A cultura latina vem ganhado destaque nas histórias da Marvel e vários novos personagens aparecem, como na coleção Marvel Voices.
Marvel’s Voices: Comunidades #1 mostra alguns desses novos personagens heróicos da editora, em novas histórias desenvolvidas por vários criadores Latinos. Esta série especial destaca o legado diversificado da Marvel e celebra a herança e a importância da cultura Latina.
Marvel’s Voices é uma série de especiais com edições que celebram os heróis da Marvel. Esses especiais já incluíram Marvel’s Voices #1, Marvel’s Voices: Indigenous Voices #1 e Marvel’s Voices: Pride #1. O próximo especial, Marvel’s Voices: Identity #1, chegará em agosto de 2021 e celebrará a herança de asiático-americanos e das Ilhas do Pacífico. Depois disso, haverá essa edição especial apenas com heróis latinos.
A HQ Marvel’s Voices: Comunidades #1 conta novas histórias com heróis Latinx, esse termo inclusivo que a Marvel quis adotar e que representa as pessoas de origem ou descendência latino-americana, mas que não se identificam como homens ou mulheres, ou que não pretendem ser definidas por seu gênero. Essa expressão é comum entre jornalistas, políticos, corporações e universidades e, em 2018, chega ao dicionário. No entanto, intelectuais latinos e 97% da população latina, não adotam o termo Latinx e esse comentário abaixo explica muito bem porque eles detestam essa expressão:
“Talvez o fracasso mais irônico do termo seja que ele realmente exclui mais grupos do que inclui”, escreveram Gilbert Guerra e Gilbert Orbea da Swarthmore College, “Ao substituir o ‘o’ e o ‘a’ por ‘x’, a palavra ‘Latinx’ se torna ridiculamente incompreensível para qualquer diálogo em espanhol sem alguma fluência em inglês.”
Marvel Voices tenta revolucionar os quadrinhos
Voltando aos quadrinhos, alguns dos escritores que estão nesta edição especial são: Daniel José Older, Karla Pacheco, Terry Blas, Juan Ponce, Leonardo Romero, Amparo Ortiz, Alex Segura, Nico Leon, Edgar Delgado e muito mais. Os artistas são: Enid Balám, Vanesa Del Ray, Adriana Melo, Leonardo Romero, Nico Leon, Alitha E. Martinez, além de outros e outras que criam essas capas variantes das revistas. Alguns dos personagens desta edição são os Tigres Brancos Hector e Ava Ayala, Robbie Reyes como Motoqueiro Fantasma, America Chávez, Miles Morales como Homem-Aranha e Reptil.
Tigre Branco em capa de George Peréz e Java Tartaglia
Essas capas variantes mostram dois Tigres Brancos, America Chavez e uma adaptação da capa oficial da HQ. A capa variante de America Chávez tem ilustração de Mateus Manhanini e a com Hector Ayala, como Tigre Branco, é de George Peréz e Java Tartaglia. Mas a capa variante com Ava Ayala, como Tigre Branco, é de Maria Wolf e Mike Spicer e a com bandeiras e vários personagens é de Nabetse Zitro e Jesus Aburtov.
Estas histórias em quadrinhos certamente contam com uma grande parte da comunidade latina da Marvel. Além disso, personagens mais antigos e mais novos aparecem nas histórias e um novo herói também surge nessas HQs. Pois Terry Blas apresenta um novo herói de sua aclamada série Reptil, que é a prima de Humberto, Eva. Ela utiliza sua magia e pode desenvolver suas habilidades num futuro próximo. Já o Tigre Branco aparece em uma história que apresenta o personagem, pois ele é o primeiro super-herói latino da Marvel e abre caminho para futuros heróis latinos na editora.
A personagem Nina, a Conjuradora, apresentada na HQ do Doutor Estranho, também aparece nesta edição. O folclore Latino também faz parte deste especial e mostra Nina lutando contra o Anhangá, um espírito da natureza. O prefácio desta edição é de Frederick Luis Aldama, professor e estudioso de quadrinhos, além de ser responsável pelo site Plantary Republic of Comics. A HQ Marvel’s Voices: Comunidades #1 está disponível na Amazon, é só clicar abaixo.