O Bluetooth revolucionou os smartphones para sempre, principalmente quando falamos em tecnologia sem fio, mas esse nome foi inspirado num rei viking.
Uma tecnologia inovadora e abrangente
Sempre fui fã da Tecnologia Bluetooth e a minha empresa, Host Marketing Digital, foi uma das primeiras a realizar uma campanha utilizando essa ferramenta.
A campanha foi realizada para a Claro, em 1997, e utilizou um equipamento que parecia o Reator Arc do Homem de Ferro, pois ficava pendurado no peito das pessoas que andavam pela rua ou shopping.
Quando alguém passava perto desse equipamento, uma mensagem via bluetooth aparecia no celular e perguntava se ela queira baixar um conteúdo exclusivo da Claro.
A Host tem as novas tecnologias no seu DNA e o Bluetooth é algo simplesmente sensacional, por isso está aí até hoje. Mas você conhece a história do nome Bluetooth?
Muitas pessoas perguntam por que nossa tecnologia sem fio favorita se chama Bluetooth. Afinal, o Bluetooth revolucionou os smartphones para sempre, principalmente quando falamos em tecnologia sem fio, onde ele é pioneiro. Mas a tecnologia não se parece em nada com um dente azul, não é mesmo? Na verdade, o nome Bluetooth traz consigo um conto da Escandinávia Medieval, sobre um Rei que conectava pessoas.
O nome de um rei
O Rei Harald Gormsson foi um famoso monarca da Escandinávia medieval, que governou por volta de 940 a 986 DC. Dizem que esse rei é mais ou menos responsável pela conversão da Dinamarca ao Cristianismo. Por causa disso, a Dinamarca finalmente passou a governar quase toda a Escandinávia, depois de conseguir uni-la. A história mostra que esse Rei era especialista em reunir as pessoas, mas por meios não violentos. Foi ele que realizou a transição da Dinamarca do paganismo para o cristianismo, mas de forma muito amigável. Além disso, suas excelentes habilidades de comunicação uniram a Noruega e a Dinamarca, criando um único território.
Ele também teria construído a primeira ponte no sul da Escandinávia, chamada de Ponte Ravninge, que tinha 5 metros de largura e 760 metros de comprimento, um tamanho impressionante para a época. Na era Viking, esta foi a ponte mais longa e uma fonte de grande prestígio para o nosso famoso Rei Bluetooth.
Mas por que rei Bluetooth?
Bom, assim como vários outros governantes populares da idade medieval, Gormsson também tinha um apelido. Ele era chamado de ‘Blatonn’, em norueguês antigo, ou ‘Blatand’ em dinamarquês, que significa ‘Bluetooth’ em inglês. Não sabemos porque esse apelido foi dado, pois essa história não está completamente clara. Porém, muitos estudiosos acreditam que o rei escandinavo tinha um dente morto, meio azulado, e isso deu origem ao seu apelido de Bluetooth.
A luta tecnológica que deu origem ao Bluetooth
Em meados da década de 1990, várias empresas ao redor do mundo estavam tentando desenvolver uma tecnologia de comunicação sem fio. No entanto, com tantas variações, os padrões estavam se tornando concorrentes e totalmente incompatíveis. Isso provou ser um grande problema para a tecnologia sem fio e acabou virando uma batalha.
Por isso, grandes nomes da tecnologia, como Nokia, Ericsson, Intel e IBM, que trabalhavam em suas próprias tecnologias de rádio de curto alcance, se uniram para criar um único padrão sem fio, que possibilitaria uma ampla utilização na indústria e consumiria menos energia. O então engenheiro da Intel, Jim Kardach, assumiu o papel de mediador corporativo, para agilizar a implantação dessa nova tecnologia.
No verão de 1997, Kardach e Sven Mattisson, um engenheiro da Ericsson, saíram para beber e tentar esquecer um pouco essa luta para criar o novo padrão sem fio. Durante o passeio pelos bares, eles começaram a falar sobre história. Mattisson tinha acabado de ler The Longships, de Frans G Bengtsson, que fala sobre as experiências e viagens dos guerreiros da Dinamarca, sob o comando do Rei Harald Bluetooth e Kardach voltou para casa e leu A History of the Vikings, de Gwyn Jones, um livro que ele já havia encomendado muito antes.
Bluetooth é um nome conhecido mundialmente
Como Harald havia unido a Dinamarca e convertido os dinamarqueses ao cristianismo, apenas conversando e unindo as pessoas, a equipe achou que Bluetooth seria um bom codinome para a nova tecnologia. Nessa época eles criaram um PowerPoint, com uma versão da Pedra Rúnica, em que Harald segurava um celular em uma das mãos e um caderno na outra, com uma tradução das runas (línguas germânicas).
Após isso, o nome Bluetooth passou a ser uma espécie de nome alternativo, pois a equipe tinha outros nomes possíveis, incluindo “Flirt” que significa que os dispositivos estariam próximos o suficiente para a tecnologia funcionar.
Quando chega a hora de definir um nome, as empresas concordaram em usar “PAN (Rede de Área Pessoal)”, uma ideia da IBM. Só que uma simples pesquisa no Google, com a sigla PAN, daria muitos resultados não relacionados, tornando-se um problema de SEO e também um conflito com questões de marcas registradas, no futuro.
Segundo Kardach, eles planejaram então lançar a tecnologia com o nome de Bluetooth, que poderia ser alterado posteriormente, quando o nome oficial fosse decidido. O que eles não esperavam, é que o nome Bluetooth fosse um sucesso instantâneo e que nunca mais seria alterado. As várias partes envolvidas se reuniram e o Grupo de Interesse Especial Bluetooth foi formado para desenvolver esse padrão que usamos até hoje.
O logotipo oficial do Bluetooth é uma runa de ligação ou uma forma combinada de dois símbolos rúnicos em um fundo azul. Estas são as iniciais do Rei Bluetooth, de acordo com as runas escandinavas e que virou esse logotipo azul, que todos nós conhecemos muito bem.
No Site MobDica falamos sobre Tecnologia