A série Cangaço Novo acontece na pequena cidade de Cratará, onde a pobreza é extrema e os políticos não se importam se as pessoas têm comida ou água para beber.
Cangaço Novo é uma série do Prime Video
A série inicia em preto e branco e vemos o cortejo fúnebre de Amaro Vaqueiro, um lendário cangaceiro de Cratará, região do Nordeste onde acontece Cangaço Novo. Logo depois vemos um menino correndo pela mata e uma menina perguntando onde está o seu irmão Ubaldo. A cena corta para os dias atuais e mostra um homem amarrado na carroceria da caminhonete dos cangaceiros, após um assalto ao banco. Nessa hora descobrimos que Ubaldo (Allan Souza Lima) é irmão de Dinorah (Alice Carvalho), pois ela interrompe o comboio de caminhões e aponta uma arma para ele.
Cangaço Novo é mais uma série do gênero Nordestern, um tipo de bangue-bangue nordestino, que já vimos em Bacurau. Essa nova série Amazon Prime Original, mistura drama familiar, pobreza extrema e várias questões sociais, mas com muita ação e emoção. O resultado é bombástico, pois os 8 episódios conseguem cativar qualquer pessoa que resolve assistir Cangaço Novo.
Cangaceiros do século XXI
A história gira em torno de dois persoangens, Ubaldo e Dinorah, que na verdade têm o mesmo sangue correndo nas veias. O primeiro é um ex-militar que foi demitido do banco que trabalhava, em São Paulo. Já Dinorah, é uma bandida que ganha a vida com seus companheiros de assaltos, incluindo o braço direito, Lino (Pedro Lamin).
Quando Ubaldo chega à cidade, com documentos da herança de terras do seu pai biológico, que nunca conheceu, ele entra em rota de colisão com seu passado e, lógico, sua família. Mas Ubaldo começa a perceber a pobreza inquietante de Cratará e resolve virar uma especie de Robin Hood, ou Lampião. Para isso, ele faz um acordo com os bandidos e promete assaltos a bancos mais lucrativos, pois ele tem um conhecimento sobre o mercado bancário.
Cangaço Novo valoriza o sertão nordestino, que tem um bioma árido e se parece muito com um deserto, porém com vegetação de plantas baixas e com longos espinhos. Uma região que não tem proteção natural do sol e que deixa o clima sempre extremamente quente e seco. Algo que combina muito bem com a violência da série e também com os seus personagens tempestuosos.
Todo esse cenário violento, combina com a música Da Lama ao Caos, da banda Nação Zumbi e várias outras, que fazem parte da trilha sonora de Cangaço Novo. Aliás, o ritmo do Manguebeat consegue modernizar as cenas e criar mais uma série que faz o gênero Nordestern crescer ainda mais.
Veja o trailer de Cangaço Novo