O Galaxy Watch 5 já foi lançado há alguns meses, mas agora os usuários finalmente podem usar o sensor de temperatura, nesse smartwatch da Samsung.
Galaxy Watch 5 vai receber sensor de temperatura
Alguns meses depois de anunciar a nova série Galaxy Watch 5, a Samsung finalmente liberou o esperado sensor de temperatura. O sensor de temperatura é o recurso mais recente que vários fabricantes estão adicionando aos seus smartwatches. Aliás, dois smartwatches da Apple, lançados em 2022, já tinham sensor de temperatura. O Fitbit Sense 2 também possui um sensor de temperatura, mas seu irmão mais barato, o Versa 4, ainda não tem. Isso faz parte do marketing dessas empresas, que procuram valorizar os modelos mais avançados.
A Samsung já havia anunciado, no início de 2023, que o sensor de temperatura do Galaxy Watch 5 finalmente seria liberado. Pois o recurso chegou à 32 países em abril, menos no Brasil. A Samsung trabalha em parceria com a Natural Cycles, empresa conhecida por seu aplicativo de fertilidade, que tem o mesmo nome e aprovação da FDA. Ao combinar o sensor de temperatura do Galaxy Watch 5 com o algoritmo da Natural Cycles, a Samsung permite que as usuárias possam acessar o rastreamento avançado do ciclo, através do recurso Cycle Tracking do relógio. Os dados analisados fornecem às usuárias, detalhes mais precisos sobre o ciclo menstrual.
Uma atualização esperada
O recurso Cycle Tracking do Galaxy Watch 5 tem a aprovação do Ministério de Segurança de Alimentos e Medicamentos (MFDS), da República da Coreia. O sensor de temperatura usa tecnologia infravermelha para leituras mais precisas, e os dados registrados são criptografados. Além disso, esses dados são armazenados localmente no dispositivo. Ou seja, nem mesmo a Samsung tem acesso à essas informações. Apenas os proprietários do Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro têm acesso ao recurso.
No entanto, como alguns outros recursos de rastreamento de saúde do Galaxy Watch 5, como ECG e monitoramento de pressão arterial, o rastreamento de ciclo estará disponível apenas em algumas regiões. Ou seja, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Coréia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA. A Samsung provavelmente ativará o hardware e lançará esses recursos de software assim que receber a aprovação dos outros países fora dessa lista, incluindo o Brasil.
Ativando o rastreamento de ciclo
Para ativar o rastreamento de ciclo, os usuários precisam acessar o aplicativo Samsung Health, localizado em seus smartphones. Após abrir o App, ative “Prever período com temperatura da pele” e marque o calendário com as datas do seu período de ciclo mais recente. Com o rastreamento da temperatura da pele ativado, as usuárias podem ver como suas leituras variaram, ao longo do ciclo. Algo que pode ajudar a prever sua ovulação, menstruação e até períodos férteis.
Embora esta seja a primeira parceria direta da Natural Cycles com um fabricante de smartwatch, o Galaxy não é o primeiro a oferecer esse recurso. O Oura Ring, anel que também possui um sensor de temperatura, também utiliza o algoritmo da Natural Cycles, fornecerndo às usuárias o rastreamento do ciclo baseado na temperatura da pele. O rastreamento de ciclo baseado em temperatura, presente no Galaxy Watch 5, também não é único. Outros smartwatches, como o Apple Watch Series 8, também oferecem um recurso semelhante.