•  
  •  
  •  
  •  

Matrix Resurrections está perto de chegar aos cinemas e na HBO Max e as teorias revolucionárias começam a dominar a Web. Uma dessa teorias fala justamente sobre Morpheus e a sua versão mais jovem nesse quarto filme da franquia.

Como assim o Morpheus pode ser mais jovem que o Neo? Calma, vamos tentar explicar abaixo.

O trailer de Matrix Resurrections confirmou que Yahya Abdul-Mateen II interpretará Morpheus no filme, um personagem que antes era de Laurence Fishburne. O primeiro trailer de Matrix 4 mostrou mais detalhes dessa tão esperada sequência, com Abdul-Mateen II interpretando o icônico personagem Morpheus, com os seus óculos escuros espelhados, apoiando as teorias de que ele seria uma versão mais jovem dele. Pouco depois do lançamento da filmagem, Abdul-Mateen revelou oficialmente que realmente está interpretando Morpheus.

O papel de Morpheus como o libertador de Neo, foi central para o primeiro filme Matrix e a sinopse oficial de Matrix Resurrections indica que a sequência seguirá detalhes desse filme e não será exatamente uma sequência dele, por isso a história de Morpheus será, sem dúvida, um elemento-chave em Matrix Resurrections. A versão de Morpheus nesse filme é inconfundivelmente mais jovem do que o da trilogia original, o que na verdade sugere as possíveis razões para o papel ter sido reformulado.

A reformulação do personagem é aparentemente deliberada, visto que não apenas Fishburne não foi convidado a retornar e o papel foi preenchido por um ator muito mais jovem. Isso indica que a idade e a aparência de Morpheus são na verdade centrais para o enredo de Matrix Resurrections e que o filme provavelmente vai entregar uma história de origem para esse personagem ou uma espécie de reinicialização ou, provavelmente, um pouco disso tudo. O título Resurrections de Matrix 4 apóia essa teoria, mostrando um renascimento dentro ou fora da Matrix. Podemos presumir isso devido às referências do trailer onde Neo e Trinity tentam se lembrar um do outro, ou do mundo fora da Matrix, é possível que isso também se estenda à Morpheus. Enquanto essa reformulação do papel certamente adiciona mais força ao título, o trailer na verdade apresenta uma imagem fugaz de um Morpheus chocado olhando para um espelho, sugerindo que ele também pode não estar ciente do que esteja acontecendo.

Outra evidência de como essa reformulação é significativa para a história, é comprovada quando vemos que tanto Keanu Reeves quanto Carrie-Anne Moss estão reprisando os seus papéis, apesar de duas décadas de envelhecimento, com Neo parecendo muito diferente desta vez. Com o retorno de duas das estrelas que participaram do filme original, a decisão de Lana Wachowski de não chamar Fishburne de volta certamente nasceu da necessidade da história, embora não seja impossível que ele ainda possa fazer algum tipo de retorno surpresa no filme.

Por enquanto, não está totalmente claro por que esse papel foi reformulado, mas o trailer do filme aparentemente confirma várias das teorias sobre o envolvimento de Abdul-Mateen II em Matrix Resurrections, incluindo uma de que ele desempenhará um papel que irá trazer Neo para fora da Matrix. Lógico que esses palpites são apenas teorias e nada disso pode acontecer em Matrix Resurrections. Portanto, só saberemos realmente porque Morpheus é mais jovem, quando o filme for lançado no Cinema e na HBO Max.

Veja Abaixo o Trailer Legendado.

Artigo: Hugo Machado


Na Amazon você encontra tudo sobre Matrix: