|

Compartilhe!

O filme o Náufrago, com Tom Hanks, mostra a vida controlada pelo tempo e a interação salvadora com uma bola chamada Wilson.

O Náufrago

Tom Hanks no filme O Náufrago

Já vi o filme O Náufrago algumas vezes e sempre achei que Wilson, a bola que faz companhia à Chuck Noland (Tom Hanks), merecia ganhar um Oscar. Mas, como nem Tom Hanks ganhou uma estatueta nesse filme, que venceu apenas na categoria Melhor Edição, é lógico que Wilson foi esquecido. Na verdade, Tom Hanks faz os dois papeis nesse filme, pois ele pergunta e responde, quando interage com Wilson na solidão de uma ilha.

Aliás, esse monólogo é muito engraçado, pois Noland faz algumas perguntas assim para Wilson: “você não teria uma partida por acaso, teria?” Ou “ei, você quer ouvir algo engraçado? O nome do meu dentista é James Spalding.”

O filme O Náufrago mostra um homem que vive sua vida de acordo com o relógio, enfrentando um mundo onde o tempo não tem importância alguma. Pois ele é o único sobrevivente de um acidente de avião, que cai no Oceano Pacífico e, por isso, chega à uma pequena e remota ilha. A partir desse momento, onde ele tenta sobreviver na ilha, vemos a importância da bola de vôlei Wilson e também de uma baleia.

Quando Chuck Noland fica preso nessa ilha, o tempo se torna totalmente irrelevante. Pois apesar dele ser um funcionário da Fedex, Noland perde todo o controle sobre o tempo. Ficar preso na ilha muda completamente a essência de Chuck e tudo aquilo que ele pensa sobre a vida. Ao longo do filme podemos ver os estágios pelos quais Chuck passa, enquanto reaprende a viver e tenta sobreviver.

O Náufrago

Wilson é um personagem importante do filme O Náufrago

Não gosto muito de contar detalhes sobre nenhum filme, mas O Náufrago já tem 23 anos e quase todo mundo já assistiu. Como Noland é um funcionário da Fedex, o avião que caiu na ilha está cheio de encomendas. Em uma dessas caixas de encomenda, que Noland resolve abrir depois de pensar muito, contém uma bola de vôlei Wilson. Inicialmente ele não tem nenhum interesse pela bola mas, após cortar sua mão tentando fazer fogo, Noland agarra a bola e a atira violentamente. Um pouco mais tarde, quando recupera a bola, ele descobre que a palma da sua mão ensanguentada criou a imagem de um rosto, com cabelo espetado. Ele resolve desenhar um par de olhos, uma boca e coloca a bola sobre um toco de árvore. Logo depois, ele resolve dar um nome à essa bola e começa a chamar-la de Wilson, o seu novo amigo imaginário.

Lógico que Wilson é mudo mas, com o passar do tempo, a interação de Chuck Noland com a bola começa a ser bem real. A interpretação de Tom Hanks é fantástica, pois ele faz pausas nesse monólogo, como se Wilson estivesse realmente respondendo. Esse momento marcante causa um grande impacto na história, por isso Wilson, na verdade Tom Hanks, merecia um Oscar.

Quando Wilson e Noland encontram a Baleia

Depois de alguns anos na ilha e de conversar muito com Wilson, Noland resolve construir uma jangada utilizando recursos da ilha e das encomendas da Fedex. Com a jangada pronta, Noland e Wilson ficam à deriva no mar e ouvem um berro, um pouco antes de uma Baleia Jubarte emergir. Ela ainda aparece no outro lado da jangada, vira de lado e abre um olho para Noland. Essa baleia vai aparecer mais algumas vezes no filme e ela representa a perseverança de Noland. Pois ela aparece mesmo depois de Wilson sumir no mar aberto, após ele e Noland enfrentarem uma tempestade.

Noland até tenta recuperar a Bola Wilson, mas a correnteza leva o seu amigo para longe e ele some no horizonte. O simbolismo dessa cena é crucial, pois percebemos que Wilson, na verdade, é a própria consciência de Noland. Por isso que quando a bola some no horizonte, achamos que Noland não conseguirá sobreviver. No entanto, a Baleia ressurge pela uma última vez e esguicha água em Noland, para sinalizar que um navio vai finalmente resgatá-lo.

Depois de passar alguns anos solitário na ilha e interagir apenas com Wilson, Chuck Noland passa a ter outro desafio pela frente, que é retornar à sua vida real. E nessa falsa realidade, onde ele finge que consegue controlar o tempo, Noland parte em busca de uma companhia, após viver vários anos na mais completa solidão.

No Site MobDica você encontra vários artigos sobre Cinema

Na Amazon você encontra uma loja de DVD e Blu-Ray – Clique Abaixo



Publicidade Publicidade

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posts
Relacionados
Publicidade
plugins premium WordPress