O YouTube está lançando atualizações que impedem comentários tóxicos, agressivos e que violam as diretrizes do aplicativo de vídeo.
Discursos de ódio serão removidos do YouTube
Sabemos que o discurso de ódio incita à violência e à intolerância e causa diversos problemas. No entanto, esse efeito devastador do ódio infelizmente não é uma novidade. Porém, sua escala e impacto agora são amplificados por novas tecnologias e, por isso, precisam de mecanismos de controle. O discurso de ódio on-line tornou-se uma ferramenta que espalha a agressividade em escala global, ameaçando a paz em todo o mundo.
Por isso o YouTube resolveu dar um basta e bloquear pessoas que só espalham o ódio na plataforma. Anteriormente, o YouTube usava ferramentas como pop-ups para encorajar interações mais respeitosas. Mas agora está adotando uma abordagem ligeiramente mais assertiva, enviando avisos e tempos limite para remoção do comentário.
Se o YouTube detectar, ele vai remover comentários abusivos e notificará o usuário de que ele violou as diretrizes da comunidade. Ou seja, se a mesma pessoa continuar postando comentários tóxicos, ela receberá um tempo limite e não poderá deixar esse discurso de ódio por mais de 24 horas. No entanto, se os usuários acreditam que os seus comentários não devem ser retirados, eles podem compartilhar esse feedback. Porém, o YouTube não falou se isso ajuda a remover o tempo limite.
YouTube pretende controlar o discurso de ódio
Antes do lançamento dessa ferramenta, o YouTube testou o recurso e o considerou bastante eficaz. “Nossos testes mostraram que esses avisos de limite reduzem a probabilidade dos usuários deixarem comentários que violam as regras”, escreveu o YouTube no seu blog.
O YouTube tem uma das seções de comentários mais tóxica e agressiva das mídias sociais e sempre foi invadido por bots. Esse bots oferecem brindes falsos, criptografia e muito mais. Para resolver esse problema, o YouTube disse que está melhorando os seus sistemas de detecção automatizada e os modelos de aprendizado de máquina, para identificar e remover qualquer spam. A plataforma também disse que removeu mais de 1,1 bilhão de comentários com spam, no primeiro semestre de 2022 e falou que seus modelos de aprendizado de máquina estão melhorando continuamente, à medida que os spammers mudam de tática.
Essa estratégia enfatiza a necessidade de combater o ódio na Web e no mundo, sempre respeitando a liberdade de expressão. Precisamos colaborar com as partes relevantes, que incluem organizações da sociedade civil, meios de comunicação, empresas de tecnologia e plataformas de mídia social. É necessário um combate massivo ao discurso de ódio e as fake news, mas toda a sociedade precisa participar.