|

Compartilhe!

A CES 2023 mostrou que esse ano será tranquilo para as Smart TVs, pois não houve grandes avanços e, portanto, nenhuma novidade chegará à sua sala este ano.

QD-OLED de 77 na CES 2023

A CES 2023 não trouxe uma novidade bombástica para o mundo das Smart TVs e também apresentou apenas uma evolução previsível para os home theaters. A TCL trouxe as TVs Mini LED, com mais zonas de escurecimento. A Samsung e a LG estão produzindo as TVs OLED mais impressionantes que já vimos. Mas a maioria dos fabricantes de TV falou sobre IA e aprendizado e sobre adicionar mais profundidade a uma imagem. Além disso, as empresas estão repensando o conceito sobre imagem.

A principal novidade com certeza foi a linha Signature OLED M da LG, que pode receber seu áudio e vídeo totalmente sem fio. Vejam as novidades abaixo.

Mini TV Led

As mini TVs LED que chegam esse ano têm mais zonas de escurecimento e ainda menos brilho, mas isso não foi um problema para os modelos do ano passado. Portanto não tivemos muitas novidades.

CES 2023 – Mini-Led QLED

HDMI 2.1

Alguns anos atrás, os fabricantes de TV ainda estavam resolvendo os problemas no HDMI 2.1, como jogos 4K em 120Hz, taxa de atualização variável, modo automático de baixa latência e vários outros. Isso porque nem todas as TVs suportavam tudo e, mesmo quando aceitavam, isso só era possível em uma ou duas portas HDMI.

Finalmente isso foi resolvido e modelos recentes da Samsung, TCL e outros aumentaram o VRR até 144 Hz, e até mais do que isso. Mas ainda existem alguns problemas ocasionais a serem observados, pois algumas TVs TCL podem reduzir pela metade a resolução vertical de 4K, no modo game. Algo que deveria ser explicado aos consumidores com clareza. No entanto, os fabricantes tiveram muito progresso e superaram as frustrações com o HDMI 2.1. Portanto, se você vai comprar uma TV em 2023, certamente terá uma experiência mais positiva.

Novo painel QD-OLED da Samsung apresentado na CES 2023 pode atingir um brilho máximo de 2.000 nits

Bem-vindo à guerra do brilho. As TVs OLED estão começando à superar o brilho das TVs LCD Mini LED de última geração. Na CES 2023, a Samsung e a LG anunciaram novas telas OLED e elas são bem mais brilhantes. O grande avanço do QD-OLED da Samsung é particularmente impressionante, pois seu painel de segunda geração agora pode atingir até 2.000 nits de brilho máximo. Ou seja, isso é algo bem acima das melhores TVs LCD. E toda essa qualidade estará disponível nas Smart TVs Samsung QD-OLED que chegam ao mercado ainda este ano. Além disso, você vai ter uma reprodução de cores bem superior e muito mais atraente do que o QD-OLED do ano passado.

A LG também diz que o seu novo G3 OLED é 70% mais brilhante do que as TVs OLED convencionais. Portanto, se você gosta de um tom de preto perfeito, fantásticos ângulos de visão do OLED e estiver disposto a desembolsar por um modelo assim, guarde seu dinheiro para essas novas e sofisticadas Smart TVs.

Roku cria sua própria Smart TV

A Roku começará a vender sua própria linha de Smart TV ainda este ano e, provavelmente, ela também chegue ao Brasil. A Smart TV da Roku tem vários tamanhos de tela e preços bem agressivos. Essa nova linha certamente aprofundará a presença da Roku nas salas de estar.

Com certeza será fascinante ver empresas como TCL, LG e Samsung reagirão à Roku, que agora vai competir diretamente com elas. Durante anos, essas empresas tinham parceria com essa fabricante de dispositivos de streaming, com o Roku TV sendo adicionado em vários modelos de Smart TV.

O lançamento da nova Smart TV Roku deve fazer com que os concorrentes fechem parceria exclusiva com o Google TV, por exemplo, pois agora a Amazon e a Roku estão vendendo suas próprias Smart TVs. Apesar do Google não ter muito interesse em seguir esse caminho agora. Portanto, essas empresas continuarão lançando aparelhos com TV Roku, algo que pode ofuscar a própria Roku. Outra saída é o Android TV ou o tvOS, da Apple.

Novos modelos 8K da LG e Samsung

Juntamente com os modelos 4K, que quase todos os consumidores compram, a Samsung e a LG anunciaram suas últimas Smart TVs 8K na CES 2023. Apesar de não falarem muito sobre o problema do conteúdo 8K, mesmo depois de anos dessa tecnologia,. Portanto, devemos continuar com muito pouco entretenimento disponível nessa resolução. Ou seja, provavelmente esse problema não será resolvido tão cedo.

Por isso, ambas as empresas falaram sobre seu upscaling aprimorado e também sobre a melhoria no processamento de imagem. No entanto, apesar da transformação de séries e filmes em 4K para 8K ser a melhor opção para o futuro, não sei se as pessoas podem notar essa diferença.

Portanto, para alguns fabricantes de Smart TV, o 8K pode estar finalmente perdendo o seu brilho. A TCL apresentou uma nova linha de Smart TV em Las Vegas, mas não inclui um único modelo 8K. O carro-chefe QM8 estará disponível no enorme tamanho de 98 polegadas, mas manterá a resolução 4K. Apesar de ser justamente nessas Smart TVs gigantescas, que o 8K consegue ser mais atrativo. Porém, se os fabricantes acham que não vale mais a pena esse esforço, isso indica que o 8K estagnou. Com condições econômicas turbulentas pela frente e a escassez contínua de conteúdo, o 8K deve esperar mais um pouco.

O Signature OLED M da LG recebe áudio e vídeo sem fio

Além de todas as telas de Smart TV com mais brilho apareceram na CES 2023, o avanço mais empolgante com certeza foi o Signature OLED M da LG. Essa Smart TV OLED, de 97 polegadas, utiliza tecnologia sem fio para receber todos os seus dados de áudio e vídeo. Ou seja, seu conteúdo é recebido por uma pequena caixa preta, que pode ser instalada a 9 metros de distância da Smart TV. A LG disse que esse sistema pode transmitir vídeo 4K em até 120 Hz. Só não sabemos que tipo de latência poderemos encontrar. Precisamos ter alguns avanços significativos em redes sem fio e padrões de home theater, antes de retirarmos totalmente os cabos HDMI. Porém, se essa OLED M da LG realmente cumprir sua promessa, com certeza será um passo promissor em direção a um futuro totalmente sem fio.


Na Amazon você encontra vários modelos de Smart TV – Clique Abaixo



Publicidade
Publicidade Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade

Posts
Relacionados
Publicidade
plugins premium WordPress