A distopia urbana de Metrópolis, filme de Fritz Lang, vai virar uma série no Apple TV+ e será dirigida por Sam Esmail, criador de Mr. Robot.
Metrópolis e a sua distopia urbana, surgiu em 1927
Metrópolis é a próxima série de ficção científica do Apple TV+ e os seus diretores planejam usar a mesma tecnologia desenvolvida pela Lucasfilm para The Mandalorian. Inspirada pelo icônico filme mudo de 1927, do visionário cineasta Fritz Lang, a série Metropolis terá oito episódios e tem a direção de Sam Esmail, de Mr. Robot. As filmagens da série devem começar no início de 2023.
Considerado um dos maiores filmes da era do cinema mudo, Metrópolis também é um dos primeiros longas-metragens de ficção científica. Situado em um futuro distópico, a cidade de Metrópolis é governada por uma elite rica, que se deleita em elaborados jardins de prazer. Mas enquanto isso, os trabalhadores da cidade vivem em condições perigosas, apenas para manter o maquinário que alimenta essa burguesia. Quando Freder, o filho do mestre da cidade, testemunha uma explosão que mata vários trabalhadores, ele passa a ser um mediador e tenta reunir todos, contra o sistema.
Série Metrópolis vai ter a tecnologia da Lucasfilm
A produção de Metrópolis será na Austrália, pois o governo do Estado de Victoria apoia a construção de um estúdio de última geração. Esse estúdio vai facilitar a criação digital de alta definição e renderização em tempo real, algo que evita um trabalho de pós-produção. A tecnologia LED Volume foi criada pela Lucasfilm para a sua inovadora série, The Mandalorian, por exemplo.
Antes de George Lucas vender a Lucasfilm para a Disney, em 2012, ele passou um bom tempo tentando desenvolver a sua própria série, chamada de Star Wars: Underworld. Apesar de ter roteiros para 50 episódios, Lucas teve muita dificuldade em encontrar investimentos para a sua produção, porque a série exigia uma verba milionária. Quando Jon Favreau chegou ao universo Star Wars do Disney+, ele conseguiu desenvolver Mandalorian, mas com a ajuda dessa tecnologia. Pois o LED Volume altera a perspectiva, sincronizando os movimentos com a câmera.
C-3PO é inspirado no robô Maschinenmensch, de Metrópolis
É bem irônico que essa tecnologia pioneira, utilizada no universo Star Wars, esteja pronta para dar vida à série Metrópolis. Pois sabemos as influências que esse filme mudo teve na criação de George Lucas. Ao desenvolver o personagem C-3PO, Lucas se inspirou totalmente no robô de Metrópolis, Maschinenmensch. Mesmo após a evolução do design, percebemos que os dois ainda se assemelham bastante. Portanto, é totalmente justo que Star Wars agora possa oferecer algo para a produção de Metrópolis. Ou seja, facilitar a produção da série desse filme clássico, com a ajuda de uma tecnologia mais moderna.
Lang dirigiu Metrópolis a partir de um roteiro escrito por sua esposa Thea von Harbou, autora do romance original, que leva o mesmo nome. Harbou escreve o livro já com a intenção de transformá-lo em um filme, dirigido pelo seu marido. Portanto, as filmagens iniciam antes mesmo da publicação do livro. O filme recebeu várias críticas quando estreou, mas logo depois virou um clássico cult, sendo elogiado por suas discussões sociopolíticas e pela estética futurista única que Lang e von Harbou conseguiram construir juntos. Com certeza será mais uma série de sucesso do Apple TV+, que já teve Fundação, de Isaac Asimov.