Ikaris apareceu pela primeira vez na HQ Eternals #1, em 1976 e foi criado por Jack Kirby.

Nascido há mais de 20.000 anos, Ikaris era filho dos Eternos Virako e Tulayn. Com cerca de 300 anos, Tulayn morreu e Ikaris ficou apenas com o seu pai. Originalmente, ele não usava o nome pelo qual agora é conhecido. Na verdade, até hoje nunca foi revelado exatamente qual é o seu verdadeiro nome.

Ikaris é um membro dos Eternos que é uma ramificação dos Celestiais, uma das raças com os seres mais poderosos da Marvel. Com o tempo, ele se tornou um inimigo dos Deviants, uma raça grotesca de seres criados também pelos Celestiais. Ele recebeu o nome de Ikaris depois que o seu filho, com o mesmo nome, morreu.

Após os acontecimentos do Grande Cataclismo, ele guiou um barco cheio de refugiados para longe do perigo e os levou para um lugar seguro. Como sempre conseguiu voar, Ikaris dava assistência ao barco, voando por cima dele. Os humanos que estavam no barco o viram voando e confundiram o Eterno com um pássaro. Como uma lenda, cada vez que a história era contada, Ikaris ampliava o seu alcance como um mito da humanidade.

Mais ou menos na mesma época que Ikaris ajudou os humanos a ficarem em segurança, um Celestial cometeu um crime na Terra. Como punição, o Celestial teve sua energia liberada da armadura e foi colocado em um sono profundo. Ele foi então enterrado por seus companheiros Celestiais e se tornou conhecido como o Celestial Sonhador. A arma usada para dispersar o adormecido Celestial foi sepultada na Pirâmide dos Quatro Ventos, que foi construída pelo pai de Ikaris, Virako. Isso significa que muito poucos seres, um dos quais Ikaris, sabem de sua existência.

Veja a Capa de uma HQ dos Eternos com o personagem Ikaris.

Na HQ especial Eternals Forever #1, os leitores acabam conhecendo o verdadeiro passado de Ikaris, da sua família e da tristeza que ele carrega consigo.

Depois de ser atacado pelo Deviant Ghaur e seus asseclas, Ikaris é reprogramado por Ghaur e enviado de volta à casa dos Eternos, Olympia, para ser um agente adormecido. Antes de ir, ele faz uma visita a um túmulo e os leitores ficam conhecendo a sua triste história: Zuras enviou o homem que viria a se chamar Ikaris para a Grécia antiga, para lutar contra os Deviants, mais tarde ele se apaixona por uma mulher humana e acabam tendo um filho, que também tinha o nome de Ikaris. O garoto queria voar mais do que qualquer coisa e o seu pai prometeu construir asas para ele e mostrar como usá-las. Infelizmente, Ikaris foi chamado e quando seu filho envelheceu o suficiente, ele construiu o seu próprio conjunto de asas. O garoto voou muito alto, acabou morrendo por falta de oxigênio e caiu no oceano. Na verdade o túmulo que Ikaris visitou, é do seu filho e os leitores descobrem que ele ficou com esse nome para honrar a sua memória.

Os Eternos teceram um caminho dentro e fora dos assuntos da humanidade e nesse processo inspiraram mitos e histórias que ressoaram ao longo de milênios. A história de Dédalo e Ícaro, da mitologia grega, é uma dessas. É um conto que alerta o leitor para que ele não deixe a ambição ultrapassá-lo. Ikaris poderia ter fornecido orientação ao seu filho, aproveitando o vasto conhecimento dos Eternos em construir um conjunto de asas verdadeiramente grandes. Além disso, os Eternos têm uma maior compreensão científica e saberiam que a atmosfera fica mais quente e rarefeita no alto e Ikaris poderia ter avisado o seu filho sobre isso também. Finalmente, Ikaris já tinha milhares de anos nessa época, estava cheio de sabedoria e poderia ter transmitido tudo isso para o seu filho. Mas, como o seu filho se recusou a esperar, isso acabou levando-o à morte.

A vergonha de Ikaris é agravada porque ele estava cumprindo o seu dever como um Eterno, de lutar contra os Desviantes, o que o forçou a perder vários anos com o seu filho. Jack Kirby sempre teve um fascínio por mitos e lendas e os Eternos foram o conceito mais fascinante a surgir desse interesse. Ikaris inspirou uma das histórias mais trágicas da mitologia grega e esta HQ dá aos fãs uma visão profunda desse seu passado melancólico.

Ikaris vai fazer a sua estreia no UCM, no filme Os Eternos e futuramente todo esse universo criado por Jack Kirby poderá ser bem detalhado no Cinema e TV.

Artigo: Hugo Machado

No site da Amazon você encontra uma loja exclusiva de Quadrinhos.

Acesse Aqui: