•  
  •  
  •  
  •  

Sei que nem tudo é perfeito no Multiverso da Marvel e já li algumas HQs que são… bom, é melhor nem comentar. Uma dessas HQs polêmicas da Marvel Comics, é Vingadores #200, a história foi tão ruim, que a pessoa responsável por aprovar o enredo se desculpou mais tarde e chamou a HQ de hedionda. Quando se trata dos piores arcos de quadrinhos da Marvel, nenhum é mais terrível e intrigante do que esse, onde a Mrs. Marvel deu à luz o homem que à agrediu sexualmente na mesma edição. A história realmente é muito absurda e todos os envolvidos nessa HQ se desculparam, por permitir que ela existisse.

Ao longo dos anos a Marvel publicou milhares de histórias, algumas delas envolvidas em controvérsias imediatas, por razões muito óbvias. Histórias como a que transforma o Capitão América em um Agente da Hydra, a que fez o Homem-Aranha matar Mary-Jane com o seu esperma radioativo, ou a estúpida ideia de colocar Mercúrio e a Feiticeira Escarlate num relacionamento amoroso, apesar de serem irmãos. Mas essa história de Avengers #200, é com certeza a pior de todas e a equipe criativa por trás da HQ tomou uma decisão horrível, que é lembrada até hoje.

Em Avengers #200, de David Michelinie, Bob Layton, Jim Shooter e George Perez, a heroína Mrs. Marvel está prestes a dar à luz, apesar de estar grávida há apenas alguns dias. Depois vemos Mrs. Marvel fazendo o parto de um bebê que envelheceria rapidamente, chamado Marcus. Na sequência vemos o próprio Marcus agredindo Carol sexualmente, algo que leva ao seu próprio nascimento. Essa história louca mostrava que Marcus era o seu próprio pai e fez de Carol uma vítima, por parte do seu próprio filho. Algo simplesmente lamentável, principalmente por estar numa HQ juvenil.

Shooter, que era editor-chefe da Marvel Comics na época e também foi escritor da história admitiu, mais de duas décadas depois, em 2011, que publicar a história foi um grande erro. Shooter disse que assinou o livro, embora não se lembre de ter feito isso. Mesmo sem lembrar, ele disse que se arrependeu de assiná-lo e que a responsabilidade recai toda sobre ele, que autorizou a publicação. Shooter chegou a falar que Vingadores #200 é decepcionante.

Mas, naquela época, em qualquer caso, a bola parou na minha mesa. Eu assumo total responsabilidade. Estraguei tudo. Meu julgamento falhou, ou talvez eu não estivesse prestando atenção o suficiente. Desculpe. Avengers #200 é decepcionante.” Disse Shooter

A Marvel Comics realmente errou quando publicou a HQ Vingadores #200, pois zombou de um assunto muito sério, mesmo sem ter intenção. Chega até ser difícil de acreditar que uma história complicada e aterrorizante tenha sido produzida em 1963, hoje vemos HQs com temas bem mais simples, serem julgadas e até censuradas de alguma maneira. O pedido de desculpas feito por Jim Shooter mostra, mesmo décadas depois, que a infame história dos Vingadores foi um erro gigantesco. Mas o enredo pode até ser explorado por algum cineasta, para produzir um filme adulto de super-heróis

Essa HQ está disponível na Amazon.

Acesse Aqui: