Vivemos um período onde as palavras destinadas a representar ideias significativas, ou únicas, foram banalizadas pelo excesso. Revolucionário é uma dessas palavras que foi vítima de um marketing hiperbólico, tornando sem sentido esse termo que sempre foi destinado a indicar mudanças profundas no nosso mundo.

Fui incapaz de encontrar um sinônimo tão abrangente para descrever a chegada do 5G e como essa nova tecnologia sem fio, mudará o nosso mundo. Portanto só me resta dizer: a revolução já começou. A implantação global de redes 5G começou em 2019 e agora, em 2021, finalmente teremos o leilão para implantação da tecnologia 5G no Brasil. Mas, pelo que ando observando, a compreensão pública sobre o 5G não chega nem perto da realidade e boa parte das pessoas não têm ideia de como será o nosso futuro.

Estamos prestes a entrar num período de revolução tecnológica, que deve transformar totalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos nos próximos anos.

Enquanto o 4G deu um grande impulso à capacidade da internet móvel do 3G, o 5G está definido para revolucionar as comunicações de uma forma muito mais significativa. Muito mais do que apenas um pequeno aumento nos recursos do 4G, o 5G trará velocidades mais rápidas, maior capacidade de dados e tudo isso com uma latência incrivelmente baixa.

Existem várias interpretações erradas sobre o 5G, mas a realidade é que ele proporcionará uma virada de jogo absoluta. Como um elemento essencial para a evolução de produtos e serviços, num mundo cada vez mais conectado, o 5G trará enormes benefícios para consumidores e empresas, gerando, aproximadamente, US $ 10 trilhões de receita até 2035, de acordo com a ABI Research, além de trazer enormes benefícios para todos.

Listamos cinco maneiras pelas quais o 5G mudará a sua vida:

O 5G criará serviços totalmente novos

As habilidades avançadas oferecidas pelas redes 5G, nos conduzirão à modelos de negócios totalmente novos. Assim como o 4G ajudou na criação de serviços como o Uber, o 5G possibilitará serviços e produtos completamente novos e que ainda nem conhecemos.

Os recursos de dados e a baixa latência do 5G desbloquearão a promessa de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), permitindo que as empresas melhorem suas operações existentes e identifiquem novos fluxos de receita. Indústrias inteiras serão interrompidas e as novas empresas precisarão se adaptar rapidamente, ou correrão o risco de sumirem no futuro.

O 5G será a base das futuras Cidades Inteligentes

O 5G moldará as cidades inteligentes do futuro, mudando a forma como vivemos e trabalhamos. Ele fornecerá a espinha dorsal para uma série de novos serviços conectados, como o transporte autônomo. Para isso, uma infraestrutura de cidade conectada será essencial para lidar com a enorme quantidade de dados gerados e processados ​​por esses veículos autônomos. À medida que os motoristas se transformam em passageiros, eles terão mais tempo para trabalhar e relaxar, criando novos produtos e serviços. A Intel prevê que essa economia de passageiros valerá US $ 7 trilhões até 2050.

A chegada do 5G também pode ajudar no desenvolvimento de outras formas de transportes inteligentes, que podem mudar a maneira como vemos o nosso trajeto diário. Além disso, edifícios inteligentes podem ajudar a fornecer um ambiente de trabalho mais confortável, aumentando a produtividade e reduzindo custos para os empregadores. As redes 5G também ajudarão a oferecer suporte ao trabalho remoto, de uma maneira mais eficaz e precisa.

O 5G vai transformar os eventos ao vivo

Imagine você num festival de música ou jogo de futebol ao vivo, só que através de uma Realidade Aumentada, o 5G aumentará a experiência em eventos ao vivo, mesmo se a pessoa não esteja no local. A baixa latência oferecida pelo 5G permite também o uso de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) ou vídeo de 360 ​​graus, ampliando o envolvimento dos fãs.

Redes 5G no local, como a do Festival de Glastonbury 2020, oferecem uma capacidade participativa ampliada e imersiva. Com centenas de milhares de usuários de smartphones, reunidos em um pequeno site, a capacidade de rede necessária é muito mais parecida com a de uma grande cidade, é exatamente aí que o 5G pode ajudar. Em locais de música e esportes, as velocidades de dados e capacidades ampliadas do 5G permitirão que os fãs tirem mais proveito dos aplicativos de estádio inteligentes e assistam replays ou um VAR transmitidos ao vivo, ou acessem alguma câmera exclusiva de um show.

O 5G dará início à Quarta Revolução Industrial

As redes de próxima geração conduzirão ao futuro as Indústrias 4.0, à medida que os fabricantes avançam em direção a uma infraestrutura cada vez mais conectada e dinâmica.

O 5G não apenas permitirá que as empresas usem tecnologias emergentes, como a IA, para aumentar a eficiência, mas também lhes permitirá obter mais informações a partir dos dados produzidos. Tudo isso vai ajudar as empresas a automatizarem os processos e o 5G permitirá uma manutenção antecipada, junto com uma operação remota de equipamentos. E todo essa abordagem conectada, também melhorará a experiência do cliente.

A Quarta Revolução Industrial chegará com um número crescente de empresas fazendo uso de redes 5G privadas, com latência muito baixa e que podem ser ajustadas para se adequarem a cada organização, o impacto que o 5G terá nos principais setores, incluindo entretenimento, varejo e produção, será notório. Sem falar que o mais empolgante de todos os benefícios, são as ferramentas e serviços que ainda não foram criados.

O que a maioria esquece, ou é muito jovem para se lembrar, sobre o 3G e o 4G, é que não tínhamos ideia de quais os novos modelos de indústrias e negócios seriam criados. Chegamos aos serviços de saudação dos carros, streaming de filmes e eventos ao vivo diretos no smartphone, além muitos outros recursos que utilizamos hoje. É por isso que a maneira como iremos utilizar o 5G, são infinitas e ainda serão criadas pela inovação humana. E isso, só o futuro poderá dizer.

Artigo: Hugo Machado

Você Encontra Todos os Produtos do Universo Apple no Site das Americanas

Acesse Aqui: