|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

Nesse mundo cada vez mais dinâmico e conectado o marketing passou a utilizar outras ferramentas para conquistar um target cada vez mais disperso.

Antes, um anúncio de página inteira em jornais com tiragem gigantesca, já atingia um bom público para as empresas que investiam em Mídia Impressa. Porém, nesse mundo em que as pessoas buscam cada vez mais o entretenimento digital e até produzem o seu próprio conteúdo, a mídia tradicional foi perdendo espaço.

Com isso as empresas procuram novos canais para encontrarem as novas gerações que surgiram, nesse novo mundo totalmente digital.

O conteúdo gerado pelo consumidor mudou fundamentalmente a maneira como os profissionais de marketing abordam a criação de campanhas, especialmente quando falamos de vídeo. Só que as métricas para avaliar a eficácia dessas campanhas praticamente continuam as mesmas: alcance e número de impressões. Por isso os profissionais de marketing resolveram repensar essa abordagem. Criando outras métricas que podem fazer mais sentido e como a campanha buscará resultados para a empresa em reconhecimento da marca, preferência da marca e, lógico, conversões. Além disso, há algo que os profissionais de marketing podem fazer para ajudar esse conteúdo a se tornar viral. Isso pode gerar um número significativo de usuários em uma determinada plataforma, compartilhando o conteúdo e espalhando-o em várias redes e comunidades online.

Muitos presumem que os vídeos virais são uma combinação de sorte e oportunismo, mas os profissionais de marketing não podem apenas esperar que as suas campanhas sejam um sucesso. O marketing viral requer muito planejamento, precisão e, acima de tudo, um forte insight. Abaixo estão algumas das campanhas virais mais impressionantes da atualidade, bem como algumas dicas que podem ajudar a aumentar as chances do seu conteúdo online decolar.

Para a maioria das organizações, o TikTok ainda é um território relativamente novo. Mas a marca de cosméticos NYX reconheceu que seu público-alvo, a Geração Z, são os usuários mais engajados nesse aplicativo. Com esse insight, a NYX decidiu impulsionar o conhecimento da marca por meio de uma campanha nessa plataforma de compartilhamento de vídeo. A gigante da maquiagem convidou os usuários para o seu desafio #ButterGlossPop, que convidava os TikTokers para dançar enquanto aplicavam seus batons Butter Gloss.

Embora o próprio desafio girasse em torno de uma ideia simples, houve um investimento significativo, pensamento e tempo investidos nele. A NYX produziu uma música original para a campanha e contratou cinco influenciadores importantes do TikTok: Brent Rivera, Louie Castro, Mahogany Lox, Avani e Tanisha Coatzee. Juntos eles ampliaram as chances desse desafio se tornar viral.

A campanha da NYX reuniu mais de 10 bilhões de visualizações e mais de 2 milhões de vídeos foram criados por TikTokers, em todo o mundo, como resposta ao desafio. Para medir o impacto dessa campanha, a empresa encomendou uma pesquisa que ouviu cerca de 10.000 participantes. A pesquisa descobriu que o conhecimento da marca NYX teve um aumento impressionante de 42%, como resultado do desafio #ButterGlossPop para o TikTok.

O desafio da Chiplote no TikTok

Quase metade dos consumidores da Chipotle, uma rede de comida mexicana, é composta pela Geração Z e também pela Geração Y. A rede de fast-food americana descobriu que 24% da Geração Z pede comida para viagem, pelo menos três a quatro vezes por semana, mais do que qualquer outra geração. Com esse insight, a Chipotle buscou o TikTok para aumentar os pedidos por meio do seu aplicativo e site.

No Dia Nacional do Abacate, a Chipotle ofereceu guacamole gratuitamente aos clientes que realizassem compras por meio do aplicativo Chipotle. Eles pediram para alguns TikTokers que filmassem uma versão de Guacamole Song, do Dr.Jean e compartilhassem no site com a hashtag #GuacDance. A Chipotle contou com a ajuda de influenciadores como Brent Rivera e Loren Gray para promover o desafio.

O desafio viu 250.000 TikTokers enviarem vídeos com a #GuacDance, gerando mais de 500 milhões de impressões. O desafio não só levou à um recorde de vendas digitais para a Chipotle, mas também teve um alto desempenho no TikTok, nos Estados Unidos.

A Chipotle é um ótimo exemplo de marca que entende seus consumidores completamente. Eles sabem que a Geração Z é nativa digital e que pedir comida online não é apenas algo natural para eles, mas sim a primeira opção para esses consumidores. O último relatório sobre a Geração Z, da WP Engine, revela que 63% acredita no domínio total das compras online. Na próxima década, a Geração Z espera que todas as compras sejam realizadas online, deixando marcas como a Chipotle bem posicionadas para se destacarem ainda mais.

A estratégia de abordagem online é muito importante, mas também há uma série de iniciativas que os profissionais de marketing podem tomar, ampliando as chances dessa ação se tornar viral:

Parceria com os Influenciadores certos

Cada plataforma social tem seu próprio universo de influenciadores. Os influenciadores no Instagram não são tão influentes no TikTok, e os influenciadores no Youtube não são tão influentes no Instagram. Isso ocorre porque cada plataforma social tem finalidades bastante distintas. Faça pesquisas e descubra qual plataforma seu público-alvo mais utiliza. Nos exemplos acima, você pode notar que a NYX e a Chipotle trabalharam com vários influenciadores. Essa é outra maneira de garantir que o seu público-alvo seja atingido pela mesma mensagem, várias vezes por dia.

O WP Engine também descobriu que 82% da Geração Z tem mais probabilidade de confiar em uma empresa, se ela utilizar clientes reais em seus anúncios. O relatório também revelou que a Geração Z confia nas opiniões das avaliações e recomendações online, 33% mais do que as de sua própria família e amigos. Ao considerar influenciadores, certifique-se de alcançar aqueles que já defendem sua marca ou que possam ter um interesse autêntico em seus produtos ou serviços.

O tempo é a chave

Em primeiro lugar, certifique-se de que o conteúdo seja editado o máximo possível. Não esqueça que os vídeos do TikTok têm 10′ de duração, mas você não precisa utilizar isso tudo. Com tanto conteúdo online, os usuários estão mais dispostos a assistirem um vídeo curto, do que um vídeo de dez minutos. Portanto a comunicação precisa se clara e concisa e, quanto mais curto for o seu vídeo, melhor.

Em segundo lugar, certifique-se de que está compartilhando o seu conteúdo no momento certo. É recomendável compartilhar o conteúdo no início da semana, pois muitos usuários usam as mídias sociais como uma distração durante a semana. Nos fins de semana, as plataformas sociais apresentam uma queda na atividade do usuário, à medida que eles passam o tempo realizando várias outras tarefas, nos seus dias de folga. Uma vez compartilhados, os vídeos têm apenas alguns dias para se tornarem virais, antes de serem enterrados por algoritmos, por isso é sempre melhor compartilhar o conteúdo em uma segunda ou terça-feira, para permitir que a busca aumente ao longo da semana.

Libere o seu conteúdo

Os exemplos acima são centrados em conteúdos gerados pelo usuário. Ou seja, as empresas precisam incentivar o usuário da plataforma a gerar conteúdo para a sua marca. Isso não significa que os usuários estão apenas compartilhando seu conteúdo, mas também que eles estão se envolvendo ativamente e compartilhando as suas mensagens publicitárias. 250.000 usuários se envolveram com o vídeo #GuacDance da Chipotle no Dia Nacional do Abacate. Esse foi um número fantástico de usuários, que espalharam as mensagens da Chipotle em suas próprias redes.

O tráfego social deve ser direcionado para o seu site ou App

Todo mundo adora compartilhar e isso pode garantir que a sua campanha social seja executada com sucesso. No entanto, só os profissionais de marketing mais experientes, garantirão que esses resultados de conscientização realizem um aumento de vendas. Uma das maneiras mais fáceis de garantir que novos clientes venham explorar a sua marca, é direcionar as atividades na mídia social diretamente para o seu site.

Um pouco de trabalho de marketing pode garantir que o seu conteúdo ou campanha não apenas se torne viral, mas também tenha um claro impacto nos negócios da sua empresa. Especialmente se você tem como alvo a Geração Z e procura garantir que ela sempre retorne aos canais da sua empresa.

Quer saber como melhorar os canais digitais da sua empresa? Entre em contato com a Host Marketing Digital – www.host.com.br


Conheça a loja Apple da Amazon



Publicidade
Publicidade Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade