquer modelo Echo, você também pode ouvir músicas e álbuns de serviços de streaming populares como Amazon Music, Spotify e Apple Music.
Apesar do áudio aprimorado, o Echo Dot está longe de ser um sistema de som perfeito e potente. Se você deseja a melhor qualidade de som possível, você sempre pode criar uma configuração de emparelhamento estéreo conectando dois pontos ou até mais, algo que você também pode fazer com o Echo e Echo Studio.
Isso também pode ser feito com dispositivos Echo de outra geração e até alguns alto-falantes de terceiros, que também podem ser combinados em um sistema de áudio para várias salas, tudo organizado pela Alexa.
Echo ou Echo Dot?
A Amazon fez um ótimo trabalho nos seus mais recentes Dispositivos Inteligentes. Mas se você não precisa de dois alto-falantes inteligentes, então qual é o melhor?
Vamos começar com o Echo de 4ª geração, que tem um som bem melhor do que os anteriores, possui um processador mais rápido e pode ser usado como um hub doméstico inteligente.
O menor e mais barato Echo Dot também é brilhante e oferece o mesmo design esférico, controle de voz aprimorado, melhor som e novos recursos.
Com base nessas especificações, o Echo de 4ª Geração é o melhor alto-falante. Este Dispositivo tem um áudio bem mais poderoso e vale o investimento, principalmente se você quer ter um som potente em ambientes maiores. O áudio do Echo Dot também é bom, mas é totalmente indicado para ambiente menores.
Como qualquer Dispositivo Echo, você pode controlar a sua Casa Conectada, com ajuda da Alexa.