A Alexa está sempre ouvindo e espionando você?

Quem utiliza a Alexa ou um alto-falante inteligente como o Dispositivo Echo, Sonos One, ou HomePod sempre pergunta: será que escutam o que eu falo?

A Alexa está sempre atenta

A resposta é sim, a Alexa está sempre ouvindo você. Ou seja, o microfone do seu alto-falante inteligente Alexa está sempre ativo, por padrão. Por isso ele monitora constantemente as vozes da sua casa, mas apenas quando escuta a sua palavra de ativação. Portanto, fique tranquilo, a Amazon não está espionando a sua vida.

Se o seu Dispositivo Echo não estiver sempre ouvindo, ele não consegue responder os seus comandos quando você diz Alexa. Ou qualquer outra palavra, se você tiver alterado o comando de ativação da Alexa. No entanto, você pode, é claro, desativar o microfone do seu alto-falante inteligente e apertar um botão sempre que quiser ativar sua assistente inteligente.

Identificação de palavras-chave

A boa notícia é que, apesar das várias teorias de conspiração existentes, a Alexa não está espionando você. Pois a Amazon usa uma tecnologia chamada localização de palavras-chave, e só assim ela consegue ouvir a sua palavra de ativação.

A Amazon também afirma que os Dispositivos Echo estão projetados, por padrão, para detectar apenas as ondas sonoras da palavra de ativação escolhida. Portanto, todo o resto é ignorado, inclusive todos os outros áudios que passam pelo dispositivo, até você falar a palavra de ativação. Após essa palavra ser dita, ela é enviada para a nuvem segura da Amazon, onde sua solicitação é reanalisada.

A Amazon garante a segurança dos seus dispositivos

Outra grande teoria que você encontra por aí, diz que a Alexa escuta tudo e depois envia anúncios digitais para o usuário. Esses anúncios depois irão aparecer em seu computador e smartphone. Por exemplo, um casal conversa sobre quais produtos eles estão precisando. Logo após essa conversa eles são bombardeados com anúncios em sites e redes sociais sobre os produtos que conversavam. A resposta para essa situação é óbvia, pois antes da conversa o casal estava procurando e pesquisando on-line os artigos e produtos que precisavam e isso carregou os seus dispositivos de cookies.

Os sites usam cookies para apresentar anúncios personalizados aos usuários, com base no seu histórico de navegação anterior. Portanto, faz muito sentido que anúncios sobre os produtos pesquisados sejam apresentados.

Privacidade na sua Casa Inteligente

Não existe nenhuma evidência de que os Dispositivos da Amazon estejam ouvindo o que você diz, só para apresentar anúncios personalizados. Alexa e Siri não fazem isso, mas alguns dispositivos digitais podem escutar nossas conversas, para indicar produtos e serviços que você tenha interesse.

Em 2017, o The New York Times informou que um software, apelidado de Alphonso, que estava presente em alguns jogos para Android, coletava dados para anunciantes, ouvindo o que estava passando na sua televisão. Tudo isso é legal, pois você concorda quando aceita os termos e condições de cada produto, lembre-se sempre de ler as letras miúdas.

Alexa e publicidade

Oficialmente, a Amazon não está ouvindo o que você diz, para depois bombardeá-lo com anúncios direcionados. As suas conversas regulares não são escutadas pela Alexa, mas isso não significa que os anúncios personalizados não façam parte da sua Assistente Virtual. Em abril de 2022, divulgaram que a Amazon usa os dados de voz da Alexa para veicular anúncios personalizados. Pesquisadores afiliados à Universidade de Washington, UC Davis, UC Irvine e Northeastern University, afirmaram que a Amazon, e terceiros, coletam dados das suas interações com a Alexa e depois os compartilham com parceiros de publicidade.

Mas é importante distinguir que eles só utilizam as conversas reais que você teve com a Alexa e nunca as suas conversas regulares, aquelas que acontecem na mesma sala que um Dispositivo Inteligente. Mesmo assim, essa pesquisa sugere que esse comportamento é inconsistente com as próprias políticas de privacidade da Amazon.

O que a Amazon diz?

Um porta-voz da Amazon disse em entrevista: “Semelhante ao que você experimentaria se fizesse uma compra na Amazon, ou solicitasse uma música através da Amazon Music, ou se você pedisse a Alexa para comprar biscoitos ou tocar uma música. O registro dessa compra ou reprodução musical pode criar anúncios relevantes, que serão exibidos na Amazon ou em outros sites onde incluímos nossos anúncios.”

A Amazon grava você o tempo todo?

Como mencionei acima, graças à tecnologia de identificação de palavras-chave, a Amazon apenas processa e registra o que esse software determina. Ou seja apenas os comandos válidos da Alexa.

A Amazon diz que seu áudio não chega aos seus servidores e isso só acontece quando a Alexa detecta uma palavra de ativação. Além disso, você pode saber se a Alexa está gravando e enviando seu comando, pois uma luz azul acende.

Humanos escutam meus comandos para a Alexa?

A Amazon diz que apenas uma pequena amostra das interações com a Alexa é monitorada pelos funcionários da empresa. Ela diz que é para ajudar a Alexa a entender a interpretação correta de uma solicitação, para fornecer uma resposta apropriada no futuro. Mas você também pode optar por não fazer isso. No aplicativo Alexa, clique na guia Mais e escolha Configurações. Você encontrará uma opção Ajude a melhorar a Alexa, em Privacidade da Alexa > Gerenciar seus dados da Alexa. Desligue e suas gravações não serão utilizadas.

A Amazon tem várias informações sobre os seus comandos de voz para a Alexa, basta Clicar Aqui.

Encontre os Dispositivos Echo na Amazon – Clique no botão abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados