O Google criou uma IA que pode ajudar quem pretende criar uma poesia, mas ela ainda não tem uma habilidade poética. Será que essa Inteligência Artificial, que tem o estilo de vários poetas famosos, tem realmente a sensibilidade que todo poeta necessita?
Alguns poetas que essa IA consegue copiar o estilo
“Preciso de cerca de 150 rascunhos de um poema para acertá-lo e mais cinquenta para fazê-lo soar espontâneo.” Foi o que disse o poeta americano Laureate James Dickey, em 1966. Até podemos imaginar como Dickey reagiria hoje, se conhecesse o mais recente projeto de IA do Google, o Verse by Verse. Ele poderia criar 150 rascunhos em alguns minutos e com apenas 150 cliques de uma tecla, criar seus poemas iniciais nos estilos mais grandiosos. Isso com a ajuda de dezenas de seus colegas literários, que emprestam seus estilos ao Verse by Verse. Porém, não acho que essa IA conseguiria imitar o pensamento poético de quem tem a capacidade de escreve um poema.
Se você pretende ser um grande poeta, ou se tem poemas que simplesmente são uma porcaria, essa IA vai te ajudar, um pouco, a lapidar o seu talento. O Verse by Verse é alimentado com dezenas de milhares de palavras dos maiores poetas do mundo e treinado para escrever suas próprias joias literárias, emulando a gramática e o estilo dos grandes mestres da poesia.
A IA tem a sensibilidade necessária para escrever uma poesia?
Para ser um poeta, o usuário só precisa escrever a primeira linha do poema e depois selecionar até três poetas famosos, cujo estilo ele gostaria de incorporar aos seus versos. Existem alguns poetas para escolher, incluindo Emily Dickinson, Robert Frost, Paul Laurence Dunbar e Edgar Allan Poe. Portanto, você só pode criar um poema se for na língua inglesa. Após essa escolha, o Verse by Verse gera linhas adicionais ao verso, com sugestões de cada um dos poetas selecionados.
O usuário também pode escolher uma linha de cada vez e escolher qualquer um dos poetas disponibilizados pela IA. Você também deve acrescentar um estilo poético que pode ser quadra, par de versos ou estilo livre. Após isso, o Verse by Verse pede para você selecionar uma contagem de sílaba, nove é a mais comum, e um padrão de ritmo para determinar quais versos do poema ele deve rimar.
A poesia e a IA frente a frente
Se as frases geradas não atenderem às suas expectativas, você pode ajustar o texto para criar novas ideias ou inserir uma linha original de sua preferência. De acordo com o engenheiro do Google, Dave Uthus, o sistema consegue ter uma compreensão semântica geral de quais versos combinariam melhor com a linha anterior.
Mesmo que você escreva versos que não sigam a regra da poesia clássica, o sistema vai criar sugestões que sejam relevantes para o seu poema. Embora o Verse by Verse possa criar joias líricas impressionantes, ele não vai criar nenhum Drummond ou Fernando Pessoa da noite para o dia. Mas o fo Verse by Verse pode fazer com que várias pessoas tenham interesse em escrever um poema e até pensem em ser poeta no futuro. Lembrando que a IA pode ajudar qualquer artista, mas ela nunca vai conseguir capturar os sentimentos que levaram à criação de uma obra literária, ou artística.
Por enquanto o Verse by Verse está disponível apenas em inglês e só mostra poetas da língua inglesa
Você pode acessar o Verse by Verse clicando aqui.