Com a chegada do 5G a IA passa a ser uma realidade em nossas vidas e vai impactar muito a cadeia de produção, com a ajuda da inteligência artificial.

A inteligência artificial já está revolucionando o futuro de todas as indústrias conhecidas pelos humanos, atuando como a principal força impulsionadora de empresas e tecnologias emergentes.
Mas o que é inteligência artificial?
É a inteligência demonstrada por máquinas, criadas a partir da inteligência natural dos humanos e pronta para interferir, em tempo real, nas decisões que tomamos. A IA continuará a causar inovação em nosso futuro e, lógico, em nossas vidas. Praticamente todo setor tem algum tipo de IA implantado em sua cadeia de produção. Podemos ver a robótica em armazéns, no desenvolvimento de jogos, na educação e até mesmo em supermercados. Isso envolve big data, robótica, aprendizado de máquina e IoT (Internet das coisas).
Na sofisticada indústria da saúde, que depende muito da precisão e exatidão do diagnóstico, a ajuda da IA acelera o desenvolvimento de medicamentos, anomalias podem ser encontradas com precisão e enfermeiras virtuais podem monitorar os pacientes com mais segurança e velocidade.
Tudo pode ser alcançado com ajuda da IA e o aprendizado da máquina, mas este futuro requer um alto nível de poder computacional e irá se desenvolver lentamente no mundo da computação, quando falamos em uma escala mundial.
Você provavelmente já ouviu falar do Google Assistente, desenvolvido pelo Google. Suas funções incluem responder perguntas e colocar datas em seu calendário pessoal. Algo realmente interessante, pois ele pode fazer ligações em seu nome para marcar consultas em locais diferentes, no médico ou no dentista. O Google Assitente pode usar uma voz tradicional para transmitir todos os detalhes. A IA também pode ser usada para educar, resolvendo rapidamente todas as lacunas do conhecimento e descobrindo uma maneira mais eficaz de ensinar coisas novas aos alunos, já que o sistema educacional é antigo e eles, muitas vezes, têm dificuldade em aprender com a escola tradicional.

O aprendizado pela metodologia Seneca, por exemplo, utiliza IA para ensinar de forma inteligente com uma variedade de conteúdo, representação visual e muito mais.
Na estrada as previsões serão feitas pela IA, evitando acidentes e usando big data para otimizar o fluxo de carros, reduzir congestionamento e a poluição. Essa mudança vai deixar as estradas muito mais amigáveis.
Nosso problema, como humanos, é que há um limite na quantidade de números que nosso cérebro armazena ou processa de uma vez, como big data. Com o avanço da IA, isso pode ser feito em uma fração de segundo e simulações de danos futuros, serão rapidamente evitadas.
Embora a IA ofereça muitas vantagens, existem alguns problemas que os humanos podem enfrentar. Em termos de empregos, o percentual de trabalhadores humanos em subempregos, como lavadores de pratos, perderão sua vagas porque a IA e a robótica podem aprender a ser flexíveis, substituindo tarefas rotineiras e acelerando os resultados.

Em armazéns como o da Amazon, que tem 100 mil robôs, além de trabalhadores humanos para fazer as tarefas de embalagem, veremos uma mudança radical. Em breve os depósitos serão totalmente automatizados e administrados por uma Inteligência Artifical que controla todas as etapas.
Pessoalmente, acredito que os humanos podem ser treinados para realizarem diferentes tarefas em relação à manutenção e programação dos robôs. Ao mesmo tempo, acredito que isso abrirá muito mais oportunidades de empregos, que poderão ser preenchidos por humanos. Mas, o avanço tecnológico, iniciado nesse século, é inevitável e o homem precisa aprender a conviver com essa mudança.
Uma coisa é certa, a velocidade de aprendizado da máquina vai superar, e muito, os padrões atuais que conhecemos. A IA junto com a velocidade do 5G e a IoT, vai transformar a maneira como enxergamos o mundo e abrirá novas frentes, não só no setor de produção, mas também nas chamadas Cidades Inteligentes.
O futuro chegou e devemos acompanhar esse admirável mundo novo.
Acesse a seção de Tecnologia da Amazon.
