•  
  •  
  •  
  •  

Sempre escrevo sobre os desenhos animados da década de 70 e como eles eram musicais e totalmente psicodélicos. Um desses desenhos era Jackson 5ive, uma versão animada do famoso grupo que era formado por Michael Jackson e os seus irmãos. Como qualquer animação das décadas de 60, 70 ou 80, essa tinha muita música, personagens dançando e um fundo com animações inspiradas na Pop Art.

O Desenho Jackson 5ive, o título era escrito assim mesmo, estreou na ABC em 11 de setembro de 1971 e comemora o seu quinquagésimo aniversário ainda este ano. A ideia do desenho surgiu de reuniões entre Arthur Rankin e Jules Bass, com os irmãos Jackson e sua equipe de criação, que resolveram chamar, para ser um dos artistas dessa animação, ninguém menos que Michael Eisner. Isso antes do artista entrar na Disney Company e realizar grandes sucessos. Eisner foi o chefe de programação infantil da emissora ABC e ajudou a conduzir Jackson 5ive durante a produção.

O formato do desenho era muito semelhante ao de Josie e as Gatinhas, de Hanna-Barbera, mostrando um grupo musical que participa de uma aventura diferente a cada episódio. Em Jackson 5ive os irmãos receberam até ajudantes de estimação, uma cobra chamada Rosey e dois ratos chamados Ray e Charles, um prêmio se você adivinhar em quem os ratos foram inspirados.

O desenho foi lançado no auge da popularidade dos Jackson Five e a agenda dos irmãos não permitia que eles gravassem as vozes dos personagens animados, que foram gravadas por atores com voz semelhante. Sendo que no episódio de estréia ninguém menos que Diana Ross dublou a versão animada dela mesma.

Cada episódio apresentava uma das canções de sucesso do grupo, que era tocada na trilha sonora do desenho e retirada diretamente de um dos álbuns dos Jackson Five.
O desenho Jackson 5ive foi transmitido na ABC até outubro de 1972 e, em seguida, continuou a passar na TV por vários anos depois. Em 1984, quando a carreira solo de Michael Jackson disparou, o desenho foi reprisado nas manhãs de sábado nos EUA. No Brasil o desenho Jackson 5ive passava na TV Tupi, na década de 70 e a dublagem tinha várias gírias usadas por aqui nos anos 70, como: amizade, bicho, barato e carango. Em 2013, o desenho foi lançado em Blu-Ray e DVD.

Jackson 5ive é importante pois foi um dos primeiros desenhos animados que apresentava um elenco de personagens negros, no tempo que a TV era dominada por protagonistas brancos. Não posso esquecer que, entre um biscoito e outro, minha TV em Preto e Branco vibrava no ritmo dos Jackson 5ive.

Veja abaixo a sensacional abertura de Jackson 5ive.

A Amazon tem todos os CDs Discos lançados pelos Jackson Five.

Acesse Aqui: