The Beatles: Love Me Do completa 61 anos e continua lendária

A Banda The Beatles gravou vários hits e clássicos do Rock, mas apenas algumas músicas podem realmente ser lendárias, como Love Me Do, que completa 61 anos.

The Beatles

Provavelmente toda a população da Terra já escutou, pelo menos uma vez na vida, alguma música dos Beatles. Os quatros garotos de Liverpool são onipresentes e gravaram músicas lendárias, como Love Me Do. Esta foi a primeira música gravada profissionalmente e lançada sob o nome The Beatles, excluindo as gravações de Tony Sheridan e The Beat Brothers. Foi também a primeira música de Lennon e McCartney ou, como indicado no rótulo, McCartney e Lennon. Além disso, também foi a primeira música lançada com a formação completa dos Beatles, que conhecemos até hoje: Lennon, McCartney, Harrison e Starr.

Em setembro de 1962, os Beatles foram aos estúdios Abbey Road da EMI, no norte de Londres, para gravar o seu primeiro single. O lado A tinha Love Me Do, a música menos original do fantástico livro de composições de John Lennon e Paul McCartney. A música tinha uma gaita tocada por Lennon, que copiou, descaradamente, o sucesso de Bruce Channel, Hey Baby. O lado B desse single tinha P.S. I Love You.

Trecho de Love Me Do:

Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do

Love Me Do pode ser lendária, mas ainda não era aquele Rock com o poder de mudar o mundo, que conhecemos bem. O comentário que a tia de Lennon teve quando ouviu a música pela primeira vez, comprova um pouco isso. Tia Mimi disse a John: “Se você acha que vai fazer uma fortuna com isso, você precisa ter outra coisa em mente!”

Tia Mimi estava certa e todos nós sabemos que veio muito mais, depois de Love Me Do. No entanto, a composição desta grande canção filosófica, como Paul se refere a ela, nos leva de volta a 1958 quando McCartney, com 16 anos, criou a estrutura principal da música. Os versos falam sobre a sua suposta namorada, Iris Caldwell.

The Beatles no lançamento de Love Me Do

Lennon ajudou a montar essa versão inicial da música, que tinha apenas versos neste primeiro momento. Paul lembra que a música foi escrita na sala da frente de sua casa, em Forthlin Road, com colaboração de John, sem nenhum dos dois dominar a autoria. No entanto, Lennon se refere a Love Me Do como a música de Paul, pelo menos neste estágio inicial.

A letra de Love Me Do tem uma ligação direta com as obras literárias de Lewis Carroll, que Lennon adorava. A frase Love, love me do saiu direto do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. A obsessão de Lennon por Carroll acompanhou boa parte da sua carreira de compositor nos Beatles, como nas músicas Lucy In The Sky With Diamonds e I Am The Walrus.

Porém, no livro de Mark Lewisohn, Tune In, o autor sugere que o título Love Me Do pode ter sido inspirado no filme de Elvis, Love Me Tender, ou em anúncios para um disco chamado Love Me Do, lançado na Grã-Bretanha, em 1957. Lewisohn admite que essas influências são provavelmente subliminares, mas é um comentário bem interessante.

Depois de Love Me Do, a música britânica foi transformada e jovens compositores cada vez mais criavam suas próprias músicas, como Lennon e McCartney. Love Me Do pode ser um pouco ingênua, mas deu origem a uma banda lendária, que nunca conseguimos deixar de lado.

Na Amazon você encontra o tudo sobre os Beatles

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados