Quando a TV ainda era de válvula, podíamos viajar junto com a Série O Túnel do Tempo (The Time Tunnel). A década de 70 era recheada de séries futuristas que mostravam submarinos nucleares, viagens ao espaço e um túnel, bem psicodélico, onde Tony Newman e Doug Phillips sempre tinham uma nova aventura fantástica, em algum lugar ao longo dos infinitos corredores do tempo.

Essa série foi criada por Irwin Allen e Shimon Wincleberg, os mesmo criadores de Viagem ao Fundo do Mar (To The Bottom Of The Sea), Perdidos no Espaço (Lost In Space) e Terra dos Gigantes (Land Of The Giants), quatro séries sensacionais que com certeza influenciaram muito a Geração dos Anos 70.

James Darren, Robert Colbert – 1966

Quando O Túnel do Tempo foi criado, em 1966, havia muito pouco conteúdo sobre esse conceito de viagem no tempo na televisão. Embora o assunto tenha sido abordado em várias séries, como The Twighlight Zone e The Outer Limits, esses programas normalmente saltavam para o futuro e davam uma olhada em como o mundo seria nos próximos anos, ou viajavam para o passado e encontravam personagens históricos, que normalmente eram mostrados com ironia.

O conceito do Túnel do Tempo certamente foi inspirado pelo escritor de ficção científica dos Estados Unidos Murray Leinster, que escreveu um romance com o mesmo título em 1964, um dos 1.500 contos e artigos produzidos ao longo de sua carreira. Leinster chegou a produzir a série de TV – Terra de Gigantes.

Na história de abertura, vemos um programa ultrassecreto do governo dos EUA, com o codinome: Projeto Tic-Toc, será que o nome do App foi inspirado aqui?, que tinha como objetivo construir uma máquina do tempo experimental, conhecida como “Túnel do Tempo”, mas que corria o risco de ser cancelado quando um funcionário do governo ameaçou retirar seu financiamento. A razão é que os custos do projeto já se aproximavam dos de todo o programa espacial dos EUA e não mostrava sinais de sucesso. Em uma última tentativa de salvar o projeto do encerramento, um jovem físico, Dr. Tony Newman (James Darren) liga a máquina e consegue voltar no tempo. Newman se encontra a bordo do Titanic, poucas horas antes do navio condenado atingir o iceberg que o afundará.

A equipe de cientistas que controlava o Túnel do Tempo consegue fixar a posição de Newman a tempo e pode observar o desenrolar dos eventos pelo telão, que aparecia dentro do túnel psicodélico, mas são incapazes de interagir com o físico. Temendo pela vida de Newman, o Dr. Doug Phillips (Robert Colbert) também entra no Túnel do Tempo para alertar seu amigo e colega dos perigos que estavam para chegar e também para tentar convencer o capitão do navio a ajustar seu curso, mudando assim a história. Mas, como todos os bons fãs de ficção científica sabem, o curso da história verdadeira não pode ser mudado, o que é uma pena, e os dois viajantes do tempo falham em seus esforços para salvar o Titanic.

Antes do Titanic afundar, Newman e Doug conseguem ser transportados minutos antes do desastre, mas a equipe de cientistas não consegue trazê-los de volta e os dois ficam vagando pelo espaço tempo. Com esse enredo, cada episódio da semana mostrava os dois viajantes sendo levados de um cenário para outro, às vezes realizando várias viagens no mesmo episódio, e tentando sobreviver à piratas, soldados romanos, campos de batalha e ocasionais invasores alienígenas de pele prateada, tudo isso enquanto esperavam que os cientistas encontrassem uma maneira de recuperá-los novamente.

O Túnel do Tempo foi lançado na ABC em 9 de Setembro de 1966 e teve uma audiência fantástica no início, aqui no Brasil ele passou durante a década de 70. No final dos episódios nossos dois heróis sempre enfrentavam um momento de angústia, que era uma prévia do próximo capítulo, um formato experimentado e testado com sucesso em Perdidos no Espaço.

Tony e Doug viveram aventuras em locais famosos da história, como o Consulado Japonês em Honolulu, Havaí, um dia antes de Pearl Harbor ser bombardeado, se jogaram na Revolução Francesa e também no Álamo. O mais impressionante é que eles sempre caiam no meio da batalha ou de uma cena famosa da história, mas nunca alteraram o seu curso, pois não sabiam o que poderia acontecer com o futuro. Mas, quando o passado poderia alterar o futuro de um dos nosso heróis, eles resolvem interferir na história. Isso aconteceu no episódio quatro – “O Dia em que o Céu Caiu” – quando os viajantes do tempo se preocupam em cuidar para que o jovem Tony Newman escape da morte no atentado de Pearl Harbor, evitando que o adulto Tony deixasse de existir no presente.

Infelizmente nunca consegui saber se Newman e Doug voltaram para o presente, pois a Série O Túnel do Tempo foi cancelada antes que esse resgate fosse realizado. Mas, com certeza, era um divertimento garantido para as famílias ávidas por conteúdo nessa caixinha mágica chamada TV.

Assistam a sensacional abertura de O Túnel do Tempo:

Na Amazon Você Encontra o DVD Com a Série Completa.

Acesse Aqui: