•  
  •  
  •  
  •  

No início, havia o blues e ele sempre foi a forma mais pura do que é exatamente um Riff de Guitarra. Um pequeno trecho musical, que é repetido várias vezes e que enlouquece os fãs do Rock. Existem Riffs históricos, que mudaram a história do Rock para sempre e, lógico, sempre precisamos criar listas dos melhores de todos os tempos. Mas, isso não significa que nenhuma lista é eterna, pois o mundo seria muito chato se todo mundo gostasse da mesma coisa.

Enquanto a indústria do rock e do metal resolveu aderir ao modernismo as eternas obras épicas, de bandas lendárias, continuam aparecendo e conquistando novas gerações.

Em nossa lista há grandes bandas e músicos, incluindo Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, Jimi Hendrix, Metallica, Creedence e muitos outros. Mas agora vamos ao que realmente interessa.

Nossa lista com os 10 melhores Riffs de Guitarra de todos os tempos.

10 – Jimi Hendrix – Purple Haze

A faixa Purple Haze, que já foi vencedora do Grammy, é um trabalho épico de um dos maiores guitarristas de todos os tempos e foi lançada em 1970. Purple Haze, de Jimi Hendrix, é um dos melhores Riffs de guitarra de todos os tempos.

9 – ZZ Top – La Grange

La Grange está sempre nas minhas playlists, essa música incrível do ZZ Top, uma banda de rock americana formada em 1969 no Houston, Texas. A banda lançou essa música no seu terceiro álbum de estúdio lançado em 1973, Tres Hombres. La Grande tocou várias vezes nas rádios americanas, alcançando a 41ª posição na Billboard em junho de 1974.

8 – Metallica – Enter Sandman

Sempre ouço músicas do Metallica, mas não sou muito fã da Banda. Mas lógico que o Riff de Enter Sandman precisa fazer parte dessa lista. A faixa está no quinto álbum de estúdio da banda e foi escrita pelos três grandes músicos do Metallica, James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett. Enter Sandman ajudou o Metallica a alcançar uma popularidade mundial e merece estar nessa lista com os melhores Riffs.

7 – Steppenwolf – Born to Be Wild

Nas décadas de 60/70 todo mundo sonhava em pegar uma moto e cair na estrada, como no filme Sem Destino. Presente na trilha desse filme, Born to Be Wild é conhecida como a primeira canção de Heavy Metal da história e por isso merece aparecer nessa lista, pois muitos Riffs do Metal surgiram por causa dela.

6 – Deep Purple – Smoke on the Water

Smoke on the Water é a música mais famosa do Deep Purple e apareceu no álbum Machine Head de 1972. Esse Riff é um dos mais icônicos da história do Rock. O título Smoke on the Water refere-se à fumaça num lago em Montreux, por causa de um cassino em chamas onde lançaram um foguete, durante o show de Frank Zappa. Os membros do Deep Purple assistiram o incêndio do hotel onde estavam e o baixista Roger Glover criou esse famoso Riff.

5 – AC / DC – Back in Black

Esse Riff é fantástico e lógico que o AC/DC nunca ficaria de fora dessa lista sobre Rock. Essa música foi escrita, gravada, mixada e lançada apenas cinco meses após a morte de Bon Scott, o grande vocalista da banda. Essa tragédia poderia ter acabado com a banda, mas a música Back in Black serviu como um memorial para Scott e também transformou o AC/DC numa das maiores bandas do planeta.

4 – Black Sabbath – Iron Man

Iron Man da banda inglesa de Heavy Metal, Black Sabbath, é um dos maiores Riffs de guitarra de todos os tempos, que ficou ainda mais famoso quando apareceu no filme Homem de Ferro. A faixa foi lançada no segundo álbum da banda, Paranoid, lançado em 1970. A música conquistou vários prêmios desde o seu lançamento: como a lista dos 100 melhores da Billboard e também esteve entre as 100 melhores da revista canadense RPM. A versão ao vivo da música ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance de Metal em 2000.

3 – Cream – Sunshine of Your Love

Todo mundo conhece Eric Clapton, uma lenda da guitarra que iniciou sua carreira no Cream. E foi no Cream que ele acabou sendo associado a um dos Riffs mais geniais de todos os tempos, estou falando de Sunshine of Your Love. O que pouca gente sabe é que, na verdade, o crédito desse Riff é de Jack Bruce. Esse baixista e vocalista compôs esse icônico Riff inspirado por ninguém menos que Jimi Hendrix.

2 – Led Zeppelin – Whole Lotta Love

Os leitores das revistas Total Guitar Guitar World votaram nesse riff como o maior de todos os tempos e, realmente, ele é fantástico e mudou o mundo da música para sempre. O Riff foi criado em 1969, o ano em que Neil Armstrong pisou na lua e que Jimmy Page lançou algo gigante para a humanidade. O Riff de Whole Lotta Love levou apenas 2,7 segundos, mas imediatamente projetou a música para a eternidade.

1 – Creedence Clearwater Revival – Fortunate Son

Provavelmente essa é uma das músicas que mais toca no meu Apple Music e por isso ela aparece em primeiro nessa lista com os melhores Riffs do Rock. O bom e velho Creedence Clearwater Revival tem diversos Hits e poucos Riffs marcaram tanto os anos 60 e 70 do que esse inesquecível começo de Fortunate Son. Escute com o som no máximo, seu vizinho vai gostar.

Escolher uma lista com os melhores Riffs do Rock é algo bem difícil, pois quase todos são excelentes. É lógico que faltou The Doors, Beatles, The Who, Rolling Stones e vários outros que deveriam estar entre os 10 melhores. Mas, com certeza, essas bandas e várias outras estarão em nossa próxima lista. Acesse nosso site para ver as atualizações diárias e comente em nossas Redes Sociais:

Qual é o melhor Riff do Rock ?

Artigo: Hugo Machado


Conheça a Loja de Disco de Vinil e CD da Amazon: