A Disney sempre foi obcecada com a tecnologia de envelhecimento e por isso desenvolveu uma ferramenta de IA que altera automaticamente a idade dos atores.
Mark Hamill rejuvenescido pela IA, para ser um Luke Skywalker mais novo
Essa nova ferramenta de IA, apelidada de Face Re-aging Network, ou FRAN, é capaz de deixar os atores mais jovens ou mais velhos. Além disso, ela promete acelerar drasticamente o processo de efeitos visuais, que geralmente levam semanas para serem concluídos, quando executados manualmente.
Alguns desses processos manuais exigem uma pintura detalhada de cada quadro 2D do rosto de uma pessoa, ou a substituição de um ator por uma marionete digital.
No entanto, ao usar a FRAN, a IA faz a maior parte do trabalho braçal e, de forma precisa, complementa as técnicas tradicionais de reenvelhecimento. A Disney disse que essas técnicas já estão sendo utilizadas na produção de filmes.
Uma IA fascinante
A FRAN parece, significativamente, ser mais eficiente do que os modelos de IA anteriores, pois esses brigavam com o movimento. Quando a filmagem tinha muito movimento ou um ângulo estranho, os objetos começavam a surgir ou desapareceriam de forma estranha. Portanto, o rosto acabava perdendo sua identidade e ficava mais genérico.
Essa ferramenta de IA projetada pela Disney funciona sobrepondo alterações, como rugas e partes específicas do rosto. Ela detecta, automaticamente, se o ator ou atriz precisam ser mais velhos ou mais jovens e não alteram as partes restantes. A IA faz isso em várias camadas separadas e também permite ajustes manuais. A Disney afirma que a FRAN já está ajudando nas produções.
Mas para a FRAN ser totalmente eficaz, os pesquisadores primeiro tiveram que criar o seu próprio banco de dados, com milhares de rostos gerados aleatoriamente. Depois disso eles conseguiram alterar qualquer rosto, utilizando as ferramentas de idade existentes. A quantidade de rostos gerados e depois alterados, forneceu muito material para o treinamento da IA.
Por mais impressionante que seja, é lógico que a FRAN não é perfeita. Pois envelhecer não é apenas acumular rugas, portanto a FRAN se esforça muito para capturar todos os nuances desse processo. A IA também consegue criar o efeito de envelhecimento simplesmente tornando a pele dos atores e atrizes mais suave. Isso, com certeza, acaba com aqueles envelhecimentos exagerados, que vemos em vários filmes e séries.
Certamente a FRAN pode economizar semanas e até meses de trabalho, economizando milhões de dólares.