Elvis Presley e a história da música Suspicious Minds

Suspicious Minds transforma Elvis Presley em lenda, no final dos anos 1960, mas o que diz a música e quem a gravou primeiro?

Suspicious Minds

Elvis Presley cantando Suspicious Minds

Boa parte da população mundial conhece a música Suspicious Minds, pois Elvis a interpreta de forma magistral, mas você sabia que ela tem 239 versões gravadas? Isso mesmo, essa música virou um sucesso na voz de Elvis, mas até Dinho Ouro Preto e Fine Young Cannibals gravaram uma versão de Suspicious Minds. Mas, a primeira versão dessa música, foi escrita e gravada pelo compositor americano Mark James, que também co-escreveu Always on My Mind, outro sucesso de Elvis. Por isso que em 2015, Mark James entra para o Hall da Fama dos Compositores de Nashville.

Significado de Suspicious Minds

A música fala sobre o relacionamento de um casal e os vários sentimentos de desconfiança, que existem nele. Mas também mostra que eles precisam seguir em frente, para conseguirem sobreviver. Mark James disse que estava tocando sua guitarra Fender à noite e a melodia cativante da música surgiu, como um passe de mágica. Nessa época ele era casado com sua primeira esposa, mas ainda tinha sentimentos pela sua namorada de infância, que também era casada. Por isso, a esposa de James suspeita de seus sentimentos por outra mulher e ele sente esse momento complicado. Ou seja, os três foram apanhados nesta armadilha, da qual não podiam sair.

Como Elvis consegue gravar a música

Na primeira versão da música, James canta os vocais principais com o apoio das Holladay Sisters. A gravadora gosta tanto dessa versão, que a lança imediamente, mas eles não tinham dinheiro suficiente para promover novos artistas, com isso a música tem um péssimo desempenho. No entanto, nesse mesmo ano, o produtor da gravadora, Don Crews, diz a James que Elvis Presley tinha reservado seu estúdio, para gravar o álbum From Elvis in Memphis.

Crews pergunta a James se ele tem alguma música que combine com Elvis. James diz que Presley precisa de um Rock mais maduro, ao estilo do cantor Tom Jones. Nesse momento, Crews e James sentem que Suspicious Minds é a música perfeita para isso e incentivam Elvis a escutá-la. Após ouvir a música, Elvis decide que poderia transformar Suspicious Minds num sucesso.

Onde gravaram essa música?


Em 1969, Elvis grava sua primeira versão de Suspicious Minds no American Sound Studio, local do famoso álbum Elvis: ’68 Comeback Special. Isso desperta o interesse do produtor Chips Moman, que resolve gravar esse novo estilo do Rei do Rock, cantando gospel, country, blues e soul.

Mark James estava em Memphis na época, mas não participa dessa sessão de gravação. Ele esteve no estúdio de gravação alguns dias antes, mas sentiu que Elvis estava desconfortável com a sua presença. Como não queria estragar as coisas, ele decide ficar longe do estúdio.

No início, James acha que a nova música soava muito lenta. Mais tarde, quando ouve a versão completa, ele comenta que ficou maravilhado. Várias pessoas que participaram desse período, dizem que Elvis atravessava a rua só para dizer olá à James.

Apesar de ser um sucesso, a música quase foi cancelada, devido a uma disputa de direitos autorais. Os parceiros comerciais de Elvis disseram que queriam metade dos direitos autorais e a equipe de Elvis quase interrompe a sessão de gravação. Mas Harry Jenkins, da RCA, chega a um acordo com a equipe de Elvis, pois sente que a música seria um grande sucesso.

Como foi o desempenho nas paradas de sucesso?

Suspicious Minds é a última música de Elvis a alcançar o primeiro lugar da parada americana, antes dele morrer, e também é a segunda mais tocada no Reino Unido. Além disso, a faixa chega a liderar a Billboard Hot 100, por uma semana, permanecendo na parada por 15 semanas. Mas esse é o último single número 1 do Rei do Rock, embora ele tenha chegado perto de liderar as paradas novamente, quando Burning Love alcança o segundo lugar.

Uma música regravada 239 vezes

Em 1986, o Fine Young Cannibals lança sua interpretação de Suspicious Minds, mas com backing vocals de Jimmy Somerville e alcança a 8ª posição no Reino Unido. O cantor Roland Gift até disse que Elvis veio até ele, em um sonho, e lhe disse para gravar a melhor versão de todos os tempos. Mas essa versão nem é tão boa assim e as outras centenas de versões também não são tão perfeitas, como a interpretação de Elvis.

Veja abaixo a letra de Suspicious Minds

We’re caught in a trap
I can’t walk out
Because I love you too much, baby
Why can’t you see
What you’re doin’ to me
When you don’t believe a word I say?

We can’t go on together
With suspicious minds (with suspicious minds)
And we can’t build our dreams
On suspicious minds

So if an old friend I know
Stops by to say hello
Would I still see suspicion in your eyes?
Here we go again
Asking where I’ve been
You can’t see the tears are real, I’m cryin’ (yes, I’m crying)

We can’t go on together
With suspicious minds (suspicious minds)
And we can’t build our dreams
On suspicious minds

Oh, let our love survive
I’ll dry the tears from your eyes
Let’s don’t let a good thing die
When, honey, you know I’ve never lied to you

Mmm
Yeah, yeah

We’re caught in a trap
I can’t walk out
Because I love you too much, baby
Why can’t you see
What you’re doin’ to me
When you don’t believe a word I say?

Well, don’t you know I’m
Caught in a trap?
I can’t walk out
Because I love you too much, baby
Well, don’t you know I’m
Caught in a trap?
I can’t walk out
Because I love you too much, baby
Well, don’t you know I’m
Caught in a trap?
I can’t walk out
Because I love you too much, baby

Veja abaixo a interpretação de Elvis Presley

No Site MobDica falamos sobre Elvis Presley e muito Rock And Roll

Conheça a loja de CD e Vinil da Amazon – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados