Meu Marciano Favorito é uma série antiga que mostra um visitante de Marte, o quarto planeta a partir do Sol e o segundo menor do nosso Sistema Solar.
Marte sempre esteve no imaginário das pessoas, desde a antiguidade. Principalmente agora, depois que o robô explorador Perseverance, da agência espacial Nasa, enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição de Marte. Por isso acabei lembrando de uma série que surgiu na década de 60: Meu Marciano Favorito (My Favorite Martian)
A série inicia com mas um dia normal para o jornalista Tim O’Hara (Bill Bixby), ele se levanta e vai trabalhar no jornal Los Angeles Sun. Tim está cobrindo uma história sobre a base da Força Aérea, só que quando ele volta para casa, testemunha o pouso forçado de um OVNI. A nave era pilotada por um marciano (Ray Walston) de aparência humana que, convenientemente, fala um inglês perfeito. Tim faz o que qualquer pessoa normal faria: leva o marciano para casa e entra em contato com a polícia que, lógico, não acredita na história. Tim resolve então apresentar o marciano para os seus colegas de trabalho e sua senhoria, a Sra. Brown (Pamela Britton), como o seu tio Martin.
Meu Marciano Favorito era um Sitcom
Esta é a primeira sitcom (comédia de costumes) com um tema bizarro, ou fantasioso, para a TV Americana e mundial. Em 1963, a CBS resolve criar essa série, mas ela precisava ser diferente de tudo que já existia na TV até então, e assim nasceu Meu Marciano Favorito.
No enredo Martin é um professor de antropologia em seu planeta natal e sua especialidade é o nosso Planeta Terra. Inclusive, ele já esteve aqui, incógnito, por várias vezes. Portanto, Martin não pensa muito sobre a capacidade intelectual humana, embora ele desenvolva uma predileção por seu amigo Tim. Isso é bom, pois na série Martin tem que ficar na Terra por um bom tempo, até conseguir consertar sua nave e voltar para sua casa.
Na série Martin usa seus vários superpoderes (telepatia, leitura de mentes, levitação, comunicação animal e assim por diante) para ajudar Tim e os dois acabam sendo uma equipe e tanto. Ele ajuda Tim a sair de engarrafamentos e outras dificuldades cotidianas, enquanto aprende sobre a vida na Terra. Porém, é lógico que essas peculiaridades físicas de Martin tenham consequências inesperadas, como quando ele encontra um fio telefônico e começa a interceptar ligações de outras pessoas, ou quando um tratamento de rejuvenescimento o transforma em um bebê.
Meu Marciano Favorito foi uma série bastante surreal para os Anos 60, mas chegou a durar 3 anos e inclusive passou aqui no Brasil. Em 1999, a Disney criou uma versão da série para o cinema, com Christopher Lloyd e Jeff Daniels. Mas os dois artistas não conseguiram que o filme tivesse o sucesso esperado.
Não sei bem se a série faria sucesso hoje em dia, mas na longínqua década de 60, onde não existiam lançamentos semanais na TV, ela teve o seu destaque.
Assista a adorável abertura de Meu Marciano Favorito:
No Site MobDica falamos sobre Séries de TV novas e antigas.
A Amazon tem vários produtos sobre Meu Marciano Favorito – Clique Abaixo