Antes dos vampiros estarem na moda, a Marvel Comics derrotou quase todos com Morbius, o Vampiro Vivo, que não é um verdadeiro herói e muito menos um vilão.

Jared Leto é Morbius
O vampirão Morbius (Jared Leto) está disponível na HBO Max e abaixo você pode conhecer todos os detalhes desse personagem, bem antigo, da Marvel.
Dr. Michael Morbius estreou na HQ Amazing Spider-Man #101, muitos anos atrás, em 1971, depois que as regras de censura do Comics Code foram afrouxadas. Isso permitiu que vampiros e outros monstros aparecessem nos quadrinhos novamente. Ainda bem, pois ninguém mais aguentava essa censura absurda.
Stan Lee não perdeu tempo e rapidamente contratou o escritor Roy Thomas e o artista Gil Kane para criar um vilão vampiresco, para ser inimigo de Peter Parker. O resultado foi esse personagem, que agora ganhou o seu próprio filme e pode até mesmo se juntar ao UCM. Morbius é interpretado por Jared Leto e o filme tem um tom bem bizarro. Portanto, não importa qual é o universo cinematográfico de Morbius, pois sua história em quadrinhos é, sem dúvida, muito mais estranha do que qualquer criação de Hollywood.

Morbius contra o Homem-Aranha
Apesar de estrear nas páginas da Marvel Comics há mais de 50 anos, esse anti-herói vampiresco não é um nome muito familiar para os fãs da Marvel que preferem suas histórias na tela grande e pequena.
Conheça a origem de Morbius
Michael Morbius nasceu e viveu com uma condição sanguínea rara e mortal. Por isso sua mãe resolveu criá-lo escondido na Grécia, onde tinha apenas um verdadeiro amigo no mundo, Emil. Os dois eram como irmãos e ambos viraram cientistas e bioquímicos elogiados. Eles resolveram fazer uma pesquisa para curar a condição de Morbius e até ganharam um Prêmio Nobel. Michael e Emil decidiram levar a pesquisa para o estágio dois, bem longe de todos, evitando que alguém ficasse machucado.
Mas como Morbius se torna um vampiro e obtém seus poderes?
Bom, sentindo que esta era sua última chance, Dr. Morbius realiza um experimento usando eletricidade e DNA de um morcego vampiro. Os resultados desses esforços o transformaram em um pseudo-vampiro e, por isso, ele mata o seu melhor amigo. Porém, como ele não ganhou suas habilidades por meios sobrenaturais, isso prova que ele não era um verdadeiro Nosferatu. Por isso o nome Morbius, o Vampiro Vivo.
Morbius foi criado na época que o Homem-Aranha estava passando por sua própria mutação e tinha mais quatro braços, parecendo uma aranha. Morbius estava tentando reverter sua condição vampiresca, mas foi atacado pelo inimigo do Homem-Aranha, o Lagarto. Nessa luta, Homem-Aranha e Lagarto se unem contra Morbius e tentam recuperar uma amostra do seu sangue, para curar as suas próprias mutações.
Ao longo de sua busca por uma cura, Morbius lutou contra o Homem-Aranha, Venom, Carnificina, o Tocha Humana, os X-Men, Blade e Jack Russell, o Lobisomem da Noite.

Capa da HQ Vampire Tales
Embora não seja um verdadeiro herói, Morbius também não é um vilão, como foi originalmente retratado. O Vampirão está mais para um anti-herói, que tenta criar o seu próprio caminho, seguindo o que ele chama de justiça.
No entanto, Morbius precisa beber sangue para sobreviver, como um vampiro normal faria e os seus poderes se assemelham aos dos vampiros típicos. Morbius pode voar, ele tem super força e algumas habilidades psiônicas, como o hipnotismo. Mas as semelhanças terminam aí. Pois Morbius pode pegar sol e andar à luz do dia, embora tenha menos energia nessa condições. Ele também não tem nenhuma das fraquezas usuais dos vampiros, como aversão aos ícones religiosos ou vulnerabilidade a estaca no coração.
No entanto, Morbius tem suas próprias fraquezas. Se ele não consumir sangue suficiente, suas habilidades regenerativas falham, tornando possível feri-lo e até matá-lo. Mesmo com a capacidade de se regenerar, Morbius não é invulnerável e pode morrer.
Morbius surgiu como inimigo do Homem-Aranha
Morbius apareceu na Marvel como um vilão para o Homem-Aranha enfrentar. Ele descobre que o sangue radioativo de Peter Parker pode curar a sua doença e, além disso, era bastante saboroso. Apesar de algumas batalhas com o Cabeça de Teia, ele rapidamente passou a encabeçar suas próprias aventuras solo na HQ Vampire Tales. Essa HQ apresentou Morbius como um trágico anti-herói da Marvel, em vez de um monstro sem alma.
Então Morbius é um herói nas histórias em quadrinhos? A resposta para isso é complicada. No final, Morbius não é bom e nem ruim.
Morbius muitas vezes salvava inocentes, enquanto cede à sua sede de sangue e mata muitos bandidos e também inocentes. Como é um vampiro vivo, os vampiros reais do universo Marvel entravam em conflito com Morbius. Por isso, os principais inimigos de Morbius incluem Drácula e sua filha Lilith e também Blade, que já cruzou o seu caminho várias vezes.
Depois de perder o seu destaque, durante grande parte dos anos 70 e 80, Morbius teve um renascimento no início dos anos 90. Isso aconteceu porque a Marvel resolveu seguir a onda de tendências góticas/vampirescas dessa época. No início dos anos 90, Vampire: The Masquerade era um fenômeno de RPG, e as Crônicas Vampirescas, de Anne Rice, estavam voando das prateleiras. Além disso, a versão de Francis Ford Coppola, Drácula de Bram Stoker, era um sucesso de bilheteria.
Por isso, a Marvel resolveu reviver Morbius, o Vampiro Vivo, como um herói sexy, taciturno e de sobretudo, encabeçando sua própria série de quadrinhos Morbius: The Living Vampire, de 1992.
Morbius é um personagem complexo e, com certeza, irá aparecer mais vezes no UCM.
O filme Morbius está disponível na HBO Max
Veja abaixo o trailer
No site da Amazon você encontra tudo sobre Morbius – Clique Abaixo
