A TV ainda era de tubo e em preto e branco mas eu, minha mãe e minha irmã não perdíamos nenhum episódio da série A Feiticeira. Na década de 60 o mundo passava por grandes transformações sociais e a série usava um humor leve, para questionar a posição da mulher nesse período. Na série o marido de Samantha, James, pedia que ela deixasse de ser uma feiticeira e ficasse apenas cuidando das atividades domésticas, algo que ela não queria e por isso tentava fugir com sua magia.

Sim! A série A Feiticeira, da década de 60, já falava sobre o empoderamento feminino e a igualdade entre os gêneros, algo que ainda discutimos até hoje, em pleno século XXI.

Em setembro de 1964 a ABC Network estreou a série de TV, A Feiticeira (Bewitched), que no Brasil foi transmitida pela Globo, Canal Viva e Rede Brasil. A série mostra a vida de uma feiticeira e o seu marido controlador. Feitiços e parentes excêntricos costumavam atrapalhar a vida familiar do casal, da sua filha e da Avó Endora. A série tinha um elenco talentoso, que incluía Elizabeth Montgomery, Dick York, Dick Sargent, Agnes Morehead e Erin Murphy.

O programa durou oito temporadas, antes de ser cancelado em 1972. Como acontece com muitos programas clássicos, os fãs se perguntam se alguém, do elenco original, ainda está vivo hoje.

Veja abaixo:

Elizabeth Montgomery – Samantha

Montgomery nasceu em 15 de abril de 1933, em Los Angeles, Califórnia. Como era filha de atores, não é nenhuma surpresa que Montgomery tenha seguido os passos dos seus pais. Aos 18 anos, Montgomery iniciou a sua carreira de atriz, com papéis em várias produções de TV e teatro. Mas o seu papel mais famoso foi como Samantha Stephens, na série A Feiticeira.

Quando ela resolvia contrair o seu nariz, Samantha executava algum feitiço e embora ela usasse os seus poderes sempre para o bem, muitas vezes eles acabavam criando o caos. Durante toda a série, Montgomery recebeu cinco indicações ao Primetime Emmy. Seu terceiro marido, William Asher, atuou como produtor da série e dizem que o casal pediu o cancelamento do programa de TV.

A Atriz Montgomery morreu em 18 de maio de 1995 de câncer de cólon, aos 62 anos.

Dick York – Darrin Stephens

York nasceu em 4 de setembro de 1928, em Fort Wayne, Indiana. Aos 15 anos, ele começou à participar de programas na TV e em pouco tempo, a Broadway e Hollywood resolveram contratar o ator.

York foi o ator perfeito para interpretar o marido controlador de Samantha, Darrin Stephens. Ao longo da série Darrin deixa claro o seu desejo de impedir que Samantha não use os seus poderes. As filmagens sempre foram muito difíceis para York, devido a uma grave lesão nas costas. A equipe contornou esse problema, colocando Darrin sentado ou usando acessórios nos quais ele pudesse se apoiar.

Na 5ª temporada, a saúde de York piorou bastante e o ator decidiu deixar a série. Após sua saída, York viveu o resto dos seus anos em East Grand Rapids, Michigan. Ele morreu em 20 de fevereiro de 1992, aos 63 anos.

Agnes Moorehead – Endora

Moorehead nasceu em 6 de dezembro de 1900, em Clinton, Massachusetts. Bem antes de se tornar uma sogra perversa, Moorehead era uma atriz aclamada e com várias indicações ao Oscar. Mas é como Endora, que a maioria dos fãs lembra dela com muito carinho.

Como a mãe de Samantha, Endora era uma personagem regular da série e como não era fã do seu genro ela sempre pronunciava errado o nome dele. Embora Endora seja um dos papéis mais famosos de Moorehead, ela não gostava de ser reconhecida por suas performances na série A Feiticeira.

Aos 70 anos, Moorehead morreu de câncer em 30 de abril de 1974.

Erin Murphy – Tabitha

Calma, Tabitha ainda está viva. Murphy nasceu em 17 de junho de 1964, em Encino, Califórnia. Em 1966, ela e sua irmã gêmea Diane foram escaladas como Tabitha Stephens, durante a terceira temporada da série. Isso mesmo, Tabatha tinha uma irmã gêmea, só que elas começaram a se parecer menos e Diane foi descartada, enquanto Erin permaneceu como Tabitha.

Por seis temporadas, Murphy interpretou a adorável Tabitha, que herdou os poderes de sua mãe. Após o final da série, Murphy passou a trabalhar como apresentadora de TV, modelo, escritora e palestrante motivacional. Murphy ainda vive e atualmente reside em Malibu, com os seus seis filhos.

Veja abaixo um Tweet recente da Atriz:

A série A Feiticeira deixou muita saudade e resolvi escrever esse artigo depois de assistir um episódio na Pluto TV.


Na Amazon Você Encontra Vários Produtos da Série A Feiticeira

Acesse Aqui: