|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

No filme Footloose vemos Ren McCormack (Kevin Bacon), um adolescente desinibido de Chicago, mudando para uma cidade conservadora onde é proibido dançar e ouvir rock.

Footloose é um daqueles filmes que você assiste e depois quer sair dançando pela rua, principalmente se for um adolescente rabugento e raivoso, morando em alguma pacata cidade do interior. Lógico que eu não tinha o talento dançante do Ren, aliás nem o Kevin Bacon tinha, pois em algumas danças ele precisou da ajuda de dublês, mas arriscava alguns passinhos em casa, bem longe das famonas festinhas dançantes do interior.

Por incrível que pareça, Footloose foi inspirado em uma história real que aconteceu em 1979 na cidade de Elmore, em Oklahoma. A história gira em torno de um adolescente, que tenta derrubar a proibição de um conselho municipal, dominado por pessoal infelizes, que não permite qualquer tipo de dança, ou rock. Um conservadorismo exagerado, que anda rondando nossas vidas em pleno século XXI, que o personagem de Kevin Bacon pretende derrubar.

Os anos 80 foram uma época recheada de tendências da cultura pop, como cabelos grandes, moda questionável e vários filmes atemporais sobre adolescentes rebeldes e divertidos. Footloose é um desses filmes, pois mostra um mundo onde a dança é proibida e como as sementes de um motim adolescente podem ser impiedosamente semeadas. Um mundo sem jovens rebeldes e insaciáveis, não tem graça alguma.

Ren McCormack (Kevin Bacon) é um adolescente desinibido de Chicago, que se muda para a cidade conservadora e rústica de Bomont, Oklahoma, um lugar onde é literalmente contra a lei dançar e até ouvir rock. Uma premissa que parece brutalmente arcaica em 2022, mas Footloose continua sendo um drama tão ressonante quanto a música que embala suas sequências de danças épicas, no ritmo da música homônima de Kenny Loggins. É um filme sobre adolescentes, que ecoa muitos anos depois e até chegou a ter um remake, em 2011.

Em Footloose, as pessoas não podem dançar em público, em casa, na escola ou em qualquer lugar dentro dos limites da cidade de Bomont. Essa lei ridícula está em vigor há anos e percebemos bem isso, quando o pastor e pai de Ariel (Lori Singer) desliga um aparelho de som que tocava na frente da lanchonete e acaba com a diversão dos jovens presentes

Apesar de tanta repressão e caretice, Ren ensina seu amigo Willard (Chris Penn) a mexer as cadeiras e os jovens realizam o famoso baile do filme. Logo após uma pequena confusão na entrada, Ren diz a famosa frase, let’s dance, e todos dançam alegremente, acabando com o conservadorismo que reinava na cidade.

Artigo: Hugo Machado

Veja o trailer de Footloose

Na Amazon você encontra uma loja de DVD e Blu-Ray :

Acesse aqui:



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade