Uma Questão de Química aborda o sexismo, mas exagera no estereótipo nerd


A série Uma Questão de Química mostra como é ser uma mulher cientista, na década de 50 e também o caminho que Elizabeth (Brie Larson) precisa percorrer.

Uma Questão de Química

Elizabeth (Brie Larson) e Calvin Evans (Lewis Pullman) na série Uma Questão de Química

O Apple TV+ sempre teve séries e filmes excelentes, como Iluminadas, Ruptura, Silo e agora lançou Uma Questão de Química. A série é inspirada pelo livro de mesmo nome, escrito por Bonnie Garmus. A série mostra Elizabeth (Brie Larson), que tem um mestrado em química mas não consegue desenvolver sua pesquisa. Pois na década de 50, as mulheres não podiam assumir um laboratório e eram uma espécie de secretária dos homens, que podiam assumir a profissão de cientista.

Além disso, Elizabeth Zott é uma química que deixou um doutorado, após sofrer abuso sexual. Apesar de ter um emprego na Universidade, ela segue atrás de sua pesquisa científica, pois é uma química brilhante. Porém, ela só consegue trabalhar no laboratório após conhecer o químico Calvin Evans (Lewis Pullman), que passa a ser seu tutor e namorado.

No entanto, as tragédias que acontecem com Elizabeth e que são a premissa dessa série, acabam sendo um pouco previsíveis, mesmo para quem não leu o livro. Ela perde seu emprego após engravidar, fica deprimida após a tragédia que acontece em sua vida e, por isso, acaba fazendo um programa de culinária na TV. Aliás, já sabemos disso logo no primeiro episódio, pois a série volta no tempo, uma mania atual dos diretores. Esse programa de TV é para todas as donas de casa, que só querem fazer um jantar para os maridos. Porém, vamos descobrir que Elizabete tem uma personalidade forte, além de ser uma verdadeira nerd. Ou seja, o seu programa de TV passa a ser algo inesperado e totalmente revolucionário.

Elizabeth e Calvin são verdadeiros Nerds

Brie Larson é sensacional e até já ganhou um Oscar de Melhor Atriz, em 2016, pelo filme O Quarto de Jack. Ela e Lewis Pullman até exageram um pouco no perfil nerd de seus personagens, mas isso não prejudica a série, que segue um rumo completamente diferente, logo no segundo episódio. Além disso, a infância infeliz de Calvin e as péssimas experiências de Elizabeth com os homens, explicam as atitudes não convencionais que os dois têm com o mundo.

Vários acontecimentos levam Elizabeth a ser uma mãe solteira, com 30 e poucos anos, mas ela não passa à vender Tupperware de porta em porta, algo que a sociedade dessa época acharia normal. Além disso, acaba surgindo uma oportunidade incomum, por causa de um problema com a amiga de sua filha (Alice Halsey). Apesar de alguma relutância, em fazer um programa de culinária na TV, já sabemos que Elizabeth aceitará essa oferta. Aliás, ela passa um bom tempo da série fazendo receitas bem detalhadas, pois aplica o mesmo rigor científico de seus experimentos químicos.

Elizabeth é uma personagem brilhante, peculiar, resiliente, corajosa e percebemos isso logo no início da série. Ainda restam 4 episódios para Uma Questão de Química chegar ao fim e espero que a fórmula, que fez sucesso até agora, não desande no final.

Veja o trailer dessa série do Apple TV+

No Site MobDica falamos sobre séries e filmes do Apple TV+

Na Amazon você encontra todos os produtos da Apple – Clique Abaixo:

Amazon

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados