Banana Splits: Segure o ônibus! Assim começava esse psicodélico programa infantil

Banana Splits é um programa infantil da década de 70 que combinava bonecos fantasiados, animação clássica, muito rock and roll e imagens psicodélicas.

Banana Splits

Seu ritmo alucinante conquistou as crianças e adolescentes que viveram nessa época. O Banana Splits conquistou uma geração inteira e sempre começava com aquela música: –Tra la la, la la la la, Tra la la, la la la la, Tra la la, la la la la, Tra la la, la la la la.

Esse programa inovador era completamente doido e tinha uma dinâmica própria. O Banana Splits surgiu em 1968, com um grupo de bonecos bem trapalhões e muitos desenhos e séries. A maior parte do programa era de desenhos como: Os 3 Mosqueteiros, Os Cavaleiros da Arábia ou séries como Doutor Encolhedor ou A Ilha Misteriosa. O ritmo desses personagens era frenético e tinha muita música misturada, com uma explosão de imagens na tela. Afinal, a maioria da programação infantil na década de 70, era assim.

Os Bananas tinham um inimigo, os Uvas Azedas, que nunca apareciam, mas não deixavam de enviar uma mensagem através de uma garotinha dançarina. Os nomes dos Bananas eram Fleegle – um cachorro com língua de fora, Bingo – um gorila dentuço, Drooper – um leão de óculos quadrado e Snorky – o elefante. 

Esses quatro personagens formavam uma banda que foi projetada para se parecer com os Monkees, que por sua vez foram criados para se parecer com os Beatles. O programa mostrava um show com um ritmo alucinante, gráficos psicodélicos e esquetes de comédia curta. A frase “Segure o Ônibus” era o sinal para os Splits se comportarem de forma enlouquecida e sairem correndo de personagens aleatórios que surgiam na tela, como se estivessem fugindo. Outro detalhe bem legal e que toda criança era louca para ter, eram os mini bugs de seis rodas, dos personagens. Cada personagem tinha o seu e cada um era mais maluco que o outro.

Snorky, Fleegle, Drooper e Bingo

No início de cada episódio, todos os Banana Splits chegavam por rotas inesperadas. Inesperadamente, alguns desciam pelo poste de incêndio, outros apareciam pelas portas malucas e todos passavam alguns minutos esbarrando uns nos outros. Essa confusão acabava com Fleegle, o líder, batendo sua enorme Marreta no chão e fazendo com que todos caíssem.

Banana Splits foi uma série criada pela dupla Hanna & Barbera, que dominava a TV na década de 70. Não sei se eram os personagens, trilha sonora ou o visual, mas as séries infantis da década de 70 eram bastante surreais e quebravam a monotonia na telinha quadrada. Quem assistiu o Banana Splits, certamente detesta, até hoje, programas caretas e monótonos.

Fique com a abertura do Banana Splits.

Tra la la, la la la la

Na Amazon você encontra vários produtos da dupla Hanna & Barbera


Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados