|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

A primeira vez que escutei uma música do U2 eu estava no antigo Pub Robin Hood, que ficava no Alto da Boa Vista, um famoso bairro do Rio de Janeiro.

Como todos sabem, a Década de 80 lançou várias modas, desde os sobretudo que a tribo Dark gostava de usar, até as ombreiras do New Wave. O Pub e Danceteria Robin Hood era o local de encontro dessa galera toda e, lógico, tocava todo tipo de música. Posso dizer que 80% dessas músicas eram excelentes e estão em minhas playlists, até hoje.

No Robin Hood escutei The Cult, The Cure, New Order, Paralamas do Sucesso e também U2. Lembro que nesse Pub ouvi um som de guitarra diferente de tudo que eu já tinha ouvido antes. Mas não era apenas o som da guitarra. A música tinha um jogo rítmico entre baixo, bateria e guitarra, transmitindo algo completamente original e muito diferente do som que escutávamos, no início dos anos 80.

Provavelmente era a primeira vez que qualquer pessoa, presente no Pub Robin Hood, ouvia a banda U2 e o seu som arrepiante.

Demorei um pouco para descobrir algo sobre o U2, pois na década de 80 ainda não existia a Internet. Um tempo depois passei nas lojas de discos que tinham nas galerias da Praça Sáenz Peña, na Tijuca, e pergunte se conheciam o U2. Pelo menos o nome da banda eu perguntei ao DJ.

Naquela época sem Internet, sem MTV e ainda sem TV a cabo, a única maneira de descobrirmos novas bandas, era visitando uma loja de discos. A loja tinha o Álbum Boy, lançado em 1980, só que era uma versão importada e cara. Pedi para o vendedor mostrar uns trechos de cada música e descobri que o nome daquela, que escutei no Pub Robin Hood, era I Will Follow.



Não tinha ideia que o U2 se tornaria uma banda lendária e nem comprei esse disco. Logo depois do álbum Boy, o U2 lançou o grande disco October, com Gloria, Fire e a faixa que dá nome ao Álbum. Também não comprei esse disco, pois não sabia que o U2 lançaria a sua obra-prima, alguns anos depois. Estou falando de The Joshua Tree, o primeiro disco que comprei da banda e justamente aquele que é considerado o maior álbum da década de 80.

Show The Joshua Tree

Apesar de gostar da música I Will Follow, não imaginava que o U2 seria essa banda gigante. Continuei escutando muito o U2 nas rádios e depois que comprei o primeiro álbum, virei um fã do quarteto e principalmente do Bono.

Quem diria que o vocalista Bono contribuiria para questões sociais, políticas e causas de caridade pelo resto de sua vida. Não poderia ter imaginado tudo isso só com aquela música do Robin Hood, mas depois de The Joshua Tree, não tinha a menor dúvida de que o U2 seria eterno.

Na Amazon você encontra todos os álbuns do U2



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade