|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

Os Beatles gravaram vários hits e clássicos do Rock, mas apenas algumas músicas podem realmente ser vistas como lendárias, como Love Me Do, que completa 60 anos.

Provavelmente toda a população da Terra já escutou, pelo menos uma vez na vida, alguma música dos Beatles. Os quatros garotos de Liverpool são onipresentes e gravaram músicas lendárias, como Love Me Do. Esta foi a primeira música gravada profissionalmente e lançada sob o nome The Beatles, excluindo as gravações de Tony Sheridan e The Beat Brothers. Foi também a primeira música de Lennon e McCartney ou, como indicado no rótulo, McCartney e Lennon. Também foi a primeira música lançada com a formação completa dos Beatles, que conhecemos até hoje: Lennon, McCartney, Harrison e Starr.

Em setembro de 1962, os Beatles foram aos estúdios Abbey Road da EMI, no norte de Londres, para gravar o seu primeiro single. O lado A tinha Love Me Do, a música menos original do fantástico livro de composições de John Lennon e Paul McCartney. A música tinha uma gaita tocada por Lennon, que copiou, descaradamente, o sucesso de Bruce Channel, Hey Baby. A letra não era lá essas coisas:

Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do

Love Me Do pode ser lendária, mas ainda não era aquele Rock com o poder de mudar o mundo, que conhecemos bem. O comentário que a tia de Lennon teve quando ouviu a música pela primeira vez, comprova um pouco isso. Tia Mimi disse a John: “Se você acha que vai fazer uma fortuna com isso, você precisa ter outra coisa em mente!”

Tia Mimi estava certa e, todos nós sabemos, que veio muito mais depois de Love Me Do. No entanto, a composição desta grande canção filosófica, como Paul se refere a ela, nos leva de volta a 1958 quando McCartney, com 16 anos, criou a estrutura principal da música. Os versos falam sobre a sua suposta namorada, Iris Caldwell.

Os Beatles no lançamento de Love Me Do

Lennon ajudou a montar essa versão inicial da música, que tinha apenas versos neste primeiro momento. Paul lembra que a música foi escrita na sala da frente de sua casa, em Forthlin Road, com colaboração de John, sem nenhum dos dois dominar a autoria. No entanto, Lennon se refere a Love Me Do como: a música de Paul, pelo menos neste estágio inicial.

A letra de Love Me Do tem uma ligação direta com as obras literárias de Lewis Carroll, que Lennon adorava. A frase Love, love me do saiu direto do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. A obsessão de Lennon por Carroll acompanhou boa parte da sua carreira de compositor nos Beatles, como nas músicas Lucy In The Sky With Diamonds e I Am The Walrus.

Porém, no livro de Mark Lewisohn, Tune In, o autor sugere que o título Love Me Do pode ter sido inspirado no filme de Elvis, Love Me Tender, ou de anúncios para um disco chamado Love Me Do, lançado na Grã-Bretanha em 1957. Lewisohn admite que essas influências são provavelmente subliminares, mas é um comentário bem interessante.

Depois de Love Me Do, a música britânica foi transformada e jovens compositores cada vez mais criavam suas próprias músicas, como Lennon e McCartney. Love Me Do pode ser um pouco ingênua, mas deu origem a uma banda lendária, que nunca conseguimos deixar de lado.

Na Amazon você encontra o tudo sobre os Beatles



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade