•  
  •  
  •  
  •  


Matrix 4, que tem estreia prevista para 22 de dezembro, chega com o título “The Matrix: Resurrections” e teve o seu primeiro trailer apresentado pela Warner Bros. no festival CinemaCon, em Las Vegas. O Trailer ainda não foi disponibilizado online.

A Trilogia Matrix original mostrou Neo enfrentando Máquinas e Agentes digitais desonestos. Será que o vilão de Matrix 4 pode ser um personagem humano?

Quando Matrix começou em 1999, os Wachowski criaram um conto de ficção científica clássico que mostrava o homem contra a máquina. A humanidade foi dominada por suas próprias criações mecânicas e lançada em uma realidade alternativa, que era policiada pelos implacáveis ​​Agentes, criações digitais sinistras e cruéis. Enquanto o último suspiro da humanidade resolve lutar contra as Máquinas, Neo faz um acordo com seus inimigos para derrubar o Agente Smith, que agora se tornou uma ameaça para ambas as raças. Ao se sacrificar para destruir Smith, Neo cria um mundo onde Máquinas e humanos podem, em teoria, coexistir.

Com Matrix 4 previsto para chegar ainda esse ano no cinema e na HBO Max, essa paz recente parece destinada a ser quebrada. Keanu Reeves/Neo e Carrie-Anne Moss/Trinity retornarão para a próxima sequência e serão forçados a lidar com uma ameaça ainda desconhecida. A maioria assumiria logicamente que qualquer equilíbrio criado pela morte de Neo, de alguma forma, foi perdido e as Máquinas se levantaram novamente para oprimir os seus criadores humanos. Ou, talvez, o Agente Smith tenha ressuscitado dos mortos. O vilão de Hugo Weaving sempre foi um personagem escorregadio e o próprio ator confirmou que recebeu uma oferta para voltar em Matrix 4.

Provavelmente o próximo filme irá criar um novo desafio para Neo e seus companheiros. Depois de três filmes com humanos lutando contra a tecnologia, um quarto teria que trabalhar duro para abrir novos caminhos e tentar fugir do mesmo conceito. Reviver a guerra Zion vs. Máquinas também pode minar a conclusão da trilogia original de Matrix, fazendo com que o grande momento de Neo fosse algo um tanto inútil, se essa mesma velha rivalidade se intensificasse mais uma vez. Para evitar que Matrix 4 pareça obsoleto, Neo pode enfrentar um vilão inteiramente humano, uma ameaça que vem de dentro, ao invés dos Agentes intangíveis ou das Máquinas insensíveis.

No mundo de Matrix, aqueles que estão ligados ao mundo simulado podem escolher entre uma pílula vermelha ou uma azul. Aqueles que escolhem o sabor azul podem continuar com a sua feliz ignorância dentro da Matrix. O rompimento do ciclo tradicional da Matrix, por Neo, pode ser uma má notícia para aqueles que tomaram a pílula azul e procuram apenas uma vida tranquila e falsa. Essa ideia já existe em Matrix graças ao personagem Cypher, do primeiro filme, que traiu seus aliados em troca de ser conectado novamente.

Outra ideia de vilão para Matrix 4 seria incorporar Dozer, um humano do filme original. Nascido em Zion, Dozer não tinha as portas e tecnologias necessárias para se conectar à Matrix e, no cenário pós-Revoluções, sua espécie certamente se tornará ainda mais comum. Combinando a biologia de Dozer com a atitude egoísta de Cypher, o vilão de Matrix 4 pode ser algum humano que deseje estar conectado à Matrix, para experimentar o que eles consideram a verdadeira liberdade.

Irritado por saber que os seus ancestrais conseguiram existir em uma realidade digital, livres da dor e dificuldades do mundo real, o objetivo deste novo antagonista seria ampliar a tensão entre Sião e as Máquinas mais uma vez, reiniciando a guerra pela força e restabelecendo a Matrix como o método pelo qual a humanidade será subjugada.

Matrix sempre teve um senso de dualidade e um vilão desse tipo ofereceria muito à franquia. Na trilogia original, Neo representava a luta humana contra as Máquinas. Em Matrix 4, as Máquinas podem reconhecer que um novo inimigo comum surgiu e tentam reviver, digitalmente, Neo como um avatar dentro da Matrix. Nesse cenário, o vilão representaria uma falsa humanidade e Neo seria uma criação digital, como o Agente Smith, só que lutando pelo lado do bem em Matrix 4.

Uma coisa é certa, em Matrix 4 com certeza teremos que reavaliar tudo aquilo que a trilogia original apresentou. O trailer de Matrix 4 ainda não foi liberado pela Warner e assim que estiver disponível o MobDica posta no site e Redes Sociais.

Artigo: Hugo Machado


Na Amazon você encontra tudo sobre Matrix: