Anuncie aqui!

|

Compartilhe!



O ChatGPT não pode igualar a nossa criatividade, pois combinamos dois ou mais conceitos díspares e criamos uma ideia totalmente nova.

ChatGPT e criatividade

ChatGPT e a Criatividade

Se você acessa a Internet ou Redes Sociais, é provável que tenha ouvido falarem sobre o ChatGPT, da OpenAI. Essa ferramenta de IA Generativa teve um grande aumento de popularidade, logo após o seu lançamento, que aconteceu em 2022. Portanto, hoje essa IA já tem mais de 100 milhões de usuários e continua crescendo.

O uso do ChatGPT é gratuito, embora nem sempre você obtenha acesso instantâneo, principalmente quando o site está em sua capacidade máxima. No entanto, novas atualizações já prometem uma disponibilidade constante, tempos de resposta mais rápidos e acesso prioritário à novos recursos.

Esse interesse crescente nessa IA por parte das empresas e indivíduos, levantou preocupações sobre a ameaça que tecnologias, como o ChatGPT, representam para os profissionais, especialmente aqueles de áreas criativas. Calma, a criatividade já foi bombardeada antes, com a chegada da informática, mas quem é realmente criativo, sobreviveu e evoluiu. Sou publicitário há mais de 35 anos e lembro, muito bem, quando o primeiro computador invadiu as agências de publicidade. Ferramentas como o CorelDraw já assustavam diretores de artes, ilustradores e arte-finalistas. Porém, vou lembrar do slogan do Profissionais do Ano, uma premiação publicitária, que inclusive já ganhei algumas vezes, que dizia: “Nada Substitui o Talento.”

Quando comecei a escrever este artigo, até lembrei de uma frase do filme Coração Valente: “Eles podem tomar nossas terras, mas nunca podem tirar nossa liberdade!.”

Ainda não utilizei o ChatGPT, mas posso dizer que não importa o tanto que essa nova IA seja boa. Pois se os dados estiverem incompletos ou errados, nem sempre essa IA produzirá uma resposta forte. Além disso, existe um controle humano, esse sim é totalmente perigoso, por faz de qualquer Inteligência Artificial.

ChatGPT e criatividade

A criatividade humana é mais ampla que o ChatGPT

A preocupação de que essa IA prejudique as pessoas criativas, ignora alguns pontos críticos sobre como os seres humanos usam o seu conhecimento no processo criativo. Ou seja, extraímos todo os significados que o nosso conhecimento proporciona, e aplicamos tudo em uma ideia criativa inédita. Já criei peças publicitárias onde a fonte de toda a ideia foi algo que vivi na minha infância. Quando escrevo um texto publicitário, um artigo ou um livro infantil, busco conteúdo do primórdios da minha existência. Nenhuma IA tem acesso ao que eu vivi no passado e, por isso, nunca conseguirá criar algo que a minha mente imaginou.

Como já falei acima, a IA ainda pode cometer erros, fornecendo informações imprecisas e, portanto, ainda precisa de um editor humano para aplicar um olhar crítico e até consultivo. Sua moderação de conteúdo precisa ser constantemente aprimorada e pode até apresentar informações tendenciosas ou prejudiciais.

Ou seja, como qualquer nova tecnologia, o ChatGPT ainda está no início e ninguém sabe, exatamente, onde ele vai chegar. Portanto, há uma enorme oportunidade para você aproveitar os recursos que essa IA Generativa pode oferecer. Seu relacionamento com o ChatGPT deve ser evolutivo e ampliar o seu processo criativo. Afinal, o homem sempre dominou as ferramentas que ele próprio criou.

Portanto, a tecnologia sofisticada do ChatGPT deve ser sempre combinada com a visão e a imaginação de profissionais criativos. Pois apenas eles podem ultrapassar os limites do seu próprio trabalho e alcançar resultados verdadeiramente excepcionais.

Por isso que a frase de Steve Jobs nunca deve ser esquecida: “Think different”. Sempre.

Na Amazon você encontra tudo para a sua Casa Conectada – Clique Abaixo



Publicidade Publicidade

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posts
Relacionados
Publicidade
plugins premium WordPress