Recentemente vários artistas criaram um movimento on-line para protestar contra a proliferação da Inteligência Artificial que gera imagens artísticas.
Arte gerada por uma Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial já está presente em vários segmentos e, lógico, também chegou ao cenário artístico. Acessando o ArtStation, site que tem sido uma fonte popular de geração de imagens criadas por IA, podemos perceber como esse tipo de arte conquista o seu espaço.
No entanto, a classe artística não está gostando nem um pouco dessa novidade, e já iniciou uma ação organizada contra essa Inteligência Artificial. Vários artistas se uniram por trás de um logotipo anti-IA, conforme você pode ver no Tweet abaixo, que mostra uma imagem contra a arte gerada por IA. Parece que o logotipo foi compartilhado pela primeira vez pelo artista Alexander Nanichtkov, em um tweet no dia 5 de dezembro e, logo após, começou a se espalhar no site ArtStation, disse a Ars Technica.
Veja o tweet de um artista com a logo anti Inteligência Artificial
No momento em que a Zakuga Art compartilhou esse Tweet, com uma versão do logotipo, ele viralizou em apenas uma semana. A partir daí, o movimento chegou ao ArtStation, ampliando esse sentimento anti-IA.
“A IA cria a sua arte digital, nas costas dos artistas que estão sendo explorados”, diz o tweet. Essa frase resume amplamente as queixas dos artistas. Ou seja, eles são contra a IA que navega pela web em busca de imagens artísticas e utiliza esses dados para criar a sua obra. Entretanto, nenhum artista deu consentimento para que suas artes fossem utilizadas com referência.
Protesto de artista contra a IA ganha força
Ver esse logotipo se espalhar de forma tão prolífica, é uma impressionante demonstração de solidariedade com os artistas. Você nem precisa procurá-lo especificamente no ArtStation, pois vários canais na Web e redes sociais, já apresentam esse logotipo com destaque.
Ou seja, a solidariedade e a criatividade exibida pelos artistas, em seus protestos, mostram que a IA explora suas obras e criam sobre ela. Esses protestos até conseguiram fazer com que a Stability AI, criadora do Stable Diffusion, mudasse sua política de IA. Agora os artistas podem impedir que sua arte seja usada para treinar versões criadas por uma IA.
Isso provavelmente não será suficiente para tranquilizar os artistas, mas já é um começo. Ou seja, os artistas estão lutando contra aqueles que lucram injustamente com o seu trabalho árduo. Já falei sobre a IA do Google que cria poesias e também da IA que cria vídeos e isso é apenas o início desse maravilhoso, ou não, mundo novo.