The Velvet Underground foi Punk, antes do Movimento Punk existir

Se tem um disco que pode receber o selo Mudou a História do Rock, certamente é The Velvet Underground & Nico, banda de Nova York que surgiu nos anos 1960.

The Velvet Undreground

The Velvet Underground influenciou uma legião de seguidores e existe um forte argumento para esse status, pois foi a primeira banda de rock a existir como um ato alternativo e totalmente underground. Ou seja, podemos dizer que foi a primeira banda de rock a incluir um membro com credenciais de vanguarda. Isso possibilitou que o Velvet Underground tivesse uma agenda mais artística e menos comercial além, é claro, do patrocínio feito pelo artista Andy Warhol, uma influência para o grupo e que permitiu a criação de músicas e letras bem mais picantes. Algo bem acima daquilo que o Mundo do Rock já havia criado.

Se voltarmos para 12 de março de 1967, vamos perceber que o acontecimento mais importante nesse dia, foi o lançamento de Velvet Underground & Nico, o disco de estreia de uma banda diferente de tudo. A Banda The Velvet Underground tinha em sua formação Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison e Maureen Tucker, que foram ousados e agressivos em tempos hippies de paz, amor e flower power

A primeira formação da Banda teve duas forças primárias essenciais. Além disso, teve o vocalista e guitarrista nascido em Nova York, Lou Reed, com alguma influência de Dylan em suas letras e uma voz única, que já se destacava na estreia do grupo. Reed tinha um visual nojento e decadente em sua forma mais teimosa, mas também era capaz de mostrar a luz, em suas composições.

Uma Banda musicalmente aventureira

A outra força desse grupo inicial foi o multi-instrumentista galês, John Cale. Originalmente de um fundo clássico e vanguardista, suas contribuições no baixo, viola, piano e órgão, empurraram a banda para um território musicalmente aventureiro. A baterista Moe Tucker também foi um excelente contraste para o grupo, com seu estilo de bateria simples e inovador, que dispensava os pratos.

Esse quarteto original foi completado pelo guitarrista rítmico Sterling Morrison e na sua estréia, o Velvet se juntou à vocalista alemã Nico, que entrou no grupo para torná-los mais comerciais. No entanto, a sua presença garantia uma voz oposta ao sotaque hipnótico de Reed. Já o nome Nico, foi criado por Andy Warhol e é um anagrama da palavra Icon. Ou seja, o nome verdadeiro da cantora, compositora, modelo e atriz alemã, era Christa Päffgen.

John Cale saiu após seu segundo álbum e foi substituído por Doug Yule. Por isso os álbuns com Yule são mais suaves e menos experimentais. Reed saiu da banda depois do álbum Loaded, de 1970, que soa muito mais convencional do que todos os álbuns anteriores.

Certamente todos os quatro álbuns do Velvet Underground liderados por Lou Reed, são pontos de referência para qualquer estudante e músico de rock. Mas é claro que há muito mais para explorar sobre essa Banda, principalmente em seu álbum de estreia. Esse álbum do Velvet foi um ícone da Pop Art e, ao mesmo tempo, influenciou diversos artistas e gêneros musicais. Pois a Banda misturou experimentalismo e psicodelia, marcando o disco para sempre como um divisor de águas da indústria fonográfica . Portanto, se você ainda não ouviu o famoso disco da banana, talvez seja a hora de escutar esse clássico do Rock, que é eterno.

Descasque lentamente e ouça sem preconceito.

Músicas do Disco

Lado 1

Sunday Morning (Reed, Cale) – 2:56
I’m Waiting for the Man – 4:39
Femme Fatale – 2:38
Venus in Furs – 5:12
Run Run Run – 4:22
All Tomorrow’s Parties – 6:00

Lado 2

Heroin – 7:12
There She Goes Again – 2:41
I’ll Be Your Mirror – 2:14
The Black Angel’s Death Song (Reed, Cale) – 3:11
European Son (Reed, Cale, Morrison, Tucker) – 7:46

Você encontra o Vinil de The Velvet Underground & Nico na Amazon

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados