Os Anos 70 foram libertadores e todo jovem sonhava com uma vida cruzando as estradas do mundo, como a Banda da série musical A Família Dó-Ré-Mi.

Personagens da série A Família Dó-Ré-Mi
Quem não teve oportunidade de fazer arte de uma banda, viajava nessas séries de TV, que eram bem musicais na época. A Família Dó-Re-Mi era exibida pela Rede Globo nos Anos 70 e teve um total de 96 episódios. O programa é da ABC e rapidamente fez sucesso, transformando os terninhos de veludo, babados no pescoço e David Cassidy em obsessões mundiais.
Por quatro temporadas, os telespectadores cantaram junto com a atriz vencedora do Oscar, Shirley Jones e sua família fictícia. Os jovens eram interpretados por Susan Dey, Danny Bonaduce, Suzanne Crough, Brian Forster e o enteado Cassidy Jones. Dave Madden completa o grupo, como o empresário Reuben Kincaid.
A série era inspirada na família de cantores da vida real, The Cowsills, e tinha uma doce inocência. Todos os episódios conduziam os telespectadores no início dos anos 70, com um roteiro totalmente suave e musical. Não era exatamente uma contracultura, mas a TV nunca tinha visto nada parecido e a audiência disparou, junto com as vendas de álbuns da Família Dó-Ré-Mi. Mesmo com Jones e Cassidy sendo os únicos dois membros do elenco que realmente se apresentavam tocando e cantando.
Apesar disso, todo o grupo recebeu uma nomeação para o Grammy de Melhor Novo Artista, em 1971, mas acabaram perdendo para os Carpenters. O maior sucesso da banda, I Think I Love You, alcançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard em 1970. Inesperadamente eles superaram, nada mais nada menos, que Let It Be, dos Beatles. A série também foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor programa de TV, por dois anos consecutivos.

O famoso ônibus da Família Dó-Ré-Mi
Screen Gems, o estúdio por trás da série A Feiticeira (Bewitched), estava procurando por uma continuação de The Monkees, que terminou sua exibição na NBC, em 1968. Já a ABC estava procurando por um novo sucesso para juntar-se a The Brady Bunch, que algumas emissoras do Brasil chamaram de Família Sol-Lá-Si-Dó. A Família Dó-Ré-Mi conta a história de uma viúva, do norte da Califórnia, que começa uma banda de garagem com os seus cinco filhos.
A vencedora do Oscar, Shirley Jones, foi escolhida como a mãe e aceitou o papel para essa série.
“Por mais que eu gostasse de Família Sol-Lá-Si-Dó (The Brady Bunch), eu não queria ser exclusivamente a mãe que fica em casa fazendo as coisas domésticas”, disse Jones ao The Hollywood Reporter. “A Família Dó-Ré-Mi tinha o componente adicional da música, que eu adorei.” Disse Shirley Jones
O enteado de Jones, David Cassidy, filho do seu marido e estrela do teatro musical, Jack Cassidy, foi escalado como o filho mais velho, Keith.
“Na verdade, acho que nosso relacionamento na vida real, nossa proximidade, nos ajudou na série”, diz Jones. Quanto aos outros irmãos, o estúdio estava menos seguro, mas a alquimia funcionou muito bem.
A Família Dó-Ré-Mi fez sucesso com público e crítica
“Quando fizemos o teste, eles tinham quatro Famílias Partridge prontas para o elenco”, lembra Danny Bonaduce, que tinha 10 anos quando fez um teste para o filho do meio, Danny Partridge. “Eles filmaram uma versão sem mim. E outra comigo.” Uma versão em que Bonaduce fingia cantar e tocar um baixo. A crítica positiva da época afirmava que Bonaduce tinha, talvez, o talento de atuação mais direto de todas as estrelas infantis.
Na série, a música I Think I Love You lança a banda, e na vida real a canção alcança o primeiro lugar na parada da Billboard, em novembro de 1970. Isso transforma Cassidy em um ídolo pop, no mesmo nível que Justin Bieber tem hoje. No entanto, a série nunca passou da 16ª posição, com uma média de 14 milhões de espectadores por semana. Isso apenas nos Estados Unidos, mas ela foi transmitida também em diversos Países.
Cassidy também era um ídolo para o elenco da série. “Ele era a pessoa mais famosa do planeta”, disse Bonaduce sobre Cassidy, que morreu de insuficiência hepática em 2017, aos 67 anos, após lutar contra o alcoolismo. “Tudo o que ele fez significou muito para muitas pessoas.”

David Cassidy morreu aos 67 anos
Embora a série fosse um sucesso e as vendas de discos estivessem no topo das paradas, o elenco não estava ficando mais rico. Além disso, havia a flagrante exploração de Cassidy, que se tornou um ídolo adolescente e superstar. Ou seja, ele lotava estádios e vivia cercado por fãs em todos os lugares que aparecia. Dizem que ele voltava para casa e encontrava mulheres nuas ou até mesmo acampadas em frente a sua garagem .
Produtos com a sua imagem estavam por toda parte. Mas só as empresas estavam fazendo fortuna com o ator, pois seu contrato não exigia que elas pagassem royalties. Aliás, as empresas nem precisavam pedir a permissão para o artista. Infelizmente, as garotas que pagavam para entrar no fã-clube de David Cassidy, não faziam ideia de que as suas contribuições estavam enchendo os bolsos de pessoas que o ator não conhecia e muito menos autorizava a usar seu nome. Lancheiras, camisetas, pôsteres, jogos de tabuleiro e tudo o mais que você possa imaginar tinha o seu rosto estampado. No entanto, David Cassidy ganhava um salário fixo de míseros US $ 600 por semana.
David Cassidy foi explorado por empresários
Ele só conseguiu alterar os termos do seu contrato, quando o seu gerente percebeu que ele era menor de 18 anos, quando o assinou. Então, finalmente, ele renegociou e conseguiu receber uma boa parte do lucro. Ele também teve um novo salário semanal, que refletia o seu status de estrela.
Cassidy também encontrou sua própria maneira de se rebelar contra a imagem totalmente limpa, criada pelo estúdio. Por isso, em maio de 1972, ele deu uma entrevista provocativa à Rolling Stone. O artigo falava sobre o uso de drogas e também sobre suas proezas sexuais. Certamente para provar que não era o ídolo adolescente bonzinho divulgado pela imprensa. Ele até posou nu na capa, em uma foto bem famosa de Annie Leibovitz.

A Família Dó-Ré-Mi era apresentada na Globo, Bandeirantes, Tupi e Record
Não lembro se a Família Dó-Ré-Mi fez muito sucesso no Brasil, mas sei que eu assistia todos os episódios com a minha família e sonhava em viajar nesse ônibus da série. Nunca comprei nenhum disco da série e provavelmente escutava algumas músicas, que tocavam em rádios da época.
Para que você tenha uma ideia do poder que essa série teve, basta olhar a lista de estrelas convidadas para fazer pontas nos episódios. A Família Dó-Ré-Mi apresentava algumas estrelas convidadas, incluindo novatos que, eventualmente, se tornariam astros por seus próprios méritos.
Grandes Artistas apareceram na Família Dó-Ré-Mi
Jodie Foster, uma jovem pré-taxista, era filha de um dos pretendentes de Shirley e sua paixão por Danny a levou a dar um soco no olho dele.
Farrah Fawcett teve uma participação especial quando uma jovem ajudou Danny e Reuben a desacreditar o veterinário da TV, Harry Morgan, e as suas colegas de As Panteras, Jaclyn Smith e Cheryl Ladd, também tiveram seus momentos no programa.
Além disso, muitos famosos apareceram em A Família Dó-Ré-MI, entre eles Michael Ontkean (Twin Peaks), Ray Bolger e Margaret Hamilton (O Mágico de Oz), Louis Gosset Jr., Mark Hamill, que ainda não era Luke Skywalker, mas interpretou o namorado de Laurie, Charlotte Rae de Vivendo e Aprendendo (The Facts of Life), Tony Geary (Hospital Geral), Nancy Walker (Rhoda) e Johnny Cash. Várias estrelas participaram, mas quem causou o maior impacto foi a futura mãe de Caras & Caretas (Family Ties), Meredith Baxter. Ela e Cassidy iniciaram um relacionamento breve, mas muito intenso.
Apesar do sucesso da série, a agenda de turnês e aparições em eventos, tornava quase impossível que os atores e atrizes ficassem juntos e tudo acabou.
A Família Dó-Ré-Mi era de um tempo em que ninguém maratonava série, mas todo mundo queria sentar no sofá da sala e assistir a belíssima TV quadrada, que ainda era em preto e branco nessa época.
Assista a sensacional abertura de A Família Dó-Ré-Mi
Na Amazon você encontra vários produtos da Família Dó-Ré-Mi




