•  
  •  
  •  
  •  

O mundo dos games está mudando rapidamente, principalmente para quem começou a jogar no antigo Atari. Essas mudanças estão acontecendo na forma como jogamos e como interagimos aos diversos games que surgem todo dia. Viajamos pelo espaço, atiramos, dirigimos carros luxuosos, jogamos futebol e até podemos enterrar na NBA.

Esse universo não para de evoluir e nos próximos anos os jogos na nuvem vão dominar o mundo, à medida que a velocidade da Internet for ampliada, deixando os jogos para PC e Console para trás. A razão para isso é o crescimento da portabilidade, flexibilidade e também a chegada do 5G. Muitos jogadores estão partindo para os games que permitem portabilidade e a nuvem tem capacidade para suportar essa mudança. O Google Stadia, por exemplo, em breve manterá a ideia de criar apenas Games AAA, aqueles com alto investimento de marketing e produção e você vai poder jogar no dispositivo móvel em casa, no ônibus, no avião ou no metrô. Na verdade, games de qualidade estarão disponíveis em qualquer lugar que a Internet, de alta velocidade, alcance.

Em 2018, o mercado de Games com portabilidade geraram uma receita de cerca de 70 bilhões de dólares e chegaram à 51% do mercado global e os games para celular tiveram um crescimento exponencial. Parece que os jogos e consoles de PC estão perdendo sua participação, é só dar uma olhada neste gráfico abaixo para percebermos que algumas indústrias de games estão em declínio. Jogos e consoles de PC, de acordo com essas estatísticas e pelo que podemos perceber, continuarão em declínio.

Isso ocorre porque os telefones estão se tornando muito flexíveis e cada vez mais os Joysticks serão compatíveis com eles, o que possibilita a chegada de games mais elaborados para essa plataforma. Além disso, os preços em breve serão mais competitivos, os jogos para PC custam muito mais do que o serviço de U$ 10 por mês do Google Stadia, por exemplo. Portanto, jogar em qualquer lugar ficará mais atraente e barato.

O desenvolvimento de games em breve será mais acessível, com os motores dos títulos sendo aprimorados e também a disponibilidade de códigos prontos para certas partes da produção desses jogos. Esse processo de desenvolvimento rápido e eficiente resultará na queda de preço dos títulos, o que possibilitará um alcance muito maior. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores reivindicam um maior controle sobre a distribuição de games e o fim da pirataria, por meio do compartilhamento online de aplicativos. Isso pode ser feito com jogos na nuvem, usando um modelo parecido com o da Netflix, onde os jogadores só poderiam acessar os games por meio deste serviço, reduzindo a pirataria e questões polêmicas em torno dos games em todo o mundo.

As ferramentas de transmissão ao vivo também estão evoluindo e por muitos anos os jogadores confiaram apenas no conteúdo de plataformas de vídeo como o YouTube. Com a melhoria da tecnologia de streaming de games ao vivo, agora com a necessidade de apenas o clique de um botão, disponível gratuitamente, em diferentes plataformas como o Twitch Streaming, a quantidade de horas que os usuários assistem os games está aumentando rapidamente.

Em breve poderemos jogar com outras pessoas e interagir de forma livre e aberta dentro dos próprios games e os gráficos desse mundo aberto logo serão muito reais. Isso porque as placas gráficas se tornarão ainda mais poderosas e eficientes, como a nvidia RTX 2080 ti e tudo será ainda mais impressionante. Isso significa que poderemos jogar usando a tecnologia avançada de RV em casa, entrando nesse mundo 3D e criando games imersivos nesse ambiente aberto. A clareza entre o mundo real e o mundo dos games diminuirá muito e possivelmente não seremos capazes de dizer se acordamos em um jogo ou em nossa cama real.

Em uma declaração o produtor Toshi Hoo afirmou que: Em 2030, a web terá escapado da tela, permitindo que a computação gráfica salte para sua casa em 3D.

Realmente a forma como estamos indo com os games na direção desse mundo virtual, que não para de evoluir, vai impactar muito a nossa liberdade no mundo real. A capacidade de fazer coisas que não seria possível no mundo real, seja voar ou correr livremente, tudo isso estará disponível, em breve, com a tecnologia VR, que deixará tudo mais realista e fantástico

Está pronto para essa nova realidade dos games?

Você encontra Lego Super Mario na Amazon, Submarino, Americanas e Shoptime.

Acesse Aqui: