As músicas mais marcantes de filmes dos anos 80

Não vou ser um saudosista da década de 80, apesar de gostar muito dela, mas as músicas de filmes marcantes desse período, são sensacionais.

Cena do filme Fama

Primeiro que você não assistia praticamente nada sobre os filmes, se não tivesse visto um trailer em alguma outra sessão, e tudo era uma surpresa, inclusive a música tema.

As músicas eram sempre marcantes e apareciam em pequenos trechos, em várias partes do filme, para depois ser tocada inteira em alguma cena principal ou no seu final, pegando um pouco dos créditos. Aliás, quem não assiste crédito de filme, nem merece ir ao cinema.

É lógico que cada um tem a sua música favorita, mas escolhemos as que achamos mais marcantes e tocaram bastante nos rádios e vitrolas dessa época. Não tinha download e muito menos streaming, mas você achava as trilhas sonoras em discos e podia ficar ouvindo por um bom tempo, até cansar ou até assistir ao próximo lançamento cinematográfico dessa década impressionante.

Veja abaixo nossa lista com músicas de filmes dos anos 80:

Ghostbusters

A famosa música chiclete que gruda na sua cabeça depois que você assiste ao filme. Ghostbuster foi criada por Ray Parker Jr. e com certeza é uma música cativante. Principalmente quando você assiste ao filme e ela começa a tocar. A música combina muito com o carro dos Caça-Fantasmas e tocava quase sempre que a equipe saia para uma captura fantasmagórica.

(I’ve Had) The Time of My Life

Poderíamos ter escolhido algumas músicas do filme Dirty Dancing, pois apesar dele agradar principalmente o público feminino, muito marmanjo também gostou de assistir, como eu. A escolha da música, lógico, é (I’ve Had) The Time of My Life. Você até pode ver Patrick Swayze e Jennifer Gray dançando, se der um play nela agora, enquanto as vozes de Bill Medley e Jennifer Warnes ecoam em sua cabeça. A música ganhou um Oscar.

Maniac

Nos anos 80 os filmes de dança viraram uma febre e toda semana tinha uma estreia nova. Só de ler o nome dessa música, já me faz lembrar do filme Flash Dance. Você pode não saber quem é Michael Sembello, o cantor dessa música, mas definitivamente vai lembrar de Maniac

Sembello compôs Maniac após ter assistido a um filme de terror e ajustou a música para o filme Flashdance. Seu ritmo deixa qualquer um com vontade de dançar, como nunca dançou antes.

The Power of Love

Essa música do filme De Volta Para o Futuro é um ícone dos anos 80. Basta tocar que você já lembra do filme e das trapalhadas de Marty e Doc. Quem nunca pensou em entrar num DeLorean, colocar uma fita K7 e sair voando para décadas passadas ou futuras? The Power of Love, de Huey Lewis And The News, é uma música perfeita para o filme De Volta Para o Futuro

Footloose

Nem precisamos dizer de que filme é esta música. Depois que Kevin Bacon leva a dança para uma cidade reprimida, os adolescentes resolvem lutar contra a igreja e a caretice para realizarem uma festa. Naturalmente Footloose, de Kenny Loggins, toca durante essa festa e faz você pensar em sair do cinema dançando, aliás isso acontece toda vez que escutamos essa música. Footloose tem duas versões, mas eu prefiro o primeiro filme.

Take My Breath Away

Quando você pensa em Top Gun, famoso filme de ação de Tom Cruise, a primeira música que vem à mente são os acordes fortes de Danger Zone. Mas a icônica Take My Breath Away, do Berlim, é uma música irresistível e faz sucesso até hoje em festas e formaturas. Os outros Top Gun não têm uma música que consiga competir com essa.

Purple Rain

Prince não era um excelente ator e seus filmes eram bem bobinhos, mas todo mundo assistiu Purple Rain, apenas para ouvir suas músicas. A trilha sonora que Prince criou para esse filme era sensacional e, além de Purple Rain, tinha também a música When Doves Cry, que chegou a ser o hit nº 1 da Billboard e talvez seja sua música mais icônica.

I Melt With You

Sonhos Rebeldes (Valley Girl) mostra o início de Nicolas Cage no cinema. Mas essa comédia romântica de Martha Coolidge teve um pro destaque. I Melt With You do Modern English não foi escrita para o filme, mas combinou com ele de forma significativa. Sonhos Rebeldes ajudou a fixar essa música na consciência popular e deu ao Modern English o seu único hit memorável. Se não fosse pelo filme, I Melt With You certamente não faria tanto sucesso no rádio e nas danceterias, como a Robin Hood.

Eye of the Tiger

Essa música deixava qualquer um empolgado e pronto para malhar. Esse é principal poder de Eye of the Tiger do Survivor’s. As notas iniciais batem forte na sua cabeça e alcançam o seu coração. No filme, o objetivo dessa música era mostrar Rocky Balboa ficando em forma, para enfrentar Clubber Lang em Rocky III. Eye of the Tiger com certeza combinou muito com o filme e ficou famosa por causa disso.

Don’t You (Forget About Me)

Falando em músicas icônicas, não podemos esquecer a que toca nessa cena acima, quando Judd Nelson levanta o punho para o céu. Depois que ele e o resto do Clube dos Cinco (The Breakfast Club) aprenderam algumas lições e deixaram a detenção escolar, o filme desaparece em seus créditos e a música que toca é esta do Simple Minds, Don Don’t You (Forget About Me). Um símbolo dos anos 80 e uma fatia deliciosa dessa nostalgia que a década deixou. Essa música é boa até hoje e sempre vai fazer parte de várias playslists.

Twist and Shout

Sim, temos música dos Beatles nessa lista. Adolescentes dos Anos 80 enlouqueceram com esse sucesso do Fab Four depois que Ferris Bueller, aquele adorável adolescente, deu o seu próprio show durante um desfile em Chicago, no filme Curtindo a Vida Adoidado. A atuação de Bueller em Twist and Shout é um momento cinematográfico indelével dos anos 80 e algo que todo mundo gostaria de ter feito.

Fama

A música Fame vai, de fato, viver para sempre. A canção vem desse filme de 1980, com o mesmo nome, que mostrava alguns jovens estudando para serem atores, cantores, dançarinos e todos os tipos de atividades criativas. Resumindo, eles queriam muita fama. 

A música foi interpretada por Irene Cara, que também interpretou Coco Hernandez no filme e ajudou a criar uma cena marcante do cinema. Fame foi escrita por Michael Gore e Dean Pitchford e fez sucesso na voz de Irene Cara.

Chase

Alan Parker, diretor do filme O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express), pediu explicitamente a Giorgio Moroder uma música no estilo I Feel Love, que ele compôs para Donna Summer. Foi assim que Moroder criou Chase e a primeira vez que ele produziu a trilha sonora de uma película.
Essa música amplia a atmosfera sombria e triste desse filme, que mostra o sofrimento de um jovem em uma penitenciária na Turquia.

Everybody Wants to Rule the World

O Tears For Fears é uma banda de sucesso que não precisou de um grande filme para impulsionar a carreira. Além disso, Everybody Wants to Rule the World ficou famosa por conta própria. Porém, como estamos falando de canções memoráveis de filmes e se você viu Academia de Gênios (Real Genius), com certeza vai lembrar que ele termina com esse sucesso do Tear For Fears. 

Para um filme que fala sobre corrupção e indústria militar, com um Val Kilmer sendo muito engraçado, é uma excelente escolha. Por isso acrescentamos mais essa música do filme Academia de Gênios.

Old Time Rock and Roll

A última música dessa lista foi criada por Bob Seger, em 1978, e sua natureza contagiosa chamou a atenção de algumas pessoas na época. Mas, a maioria das pessoas conhece Old Time Rock and Roll por apenas uma razão e isso envolve Tom Cruise deslizando pelo chão de cueca. 

A atuação de Cruise em Negócio Arriscado (Risky Business), ao som de Seger, passou a ser uma cena inesquecível desse filme. Por causa disso, Old Time Rock and Roll entrou na lista 100 Years 100 Songs, da AFI (American Film Institute)

Na Amazon você encontra uma seção de filmes em Blu-Ray e DVD

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados