As Redes 5G já foram comercializadas em apenas alguns países ao redor do mundo. Na China, isso aconteceu em 6 de junho de 2019, quando o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) emitiu oficialmente as primeiras licenças para o uso comercial de redes móveis 5G para as empresas China Telecom, China Mobile, China Unicom e China Radio and Television.
As redes 5G na China são usadas em modo de teste desde 2018, mas agora as empresas podem implantá-las para uso comercial em diversos Países. Cada geração anterior de redes teve sua forma de transmitir as informações. A tecnologia 2G foi a era dos dados de texto, a 3G possibilitava transferência de fotos e mensagens curtas de áudio e a 4G nos permitiu fazer upload de vídeos e assistir transmissões ao vivo.
Agora chegou a era do 5G e toda a mudança que essa tecnologia vai gerar no mundo.
O que significa o 5G para o consumidor?
1. Maior largura de banda – a conexão com a Internet será mais rápida e confortável.
2. Mínimo atraso de vídeo e alta resolução, o que significa uma presença máxima.
3. A tecnologia 5G é o evento tecnológico mais importante e será muito significativo para todas as áreas da sociedade.
Cada transição anterior trouxe mudanças qualitativas na esfera da mídia, incluindo formatos e ferramentas para interagir melhor com o público. E isso levou a uma revolução constante do mundo da publicidade e a forma como podemos nos comunicar com o público. Quando ocorreu a transição para o 4G, ficou claro que o mercado é muito maior do que a totalidade de dispositivos e o número de usuários que usam essas novas tecnologias.
A tecnologia 5G aumentará o número de anúncios em ordens de magnitude, e até agora não podemos prever como será o alcance dessa nova ferramenta de comunicação. Podemos dizer com certeza de que esse alcance será muito, muito maior mesmo do que aquele que a tecnologia 4G possibilitou. O 5G se tornará um gatilho para o surgimento de novas empresas, que podem reformular radicalmente o setor publicitário. O relacionamento entre anunciantes e consumidores passará para um nível qualitativamente diferente, pois o tempo de carregamento de uma mensagem publicitária será mínimo.
Com certeza a publicidade em banner, que estamos acostumados, será gradualmente substituída pela publicidade em vídeo, o que, segundo especialistas, deve aumentar e muito a taxa de cliques em mensagens publicitárias. Devemos levar em consideração que com o 5G qualquer solicitação pode ser recebida instantaneamente, o que, por sua vez, exigirá uma resposta imediata do anunciante.
Como as Redes 5G são capazes de mudar o mercado publicitário?
Mais terminais de veiculação de anúncios.
As principais vantagens da rede 5G são os custos de chip e consumo de energia ultrabaixo. Isso permite combinar tudo o que está ao redor do dispositivo e formar uma única infraestrutura intelectual.
Mais imersão
Se o 3G foi a era das imagens e texto, e 4G a época dos vídeos curtos, então, na era 5G, as transmissões online se tornarão o principal componente da publicidade. O trabalho de imersão virá à tona. Com mecanismos avançados de visualização e imersão, os blogueiros e a mídia poderão transmitir o ambiente da forma mais completa possível, independente da distância.
Páginas de destino em HTML5
Por que baixar um aplicativo, se você pode acessar uma página em HTML 5 da nuvem em alguns segundos e pode fechá-la imediatamente após concluir a ação desejada. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias de reconhecimento, eliminará o conceito de registro ou assinatura em qualquer lugar. O aplicativo continuará a ter uma importância na aproximação contínua com o cliente e também irá se beneficiar com a velocidade das redes 5G.
O que isso significa para o anunciante?
O modelo de análise do consumidor evoluirá em direção a uma compreensão maior das ações comportamentais. Esse novo modelo deve ser reestruturado de forma que, a partir de apenas um breve ato de interação, seja possível formar corretamente o perfil do consumidor. As empresas terão apenas alguns segundos para entender quem está entrando em contato e o que ele deseja naquele momento.
Solução para as fraudes.
Anunciantes, redes de anúncios e agências de marketing também sofrem muito com fraudes. A informação e o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) padronizarão os módulos estatísticos do Internet Protocol (IP). O fluxo de dados aumentará, mas o nível de transparência da Internet também será maior. Assim, o problema da fraude será resolvido com um nível mais profundo do código nos dados principais.
Mais de 90% do tráfego será de vídeo
A velocidade de transferência de dados em redes 5G chegará a 10 Gb/s. Isso significa que os usuários de smartphones poderão baixar filmes em alta definição, 4K, em menos de um segundo. O relatório da PwC China Entertainment and Media Industry Outlook 2019-2023 destacou dois benefícios principais da migração para o 5G: maior largura de banda e latência mínima. De acordo com a Intel, o tráfego de cada usuário 5G até 2028, deve aumentar para 84,4 GB por mês. Inclusive, o número de clipes curtos que já está crescendo rapidamente, só aumentará. Para os anunciantes, esse crescimento rápido pode levantar muitas questões sobre a publicidade, pois com o lançamento do 5G surgirão mais plataformas para a veiculação de anúncios, assim como novos modelos de integração publicitária e novos desafios surgirão.
IA será a base para futuros negócios.
Depois que a tecnologia 5G amadurecer, a inteligência artificial não dependerá mais do complexo ambiente de hardware. Diretores criativos terão a oportunidade de coletar uma grande quantidade de dados sobre consumidores de todo o mundo, e a IA, por meio de autotreinamento, será capaz de oferecer conceitos de textos mais relevantes, layouts de publicidade, designs de produtos, sites e isso levará apenas alguns segundos.
Futuro dos jogos
Em 2018, a receita real de vendas no mercado de jogos chinês atingiu 214,44 bilhões de yuans, um aumento de 5,3% em relação a 2019. Com o início do 5G, a indústria de jogos dará um novo salto de desenvolvimento e os jogos online serão a maior plataforma de publicidade.
Em um mundo 5G, com tecnologias mais avançadas, os usuários poderão rodar qualquer jogo em qualquer dispositivo usando servidores remotos, inclusive jogar de um smartphone, que provavelmente ficará ainda mais leve e fino.
Muitas descobertas revolucionárias que aconteceram no passado, hoje parecem processos completamente naturais. Em 2013, cerca de 2,74 bilhões de pessoas no mundo eram usuários ativos de Internet, até junho de 2019, esse número, de acordo com Internet World Stats (IWS), aumentou para 4,5 bilhões.
Em 2016, a StatCounter registrou uma importante mudança tecnológica, o número de conexões à Internet por meio de dispositivos móveis ultrapassou o número de acessos à rede global a partir de computadores pessoais. Até recentemente, a tecnologia 4G parecia um avanço, mas em breve o 5G se tornará uma ocorrência diária. O mundo digital não para de evoluir e a publicidade vai acompanhar essa evolução.
A era do papel acabou.