Podemos dizer que WandaVision fez um sucesso incrível e mesmo com o fim da série, os fãs continuam aplaudindo esse primeiro conteúdo da Casa de Ideias, para o Disney+.
WandaVision foi o primeiro sucesso do UCM no Disney Plus
Além de bem escrita e recheada de Easter Eggs, WandaVision é visualmente deslumbrante. Iniciando com o preto e branco das TVs de 1950, os episódios mostram décadas de sitcoms clássicas, chegando ao moderno Universo Cinematográfico da Marvel. A série é bem planejada e uma de suas maiores qualidades é a atenção aos detalhes, tanto no roteiro quanto na aparência.
A fotografia de WandaVision fica por conta de Jess Hall, cujo trabalho anterior inclui filmes como “O Maravilhoso Agora” e “Chumbo Grosso”, além de comerciais premiados. WandaVision, entretanto, é o seu primeiro trabalho em uma série para televisão.
Hall fez uso de 47 lentes diferentes, algumas modificadas para criar as sete épocas, de várias sitcoms antigas. Ele passou um tempo estudando cuidadosamente o estilo de iluminação, a composição e o movimento das câmeras.
No penúltimo episódio da série, já disponível no Disney+, Hall falou com a Revista Variety sobre as suas influências e como utilizou certas lentes para dar continuidade à história de amor do casal de heróis, que o UCM mostrou no cinema.
WandaVision fez uma homenagem à várias sitcons antigas
Mas o ponto de partida para o visual geral dos episódios de WandaVision, é pesquisar sitcoms antigas. Ao lado do diretor Matt Shakman, Hall criou um documento que listava a série, a iluminação e várias lentes usadas ao longo dos anos. Aliás, ele criou uma paleta de cores específica, que os departamentos de arte e guarda-roupa usavam. Certamente isso garantiu que o visual de cada época fosse o mais autêntico possível.
WandaVision trouxe a era da sitcom para o UCM moderno e isso ajudou a criar uma tensão na história. Ou seja, esse histórico cinematográfico fez com que o espectador acreditasse no que estava acontecendo na tela. Um exemplo perfeito, é o momento em que Mônica é expulsa do Hex de Wanda, fazendo a transição da falsa realidade do seriado dos anos 70, para os dias modernos.
Uma das influências que Hall usou, que era facilmente acessível, são os filmes anteriores do UCM. Certamente isso garantiu que os personagens familiares dos filmes parecessem iguais na televisão, algo muito importante. No entanto, os telespectadores podem não ser capazes de identificá-las, mas existem cenas que parecem ter sido retiradas diretamente de Vingadores: Guerra Infinita ou Ultimato.
Isso é totalmente controlado por Hall, pois ele usou as mesmas lentes Ultra Panavision que foram desenvolvidas para esses filmes. Com uma história tão complicada, é importante trazer um elemento de continuidade.
Feiticeira Escarlate na série WandaVision do UCM
Um dos maiores momentos da série aconteceu no episódio 7, quando revelaram que a vizinha Agnes era, na verdade Agatha Harkness, que havia planejado suas ações desde o início. As fotos de sua esquete “Agatha All Along” foram todas filmadas como parte das cenas e não todas de uma vez. Pois é comum que sequências como esta sejam todas filmadas juntas, mas para WandaVision era importante manter as coisas tão reais quanto possível e por isso foram filmadas lado a lado.
Mas os cineastas foram bem detalhistas nas filmagens de WandaVision e por isso a série fez um sucesso enorme, abrindo o caminho para O Falcão e o Soldado Invernal, Loki e as outras série do Disney+.
No Site MobDica falamos sobre a série WandaVision