A primeira vez que percebi a quarta parede, deve ter acontecido em algum desenho do Pernalonga, filme, ou lendo uma História em Quadrinhos.
Ferris Bueller quebrou a quarta parede várias vezes, no filme Curtindo a Vida Adoidado
Resolvi falar sobre a quarta parede depois de assistir ao desenho do Pernalonga, pois deve ter sido esse personagem que atravessou a tela da minha TV pela primeira vez. Provavelmente para dizer algo engraçado, quando eu ainda era criança. Nessa época eu deveria ter seis anos e não tinha a mínima ideia do que poderia ser essa tal quarta parede. Aliás, dizem que ela é uma criação de Shakespeare, pois ele gostava de peças teatrais em multicamadas, para envolver seu público. A quarta parede pretende fortalecer essa ilusão, mostrando que o palco é um local privado, protegido da aleatoriedade que afeta o nosso mundo externo.
Esse artifício é muito utilizado no cinema, tv e quadrinhos, pois vemos vários personagens tentando sair da tela ou da página da revista, para entrar em contato com o público. Quando isso é bem feito, pode nos dar uma boa visão sobre um personagem complexo. Pois às vezes, esse personagem precisa explicar algo ao público com mais clareza. Ou quando o criador deseja passar uma visão melhor das ações, ou motivação de algum personagem. Às vezes, apenas uma piscadela para o público, já transmite o absurdo do que está acontecendo na tela ou revista.
Personagens dos quadrinhos sempre quebraram a quarta parede
Essa quebra da realidade é algo tão interessante, que qualquer mídia criativa pode usar e até abusar do recurso. Um dos melhores exemplos disso, é o personagem Deadpool, que até conversa com a câmera, ou aparece em primeiro plano nos quadrinhos, para conversar com o leitor da Marvel. Deadpool pode não ser o primeiro personagem a quebrar a quarta parede mas, junto com a Turma do Pernalonga, ele é um dos mais famosos.
Deadpool sempre interagiu com o leitor
A forma de quebrar essa quarta parede, é algo profundamente integrado ao personagem e um recurso muito utilizado em várias HQs. Com certeza essa é uma mídia que conseguiu incluir isso sem muito esforço, mas com muita criatividade. Nos quadrinhos, os personagens podem usar as caixas de texto, para conversar com o leitor, algo que consegue alterar o curso da história. Algo que facilita a leitura e também consegue deixá-la bem mais divertida.
Outros exemplos recentes de personagens que quebram essa quarta parede, acontece nos quadrinhos e na série Mulher-Hulk. Pois Jennifer Walters faz sempre isso para interagir com o público, tanto nas HQs, como na Série do Disney+.
Um recurso utilizado no teatro, cinema, TV e quadrinhos
Filmes e séries sempre apresentaram personagens quebrando a quarta parede e podemos ver em Mr. Robot, quando Elliot é sugado para o mundo do hacking corporativo. Ele pensa o tempo todo que estamos apenas com ele nesse passeio, junto com o personagem principal da série. Também vemos Jordan Belfort mostrando um dólar para a câmera, no filme O Lobo de Wall Street. John Cusack, como Rob Gordin, em Alta Fidelidade, também mostra que está sofrendo, mas faz isso conversando diretamente com o público. E não posso esquecer de Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, pois os atores dizem que estamos no meio e no fim do filme.
Por isso a quarta parede continua por aí, nos ajudando a fugir da realidade e criando um elo de ligação entre público e filme, ou leitor e HQ. Se esse recurso não for utilizado de forma banal, ele pode acrescentar muito ao espetáculo. Pois essa sobreposição entre o mundo fictício e a realidade, pode nos ajudar a questionar sobre a nossa própria vida, criando um alívio cômico para o caos e a confusão do nosso mundo real.
No Site MobDica falamos sobre Cinema, Séries de TV, Quadrinhos e muito mais.