A Sports Illustrated é uma das principais revistas esportivas do mundo, mas resolveu enganar seus leitores com jornalistas criados por IA.
Drew Ortiz é um jornalista da Sports Illustrated criado por IA
Queria retornar à uma sessão de cinema em 1927, onde as pessoas assistem ao filme Metrópole, de Fritz Lang, apenas para dizer que no século XXI teremos jornalistas criados por IA. Com certeza me chamariam de louco e eu acabaria preso em algum hospício, pois ninguém acreditaria nessa possibilidade. Nossos antepassados nunca imaginariam que as notícias de um jornal ou revista poderiam, no futuro, serem escritas por uma Inteligência Artificial. Algo que a Sports Illustrated, criada em 1954, resolveu fazer recentemente. Pois o site dessa revista, supostamente, criou jornalistas falsos, gerados por uma IA, para escreverem artigos completos. Os perfis desses jornalistas tinham até fotos falsas e a descrição sobre cada um.
O relatório, publicado nessa terça-feira, revela que vários autores da Sports Illustrated estão disponíveis em um site, onde podemos comprar fotos geradas por IA. A imprensa até procurou respostas, mas não encontrou evidências de que esses jornalistas realmente vivem em nosso mundo real. Apesar desses profissionais terem biografias completas e até listas de hobbies, no rodapé da notícia.
O jornalista chamado Drew Ortiz, por exemplo, gosta de acampar, fazer caminhadas e visitar a fazenda de seus pais. No entanto, ele é a criação de uma IA, que também criou a seguinte descrição: jovem branco, do sexo masculino, com cabelos castanhos curtos e olhos azuis.
Uma descoberta do site Futurism
O site Futurism também descobriu que a Sports Illustrated excluiria esses jornalistas e criaria novos, com ajuda da IA. Ou seja, logo a IA vai descobrir que pode abrir um processo trabalhista contra seus contratantes, pois não há respeito algum nesse mundo capitalista. Pois a Sports Illustrated chegou a alterar várias linhas dos artigos anteriores, incluindo textos de novos jornalistas, também criados por IA. Algo completamente absurdo, quando começamos a imaginar como funciona essa utilização de IA nas redações. O Editor chefe descreve um resumo da pauta esportiva e manda para a IA processar e escrever o artigo. A IA cria o artigo, o editor chefe aprova o texto e a publicação finalmente aparece no site da revista.
Mas, o que a IA ainda não sabe, é que existe o diretor de jornalismo, aquele que sempre precisa dar um pitaco em tudo. Como ele não respeita nenhum jornalista, com certeza não vai respeitar nenhuma IA. Aliás, a culpa nem é da IA, pois quem passa o briefing é o editor chefe, portanto ele que não soube descrever a linha de pensamento do artigo.
A IA não detecta a burrice
Infelizmente, essa prática não é exclusiva da Sports Illustrated, pois o TheStreet, uma publicação financeira, também se envolveu nas mesmas práticas. Além disso, o site Futurism descobriu que o Men’s Journal também publicou um artigo gerado por IA, mas ele estava repleto de erros. Mas uma confirmação do que eu digo sempre, alguém sempre controla a IA. Portanto, se essa pessoa for burra, a Inteligência Artificial ainda não tem o poder de consertar essa burrice.
Depois que o site Futurism descobriu tudo, os jornalistas criados pela IA e que apareciam no site da Sports Illustrated, foram removidos sem explicação alguma. Além disso, a Sports Illustrated divulgou uma declaração, alegando que não era responsável pela criação de nenhum conteúdo gerado pela IA. Veja o que a revista disse abaixo:
“Nós estamos horrorizados com essa história do site Futurism, relatando que a Sports Illustrated publicou conteúdo gerado por IA e criou jornalistas falsos. Se for verdade, essas práticas violam tudo o que acreditamos sobre o jornalismo. Deploramos que estejamos associados a algo tão desrespeitoso com nossos leitores.”
“Exigimos respostas e transparência sobre o que exatamente foi publicado e exigimos que a empresa se comprometa a aderir aos padrões jornalísticos básicos, incluindo não publicar notícias e artigos escritos por IA ou perfis falsos. ”
Ou seja, uma resposta padrão do capitalismo, que sempre gosta de jogar a culpa em alguém, que nesse caso, é uma Inteligência Artificial. Portanto, só posso terminar esse artigo com uma paródia da frase de Marx: Redatores do mundo, uni-vos!
No Site MobDica falamos sobre Tecnologia e Inteligência Artificial