|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

Tim Berners-Lee criou a Web para oferecer liberdade e democracia, mas ela está sendo controlada como um brinquedo de meninos ricos.

O Twitter custou US$ 44 bilhões

A Web vive sob ataque profundo e sua liberdade está em risco constante pois, cada vez mais, ela está sendo dominada pelo capitalismo e governos ditatoriais. A compra do Twitter pelo magnata Elon Musk é mais perigoso do que você pensa e um risco enorme para os direitos humanos. Isso porque os repetidos discursos de Musk sobre a liberdade de expressão, escondem planos mais sombrios para que ele recupere, rapidamente, os US$ 44 bilhões que pagou pela Rede Social. Além disso, o dono da Tesla gosta de publicar várias mentiras nessa Rede Social. Como na postagem onde ele diz que as crianças não seriam contaminadas pela Covid-19.

Como o meio ambiente é atacado diariamente, o mundo continua enfrentando guerras desnecessárias e as pandemias continuam por aí, quase ninguém prestou muita atenção nessa venda do Twitter. Todos estão concentrados nesses problemas e na batalha contra o fascismo e a demagogia, deixando de lado a desastrosa aquisição do Twitter por um magnata. Algumas pessoas até dizem: e daí que o Twitter seja o brinquedo de um menino rico? No entanto, elas não percebem o risco que isso representa para a democracia e para a liberdade de expressão.

O dono da Tesla diz que pretende libertar a internet, mas isso não é verdade. O que ele realmente pretende fazer é deixar a web ainda menos responsável, do que é agora. Todos sabem que é praticamente impossível descobrir como criam os algoritmos que controlam nossas informações e isso carrega as Redes Sociais com mentiras. Diariamente a Web envenena nossas mentes com uma pseudo-ciência e informações falsas sobre guerra e poder. Já não sabemos quem decide qual versão dos fatos pode viralizar, ou qual permanecerá em segredo. No entanto, isso pode piorar muito rapidamente.

A Web não pode permitir Informações falsas

Certamente não podemos resolver os problemas do mundo sem poder falar e as Redes Sociais, de certa forma, se tornaram a única maneira de fazermos isso. Pode não ser a única forma de expressão mas, com certeza, é a mais rápida e abrangente. É lógico que você também pode ter um blog, totalmente livre na Web, ou até imprimir um panfleto. Todas essas ferramentas de expressão possibilitam um debate democrático e são um espaço além da imprensa, cada vez mais controlada por oligarcas. A Web precisa ser esse espaço onde os cidadãos do mundo possam tagarelar, fofocar, fazer piadas e, claro, se revoltar contra as empresas controladoras e governos autoritário. Um povo informado e distante de notícias mentirosas, pode se organizar em novos coletivos e ampliar o debate positivo.

A chegada da Web coincide com o crescimento do neoliberalismo. Muitos achavam que tudo poderia ser criado e decido por essa mão invisível do mercado. No entanto, esse mundo se autodetonou, com esses mercados livres criando um domínio monopolista e consolidando a riqueza dos oligarcas. No primeiro ano da pandemia, os dez homens mais ricos do mundo dobraram sua riqueza, enquanto boa parte da população mundial ficou mais pobre.

Portanto, a escolha agora é outra: deixamos que os oligarcas assumam tudo ou retomamos o controle da Web e das nossas vidas?

Na Amazon você encontra tudo para a sua Casa Inteligente – Clique Abaixo



Publicidade
Publicidade Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade