|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

É lamentável ver a clássica História em Quadrinhos de Art Spiegelman, Maus, vencedora do prestigiado prêmio Pulitzer, sofrendo algum tipo de censura em pleno século XXI.

Quando recebo uma notícia sobre a censura de uma HQ, Filme, Game, Livro, ou qualquer outra forma de arte, sinto uma imensa tristeza e ao mesmo tempo raiva, pois essas pessoas alienadas e sem visão, não podem ditar o que é permitido. É lamentável que o Conselho Escolar do Condado de McMinn, em Tennesse, tenha votado para remover essa Graphic Novel de suas escolas, citando-a como inadequada para os alunos. Essa remoção desencadeou uma onda de objeções em todo o mundo, com várias pessoas condenando essa censura.

A HQ Maus apareceu na publicação de quadrinhos underground de Art Spiegelman, Raw, antes de ser publicada pela Pantheon Books. A história é centrada na experiência do pai de Spiegelman durante o Holocausto e a HQ é uma mistura de ficção, autobiografia, história e vários outros gêneros. Essa HQ utiliza a narrativa de retratar vários grupos de pessoas como animais, onde judeus são ratos e alemães são gatos. Maus foi o primeiro e, até agora, único quadrinho a ganhar um prêmio Pulitzer, uma grande conquista para essa arte.

Maus recebeu muita atenção, não pelo Pulitzer, quando um conselho escolar votou, em uma decisão esmagadora de 10 a 0, para remover a Graphic Novel do distrito escolar do Condado de McMinn. Um comunicado divulgado pelo Conselho afirma que a remoção de Maus foi por causa do uso desnecessário de palavrões e nudez, além de sua representação de violência e suicídio. A declaração também descreve Maus como uma HQ direcionada para adultos e não para uso escolar e eles, simplesmente, não acreditam que este trabalho tenha um texto apropriado para os alunos estudarem. Essa censura aconteceu um pouco antes do Dia Internacional do Holocausto.

Não podemos subestimar a importância de um trabalho como a HQ Maus. Além do papel influente que ela desempenhou, trazendo os quadrinhos para um público maior e mais adulto, na década de 80, os temas e o conteúdo permanecem oportunos e totalmente relevantes. É uma visão brutal e honesta de um capítulo sombrio da história humana e aborda temas como culpa e a tendência das pessoas em humilhar os seus semelhantes.

Lógico que essa decisão levou a uma forte reação dos fãs, criadores de quadrinhos, profissionais acadêmicos e outros que enxergam essa censura do conselho, como uma ação politicamente motivada. É lamentável ver a HQ Maus, ou qualquer outro tipo de arte, sofrendo algum tipo de censura. Ainda bem que isso chamou mais atenção para essa revista, fazendo com que ela esgotasse rapidamente na Amazon. A censura pode ter uma reação oposta não intencional e, embora Maus permaneça indisponível para os alunos do Conselho Escolar do Condado de McMinn, a HQ agora atingiu um público muito maior.

Cada vez mais estamos vendo eventos semelhantes ao que aconteceu com a Graphic Novel de Art Spiegelman e precisamos destacar os méritos artísticos dessas obras. Devemos ampliar o alcance desse tipo de obra, fazendo com que elas cheguem às mãos de vários alunos e jovens pois HQs, como Maus, têm muito a ensinar para as próximas gerações.

Artigo: Hugo Machado


Na Amazon você encontra a HQ Maus de Art Spiegelman.

Acesse Aqui



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade