O Túnel do Tempo: o passado, o presente e o futuro nas tardes dos Anos 70

Quando a TV ainda era de válvula, podíamos viajar junto com a série O Túnel do Tempo (The Time Tunnel), em plena década de 70.

O Túnel do Tempo – James Darren, Robert Colbert

Nessa época as séries futuristas mostravam submarinos nucleares, viagens ao espaço e um túnel, bem psicodélico. Nesse túnel Tony Newman e Doug Phillips sempre tinham uma nova aventura fantástica, em algum lugar ao longo dos infinitos corredores do tempo.

A série é uma criação de Irwin Allen e Shimon Wincleberg, os mesmo criadores de Viagem ao Fundo do Mar (To The Bottom Of The Sea), Perdidos no Espaço (Lost In Space) e Terra dos Gigantes (Land Of The Giants). Ou seja, ele simplesmente criou quatro séries sensacionais que, com certeza, influenciaram muito a Geração dos Anos 70.

Quando O Túnel do Tempo chegou à TV, em 1966, havia muito pouco conteúdo sobre esse conceito de viagem no tempo na televisão. Embora o assunto tenha surgido em várias séries, como The Twighlight Zone e The Outer Limits. Mas essas séries apenas mostravam o futuro e o passado, com muita ironia.

Contos de Murray Leinster

O conceito do Túnel do Tempo certamente foi inspirado pelo escritor de ficção científica, Murray Leinster. Pois ele escreveu um romance com o mesmo título em 1964, um dos 1.500 contos e artigos produzidos ao longo de sua carreira. Leinster chegou a produzir a série de TV – Terra de Gigantes, que também era muito boa.

No episódio de abertura, vemos um programa ultrassecreto do governo dos EUA, com o codinome: Projeto Tic-Toc, (será que o nome do App foi inspirado aqui?). Esse projeto tinha como objetivo construir uma máquina do tempo experimental, conhecida como “Túnel do Tempo”. No entanto, esse projeto corria o risco de ser cancelado, pois um funcionário do governo ameaçou retirar o seu financiamento. A razão é que os custos do Túnel do Tempo já se aproximavam dos valores do programa espacial dos EUA e não chegava ao sucesso. Em uma última tentativa de salvar o projeto, um jovem físico, Dr. Tony Newman (James Darren) liga a máquina e consegue voltar no tempo. Newman se encontra a bordo do Titanic, poucas horas antes do navio condenado atingir o iceberg que o afundaria.

Episódio do Titanic

A equipe de cientistas que controlava o Túnel do Tempo consegue fixar a posição de Newman e consegue observar o desenrolar dos eventos pelo telão. Essa tela aparecia dentro do túnel psicodélico, mas ninguém conseguia interagir com o físico. Temendo pela vida de Newman, o Dr. Doug Phillips (Robert Colbert) também entra no Túnel do Tempo. Ele faz isso para alertar seu amigo e colega dos perigos que estavam para chegar e também para tentar convencer o capitão do navio a ajustar seu curso, mudando assim a história. Mas, como qualquer fã de ficção científica sabe, o curso da história não pode ser mudado nunca, o que é uma pena. Por isso os dois viajantes do tempo falham em seus esforços para salvar o Titanic.

Na hora do Titanic afundar, Newman e Doug conseguem ser transportados, minutos antes do desastre, mas a equipe de cientistas não consegue trazê-los de volta. Ou seja, os dois amigos ficam vagando pelo espaço tempo. Com esse enredo, cada episódio da semana mostrava os dois viajantes sendo levados de um momento histórico para outro. Mas, às vezes, eles realizavam várias viagens no mesmo episódio e tentavam sobreviver à piratas, soldados romanos, campos de batalha e ocasionais invasores alienígenas, de pele prateada. Tudo isso enquanto esperavam que uma equipe de cientistas, do presente, encontrasse uma maneira de recuperá-los novamente.

Newman e Doug com alienígenas

O Túnel do Tempo foi lançado na ABC em 9 de Setembro de 1966 e teve uma audiência fantástica no início. Aqui no Brasil a série passou durante a década de 70. No final dos episódios, nossos dois heróis sempre enfrentavam um momento de angústia, que era uma prévia do próximo capítulo. Esse formato foi experimentado e testado com sucesso em Perdidos no Espaço.

Tony e Doug viveram aventuras em locais famosos da história, como o ataque Japonês em Pearl Harbor, se jogaram na Revolução Francesa e também no Álamo. O mais impressionante é que eles sempre caiam no meio da batalha ou de uma cena famosa da história, mas nunca alteravam o seu curso, pois não sabiam o que poderia acontecer com o futuro. No entanto, quando o passado poderia alterar o futuro de um dos nosso heróis, eles resolvem interferir no curso da história. Isso aconteceu no episódio quatro – “O Dia em que o Céu Caiu” – quando os viajantes do tempo cuidam para que o jovem Tony Newman escape da morte, no bombardeio em Pearl Harbor. Isso evitaria que Tony deixasse de existir no presente.

Infelizmente nunca consegui saber se Newman e Doug voltaram para o presente, pois a Série O Túnel do Tempo foi cancelada, antes que esse resgate fosse realizado. Mas, com certeza, era um divertimento garantido para as famílias ávidas por conteúdo nessa caixinha mágica chamada TV.

Veja abaixo a fantástica abertura da série O Túnel do Tempo

Na Amazon Você Encontra o DVD do Túnel do Tempo – Acesse Aqui:

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados